Breaking News
Home / Saúde / Fístulas

Fístulas

PUBLICIDADE

Definição

Uma fístula é uma conexão anormal entre dois espaços ocos (tecnicamente, duas superfícies epitelizadas), como vasos sangüíneos, intestinos ou outros órgãos ocos.

As fístulas se desenvolvem quando um órgão se inflama ou se lesiona. Eles são uma complicação muito comum da doença inflamatória intestinal, ocorrendo mais freqüentemente na doença de Crohn do que a colite ulcerativa.

As fístulas geralmente são causadas por lesão ou cirurgia, mas também podem resultar de uma infecção ou inflamação.

O que são Fístulas?

Na medicina, as fístulas são passagens semelhantes a tubos que se formam anormalmente ou são criadas cirurgicamente no corpo.

Uma fístula pode se conectar a órgãos ou vasos, ou pode conectar a superfície da pele a um órgão ou vaso interno.

Eles podem se formar anormalmente no corpo como resultado da doença.

Geralmente, uma fístula é descrita pela sua localização no corpo.

Por exemplo, uma fístula arteriovenosa conecta uma artéria e uma veia. Estes também são um bom exemplo de uma fístula criada cirurgicamente, destinada a tratamento médico prolongado, como a diálise em pacientes com insuficiência renal terminal.

As fístulas podem se formar em qualquer parte do corpo e existem três tipos básicos, chamados de cegos, completos e incompletos.

Fístulas cegas têm apenas uma extremidade aberta, enquanto as completas têm aberturas externas e internas.

Fístulas incompletas têm uma abertura externa, mas não se ligam a nada.

As causas das fístulas são variadas.

Doenças podem causar-lhes, como pode certos tratamentos médicos e trauma ou lesão no corpo. Condições como a doença de Crohn e a colite são doenças inflamatórias intestinais comuns que causam fístulas anorretais.

O trauma no corpo, como o parto prolongado e grave, que pode causar fístulas obstétricas, também pode ser um culpado. Sua formação como resultado do parto severo ocorre mais freqüentemente em partes do mundo onde o atendimento médico profissional é fraco ou inexistente.

Fístulas
Fístula criada cirurgicamente pode ser criada para pacientes com insuficiência renal

Tratamento

O tratamento das fístulas varia com a causa, localização, tamanho e tipo.

Alguns pequenos que são o resultado da lesão curam-se por si mesmos a tempo.

Em alguns casos, se eles são causados por uma doença ou condição, como uma infecção, o tratamento pode envolver antibióticos.

Se a fístula interferir com as funções corporais normais e necessárias, como o fluxo sangüíneo, pode ser necessária uma cirurgia para reparar a abertura.

O diagnóstico varia de acordo com a localização e o tipo. As passagens criadas cirurgicamente geralmente requerem um cirurgião vascular e são monitoradas de perto quanto à cicatrização e funcionalidade.

Na medicina, o que é uma fístula?

Uma fístula é uma passagem anormal que se forma entre dois órgãos internos ou entre a pele e um órgão interno.

Na maioria dos casos, as fístulas se formam como resultado de anormalidades de desenvolvimento, lesão ou doença.

Às vezes, no entanto, um médico pode deliberadamente criar uma fístula, como em uma colostomia, em que uma passagem é criada entre parte do cólon e a parede abdominal para fornecer uma saída para as fezes quando o cólon do paciente foi danificado ou destruído como um resultado de uma condição como o câncer.

As fístulas podem se formar em qualquer parte do corpo.

Um dos exemplos mais infames da fístula é uma fístula obstétrica, uma complicação do parto que pode ocorrer no mundo em desenvolvimento. Nestes casos, uma abertura se forma entre a vagina e o reto ou entre a vagina e a bexiga.

No mundo em desenvolvimento, as fístulas obstétricas são um problema grave porque muitas mulheres não têm acesso a cuidados médicos para corrigi-las.

Outro tipo de fístula é uma fístula retal, freqüentemente causada por um abcesso que se rompe. Neste caso, o reto drena através da pele ao redor da abertura exterior do tubo digestivo, em vez da própria abertura exterior do tubo digestivo.

Outros exemplos de fístulas incluem conexões entre a traqueia e esôfago e fístulas no trato digestivo. Pessoas com condições inflamatórias crônicas tendem a ter um risco aumentado de fístulas, porque são mais propensas a desenvolver abscessos que podem criar fístulas.

O tratamento para uma fístula começa com a localização e a determinação do caminho percorrido.

Em alguns casos, os médicos aprendem que a abertura é incompleta ou parcial, o que significa que é aberta apenas em uma extremidade.

Uma vez que a fístula foi identificada, um procedimento cirúrgico pode ser realizado para fechá-la, com antibióticos para resolver a infecção.

Às vezes, uma fístula precisa ser mantida aberta durante o tratamento antibiótico para limpar a infecção, e às vezes os tubos serão colocados de modo que o pus possa drenar.

Quando a área estiver saudável novamente, o médico poderá realizar uma cirurgia para fechar a abertura.

Quando tal abertura é deliberadamente criada, isso é feito com um objetivo terapêutico em mente, tal como criar uma rota temporária para drenagem, ou um ponto de inserção para um tubo de alimentação. O médico fornecerá ao paciente instruções de cuidados muito específicas para que o paciente consiga administrar a abertura de forma segura e higiênica.

Resumo

Uma fístula é uma passagem ou tubo anormal entre duas ou mais partes do corpo que normalmente não estão unidas.

As fístulas podem ocorrer nos tratos digestivo, urinário e reprodutivo e no sistema circulatório.

As fístulas podem ser uma condição congênita, o que significa que elas se desenvolvem no útero, ou podem se desenvolver no corpo por causa de doença, infecção, cirurgia ou lesão.

Algumas pessoas nascem com uma fístula.

Outras causas comuns de fístulas incluem:

Complicações da cirurgia
Lesão
Infecção
Doenças, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa

O tratamento depende da causa da fístula, onde está e do quanto é ruim. Algumas fístulas se fecham sozinhas. Em alguns casos, você pode precisar de antibióticos e / ou cirurgia.

Digamos que estivéssemos sentados em uma mesa e eu lhe dei um modelo do estômago, modelo do cérebro e um canudinho, então pedi para você juntar os modelos.

O que você faria?

Você provavelmente colocaria uma ponta do canudo no estômago e a outra ponta do canudo no cérebro. Você acabou de criar uma fístula com o canudo!

Fonte: medlineplus.gov/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.fistulafoundation.org/inflammatoryboweldisease.net/study.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.