Breaking News
Home / Saúde / Eutonia

Eutonia

PUBLICIDADE

Definição

Uma forma de medicina energética inventada por Gerda Alexander (1908-1994).

A Eutonia é uma forma “holística” de psicoterapia centrada no corpo desenvolvida por Gerda Alexander, que pretendia restabelecer o tônus muscular ao facilitar o fluxo de energia bloqueada através do inconsciente coletivo de Jung.

De acordo com o modelo de eutonia, os pacientes (pupilas) são hipotônicos, hipertônicos ou eutônicos.

O que é

A eutonia é uma forma somática de terapia holística que utiliza o movimento para afetar o equilíbrio mente-corpo e o bem – estar.

A Eutonia, concorda com a crença de que a melhoria da saúde pode ser alcançada pelo aumento do tônus muscular com movimentos intencionais, enquanto em estado de consciência atual.

Isso difere da maioria das formas convencionais de fisioterapia em que a concentração é colocada com fluxo e expressão, ao invés de esforço físico ou estresse.

Em outras palavras, Eutonia se esforça para promover a independência e a confiança, envolvendo-se em movimentos simples que são naturalmente confortáveis, em vez de adaptar o corpo ou a técnica para se adequar ao outro.

Outro princípio básico da Eutonia é o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal através da auto-avaliação. Isso é parte integrante da terapia tanto quanto o movimento.

De fato, a consciência e a percepção do corpo como um todo integrado, e não como uma coleção de sistemas, estimulam a liberdade de movimento com o objetivo de conscientemente manifestar uma sensação de bem-estar.

Existem várias técnicas envolvidas no Eutony para ajudar a facilitar este processo, incluindo o movimento passivo, a consciência do tônus ósseo e muscular e a capacidade de resposta às qualidades vibracionais da voz.

Se houver alguma validação da eficácia da Eutonia na restauração da saúde, pode ser encontrada na história pessoal de sua criadora, Gerda Alexander, também conhecida como Gertrude Alexander.

O nativo alemão sofria de febre reumática quando jovem e desenvolvia endocardite como conseqüência. Ela procurou um sistema de movimento que melhorasse suas habilidades em vez de desafiá-las.

Ela estudou vários sistemas até se alinhar com Moshe Feldenkrais, fundador do Método Feldenkrais.

Retirando e expandindo seu método de autocrescimento através do movimento, Alexander eventualmente refinou seu sistema de Eutonia, enquanto melhorava sua própria saúde.

Como muitas disciplinas somáticas, a Eutonia não é um caminho direto para a cura de doenças.

Também em consonância com outras práticas somáticas, no entanto, pode ajudar o indivíduo a ter um papel ativo na melhoria da circulação, do tônus muscular e do alinhamento corporal.

A eutonia não é isolada para pacientes com limitações físicas, e pode ser empregada como terapia complementar para uma variedade de condições.

Uma típica sessão de Eutonia pode expor uma a técnicas e ferramentas tão simples quanto seus princípios. Por exemplo, alguns dos “equipamentos” encontrados incluem travesseiros, paus e bolas. Uma sessão, que geralmente dura de 60 a 90 minutos, também pode consistir em contato físico com o praticante. Em qualquer caso, o terapeuta orienta cada atividade realizada e sua sequência.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.