Breaking News
Home / Saúde / Sepse

Sepse

PUBLICIDADE

Definição

Sepse é o resultado de uma resposta imune maciça à infecção bacteriana que entra no sangue. Muitas vezes, leva à falência de órgãos ou lesão.

Sepse é uma condição específica em si, mas é comumente causada por infecção bacteriana no sangue, que é chamada de septicemia. Isso explica por que os termos sépsis e septicemia são freqüentemente usados em conjunto.

O que é Sepse?

Sepse poderia ser chamada uma complicação grave de infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica.

Nesta condição, o corpo desenvolve uma resposta imune extrema à presença de uma infecção, na maioria das vezes bacteriana. Começa a coagular o sangue e a desenvolver inflamação em todo o corpo, particularmente em pequenos vasos sanguíneos.

Casos agressivos podem causar falência de órgãos, o que pode levar à morte se não for tratada imediatamente.

Uma pessoa pode desenvolver a Sepse a partir de infecções razoavelmente benignas.

Um surto de pneumonia, um corte ruim ou algo parecido com uma faringite estreptocócica pode causar, mas ocorre mais comumente quando as pessoas estão no hospital. Os primeiros sintomas podem incluir temperatura corporal anormalmente alta ou baixa, padrões respiratórios incomuns e freqüência cardíaca alta.

Quando a condição não é tratada, pode progredir rapidamente para um estado grave ou para choque séptico.

Os sintomas de choque séptico podem incluir, mas não estão limitados a, coisas como confusão, sangramento da pele ou erupção cutânea e redução da produção de urina.

Sepse
Uma infecção pode levar à sepse

A principal razão pela qual esta complicação parece ocorrer é porque o corpo reage excessivamente à presença de infecção. Em vez de produzir uma resposta imunológica adequada, o sistema imunológico exagera de maneira significativa.

Normalmente, o corpo tem um sistema de verificação e equilíbrio para combater a infecção, mas esse sistema é substituído quando uma pessoa se torna séptica.

Coisas como coagulação do sangue e inflamação fazem parte da resposta imune, mas quando não são reguladas, rapidamente se tornam problemáticas, em vez de úteis.

Quando esta condição é reconhecida, ela é tratada de forma agressiva com antibióticos ou outros medicamentos apropriados para atacar diferentes tipos de infecções.

Identificar a infecção primária pode ser útil e algumas pessoas precisam de cirurgia para drenar o pus.

As pessoas que são sépticas geralmente necessitam de hospitalização devido ao alto risco de falência de órgãos.

Quando um ou mais órgãos começam a falhar, a condição é classificada como severa e, se o coração começa a falhar, isso é chamado de choque séptico. Os profissionais médicos tentam tratar a doença antes que ocorra a falência do órgão, porque o choque séptico tem um risco muito maior de complicações e morte.

Nem sempre é possível prevenir a Sepse, embora, se alguém estiver hospitalizado, ele ou ela deve tomar algumas precauções. As pessoas que entram em um quarto de hospital, sejam eles enfermeiros, médicos ou visitantes, devem sempre lavar as mãos antes de tocar o paciente. Não há problema se os pacientes pedirem aos profissionais da área médica que lavem as mãos se ainda não o fizeram. Quando os indivíduos têm coisas como cateteres que usam em casa, eles também devem observar práticas seguras de lavagem das mãos.

Sepse
A lavagem minuciosa das mãos pode impedir o desenvolvimento de sepse

Nem sempre está claro por que algumas pessoas desenvolvem septicemia, enquanto outras não. Os idosos e aqueles em hospitais estão em maior risco, mas é uma condição que pode ocorrer para praticamente qualquer pessoa em qualquer fase da vida. As pessoas que suspeitam que podem ter essa condição devem receber atenção médica imediata.

Causas

Sepse pode ser desencadeada por uma infecção em qualquer parte do corpo. Os locais mais comuns de infecção que levam à sepse são os pulmões, o trato urinário, a barriga (abdômen) e a pélvis.

Sepse pode se desenvolver quando você já está no hospital.

Por exemplo, é mais provável que você desenvolva sepse se:

Você recentemente passou por cirurgia
Você teve um cateter urinário montado
Você tem que ficar no hospital por um longo tempo

Embora qualquer tipo de infecção – bacteriana, viral ou fúngica – possa causar sépsis, as variedades mais prováveis incluem:

Pneumonia
Infecção abdominal
Infecção renal
Infecção da corrente sanguínea (bacteremia)

Quais são os sintomas da sepse?

Existem três estágios de sepse: sepse, sepse grave e choque séptico.

Resumo

Sepse é uma complicação potencialmente fatal de uma infecção.

Sepseocorre quando substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea para combater a infecção desencadeiam respostas inflamatórias por todo o corpo.

Essa inflamação pode desencadear uma cascata de alterações que podem danificar vários sistemas de órgãos, fazendo com que eles falhem.

Se a sepse progredir para choque séptico, a pressão sanguínea cai drasticamente, o que pode levar à morte.

Qualquer pessoa pode desenvolver sépsis, mas é mais comum e mais perigosa em adultos mais velhos ou com sistemas imunológicos debilitados. O tratamento precoce da sepse, geralmente com antibióticos e grandes quantidades de fluidos intravenosos, melhora as chances de sobrevivência.

Fonte: www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.mayoclinic.org/www.healthline.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.