Breaking News
Home / Saúde / Ecocardiografia

Ecocardiografia

PUBLICIDADE

Definição

Ecocardiografia é um termo médico para o estudo que envolve a obtenção de imagens ultra-sônicas gravadas do coração e a interpretação das imagens.

A usa ondas sonoras para produzir uma imagem do coração e ver como ele está funcionando.

Um ecocardiograma é o registro real que é obtido usando ondas ultra sonoras para criar uma imagem do coração.

Os profissionais médicos que administram os testes, leem os resultados, verificam a clareza e, subsequentemente, fornecem os registros ao médico solicitante que foram treinados em ecocardiografia.

O termo mais comum relacionado à ecocardiografia é o ultrassom cardiovascular.

O que é

A ecocardiografia é um tipo de exame médico usado para visualizar o coração com a finalidade de avaliar as condições cardíacas ou diagnosticar suspeitas de problemas cardíacos.

É também conhecido como ultrassom cardíaco e pode ser referido como um “eco cardíaco” ou “eco”.

Dependendo do tipo de ecocardiograma que está sendo realizado, esse tipo de ultrassonografia pode ser muito invasivo ou minimamente invasivo, e é tipicamente realizado como um procedimento ambulatorial em um hospital ou clínica.

Na ecocardiografia, o técnico usa um transdutor que emite ondas sonoras de alta frequência para gerar uma imagem do coração. O transdutor lê as ondas sonoras quando elas retornam, criando um mapa do interior do tórax com base nas maneiras pelas quais as ondas sonoras mudam.

As modernas máquinas de ultrassom são capazes de gerar imagens de alta resolução, e também é possível criar um ecocardiograma tridimensional que fornece um nível ainda mais alto de detalhes.

Na ecocardiografia básica, o transdutor é manipulado ao longo do tórax, com um gel condutor assegurando que as ondas sonoras sejam transmitidas através da parede torácica. Em um eco transesofágico, o transdutor de ultrassom é inserido na garganta, proporcionando uma imagem nítida sem interferência das costelas. Um procedimento ecocardiográfico básico é não invasivo e confortável para o paciente, enquanto um procedimento transesofágico pode ser extremamente desconfortável, embora forneça uma imagem mais confiável.

Uma variedade de tipos de imagens do coração pode ser adquirida com ultrassom cardíaco.

Imagens estáticas fornecendo informações sobre as estruturas do coração podem ser muito úteis, assim como imagens de vídeo que documentam o coração em ação.

Imagens de vídeo podem ser usadas para medir a saída do coração, e também é possível seguir corantes e traçadores para verificar vazamentos ao redor das válvulas.

Algumas máquinas de ultrassom geram imagens coloridas para maior contraste, facilitando a leitura do ecocardiograma.

Este procedimento pode ser realizado por um médico ou por um técnico de ultrassom. Se o teste for realizado por um técnico, o paciente pode precisar esperar várias horas ou dias para que os resultados do teste sejam interpretados por um radiologista ou especialista em cardiologia, enquanto um médico poderá discutir os resultados imediatamente.

A ecocardiografia é apenas uma ferramenta em um arsenal de opções que podem ser usadas para estudar o coração por razões médicas, mas pode fornecer uma grande quantidade de informações com um mínimo de desconforto e despesas para o paciente.

Usos médicos

As sociedades de saúde recomendam o uso da ecocardiografia para o diagnóstico inicial quando ocorre uma mudança no estado clínico do paciente e quando novos dados de um ecocardiograma resultam no médico alterando os cuidados do paciente.

As sociedades de saúde não recomendam exames de rotina quando o paciente não tem alterações no estado clínico ou quando é improvável que um médico mude os cuidados para o paciente com base nos resultados do teste.

Um exemplo comum de uso excessivo da ecocardiografia, quando não indicado, é o uso de testes de rotina em resposta a um diagnóstico de doença valvular leve do paciente.

Nesse caso, os pacientes muitas vezes são assintomáticos por anos antes do início da deterioração e os resultados do ecocardiograma não resultariam em uma mudança no atendimento sem outra alteração no quadro clínico.

Fonte: www.nhlbi.nih.gov/www.wisegeek.org/www.heart.org/www.texasheart.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.