Breaking News
Home / Saúde / Tumor de Wilms

Tumor de Wilms

PUBLICIDADE

O tumor de Wilms (também chamado de nefroblastoma) é um tipo de câncer que se inicia nos rins. É o tipo mais comum de câncer renal em crianças. É nomeado após Max Wilms, um médico alemão que escreveu um dos primeiros artigos médicos sobre a doença em 1899.

Definição

O Tumor de Wilms é uma doença na qual as células malignas (câncer) são encontradas no rim e podem se espalhar para os pulmões, fígado ou linfonodos próximos. O tumor de Wilms geralmente ocorre em crianças menores de 5 anos de idade.

O que são os Rins?

Os rins são dois órgãos em forma de feijão que estão ligados à parede posterior do abdômen. Um rim é apenas para a esquerda e outro para a direita da coluna vertebral. A caixa torácica inferior protege os rins.

Pequenas glândulas chamadas glândulas supra-renais ficam em cima de cada um dos rins. Cada glândula renal e adrenal é cercada por gordura e por uma cápsula fina e fibrosa (conhecida como fáscia de Gerota).

PUBLICIDADE

O principal trabalho dos rins é filtrar o sangue proveniente das artérias renais para livrar o corpo do excesso de água, sal e resíduos. Essas substâncias se tornam urina. A urina deixa os rins através de longos e finos tubos chamados ureteres que se conectam à bexiga. A urina flui pelos ureteres até a bexiga e fica armazenada até que a pessoa urine.

Tumor de Wilms

Rins

Os rins também têm outros empregos:

Eles ajudam a controlar a pressão sanguínea fazendo um hormônio chamado renina.

Eles ajudam a garantir que o corpo tenha glóbulos vermelhos suficientes, fabricando um hormônio chamado eritropoietina. Esse hormônio diz à medula óssea para produzir mais glóbulos vermelhos.

Nossos rins são importantes, mas na verdade precisamos de menos de um rim completo para realizar todas as suas funções básicas.

O que é um Tumor de Wilms?

PUBLICIDADE

Um tumor de Wilms é um tumor maligno no rim.

Este é o câncer renal infantil mais comum e se forma enquanto o bebê ainda está no útero.

Embora o tumor de Wilms seja o câncer renal mais comum em crianças, ainda é raro. Ocorre em cerca de oito em cada 1 milhão de nascidos vivos. O tumor de Wilms é responsável por cerca de 6-7% de todos os cânceres infantis e 75% são encontrados em crianças menores de cinco anos.

O tumor de Wilms vem de células renais imaturas que não amadurecem, mas que crescem fora de controle. Mesmo assim, a maioria dos tumores de Wilms é capturada no Estágio I ou II, significando que o prognóstico é muito favorável. De fato, 90-93% das crianças diagnosticadas com um tumor de Wilms sobrevivem cinco anos.

O tumor de Wilms geralmente é completamente removido através de cirurgia.

Normalmente, o tumor de Wilms é facilmente acessível e está localizado no próprio rim. Uma vez removido, o oncologista pode recomendar quimioterapia e possivelmente radioterapia.

Existem dois tipos de tumores de Wilms: favoráveis e desfavoráveis.

Um tumor de Wilms favorável tem núcleos regulares de células pequenas bem definidos. No tipo desfavorável, os núcleos das células são grandes e distorcidos.

Um tumor de Wilms desfavorável é mais propenso a metástases e pode ser mais difícil de controlar.

 Tumor de Wilms

Rins humanos

Embora os sintomas de um tumor de Wilms possam ser nebulosos, há algumas coisas que os pais devem procurar: náuseas e vômitos em longo prazo, sangue na urina, perda de apetite e suores noturnos.

Se esses sintomas persistirem, os pais devem insistir para que seu pediatra realize uma bateria completa de testes que incluam uma triagem para o tumor de Wilms, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Se os médicos determinarem que há uma massa no rim, ela geralmente será biopsiada.

O estadiamento e a histologia determinarão em grande parte o tratamento.

A boa notícia sobre o tumor de Wilms é que os médicos o consideram uma doença curável. Os resultados da cura subiram de 80% para mais de 90% desde 1984.

Quais são os sinais e sintomas do tumor de Wilms?

O tumor de Wilms ocorre mais frequentemente em crianças com uma idade média de 3 a 4 anos. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças da infância, por isso é importante consultar o seu médico para um diagnóstico preciso.

Crianças com tumor de Wilms podem apresentar os seguintes sintomas:

Prisão de ventre
Dor abdominal, inchaço ou desconforto
Nausea e vomito
Fraqueza e fadiga
Perda de apetite
Febre
Sangue na urina ou descoloração da urina
Hipertensão arterial, que pode causar dor no peito, falta de ar e dores de cabeça
Crescimento aumentado e desigual de um lado do corpo

Resumo

O tumor de Wilms é um tipo raro de câncer renal. Causa um tumor em um ou ambos os rins. Geralmente afeta crianças, mas pode acontecer em adultos. Ter certas condições genéticas ou defeitos congênitos pode aumentar o risco de adquiri-lo. As crianças que estão em risco devem ser rastreadas para o tumor de Wilms a cada três meses até completarem oito anos.

Os sintomas incluem um nódulo no abdômen, sangue na urina e febre sem razão aparente. Testes que examinam o rim e o sangue são usados para encontrar o tumor.

Os médicos costumam diagnosticar e remover o tumor em cirurgia. Outros tratamentos incluem quimioterapia e radioterapia e terapias biológicas. Terapia biológica aumenta a capacidade do seu corpo de combater o câncer

Fonte: www.cancer.org/www.wisegeek.org/www.healthline.com/medlineplus.gov

Check Also

Efeito Stroop

Efeito Stroop

PUBLICIDADE Definição O efeito Stroop é um dos fenômenos mais conhecidos da psicologia cognitiva. O …

adenoide

Adenóide

PUBLICIDADE Definição – Adenóides e Amígdalas As adenóides são um pedaço de tecido que fica na parte …

Sepse

Sepse

PUBLICIDADE Definição A Sepse é o resultado de uma resposta imune maciça à infecção bacteriana que entra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.