Sepse

PUBLICIDADE

Sepse – Definição

Sepse é o resultado de uma resposta imune maciça à infecção bacteriana que entra no sangue. Muitas vezes, leva à falência de órgãos ou lesão.

Sepse é uma condição específica em si, mas é comumente causada por infecção bacteriana no sangue, que é chamada de septicemia.

Acontece quando seu sistema imunológico reage exageradamente a uma infecção e começa a danificar os próprios tecidos e órgãos do seu corpo.

Causa extensa inflamação em todo o corpo que pode levar a danos nos tecidos, falência de órgãos e até a morte. Muitos tipos diferentes de infecções podem desencadear a sepse, que é uma emergência médica.

Quanto mais rápido você receber o tratamento, melhor será o resultado.

Isso explica por que os termos sépsis e septicemia são frequentemente usados em conjunto.

Sepse – O que é

Sepse poderia ser chamada uma complicação grave de infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica.

Nesta condição, o corpo desenvolve uma resposta imune extrema à presença de uma infecção, na maioria das vezes bacteriana. Começa a coagular o sangue e a desenvolver inflamação em todo o corpo, particularmente em pequenos vasos sanguíneos.

Casos agressivos podem causar falência de órgãos, o que pode levar à morte se não for tratada imediatamente.

Uma pessoa pode desenvolver a Sepse a partir de infecções razoavelmente benignas.

Um surto de pneumonia, um corte ruim ou algo parecido com uma faringite estreptocócica pode causar, mas ocorre mais comumente quando as pessoas estão no hospital.

Os primeiros sintomas podem incluir temperatura corporal anormalmente alta ou baixa, padrões respiratórios incomuns e frequência cardíaca alta.

Quando a condição não é tratada, pode progredir rapidamente para um estado grave ou para choque séptico.

Os sintomas de choque séptico podem incluir, mas não estão limitados a, coisas como confusão, sangramento da pele ou erupção cutânea e redução da produção de urina.


Uma infecção pode levar à sepse

A principal razão pela qual esta complicação parece ocorrer é porque o corpo reage excessivamente à presença de infecção. Em vez de produzir uma resposta imunológica adequada, o sistema imunológico exagera de maneira significativa.

Normalmente, o corpo tem um sistema de verificação e equilíbrio para combater a infecção, mas esse sistema é substituído quando uma pessoa se torna séptica.

Coisas como coagulação do sangue e inflamação fazem parte da resposta imune, mas quando não são reguladas, rapidamente se tornam problemáticas, em vez de úteis.

Quando esta condição é reconhecida, ela é tratada de forma agressiva com antibióticos ou outros medicamentos apropriados para atacar diferentes tipos de infecções.

Identificar a infecção primária pode ser útil e algumas pessoas precisam de cirurgia para drenar o pus.

As pessoas que são sépticas geralmente necessitam de hospitalização devido ao alto risco de falência de órgãos.

Quando um ou mais órgãos começam a falhar, a condição é classificada como severa e, se o coração começa a falhar, isso é chamado de choque séptico.

Os profissionais médicos tentam tratar a doença antes que ocorra a falência do órgão, porque o choque séptico tem um risco muito maior de complicações e morte.

Nem sempre é possível prevenir a Sepse, embora, se alguém estiver hospitalizado, ele ou ela deve tomar algumas precauções. As pessoas que entram em um quarto de hospital, sejam eles enfermeiros, médicos ou visitantes, devem sempre lavar as mãos antes de tocar o paciente. Não há problema se os pacientes pedirem aos profissionais da área médica que lavem as mãos se ainda não o fizeram.

Quando os indivíduos têm coisas como cateteres que usam em casa, eles também devem observar práticas seguras de lavagem das mãos.


A lavagem minuciosa das mãos pode impedir o
desenvolvimento de sepse

Nem sempre está claro por que algumas pessoas desenvolvem septicemia, enquanto outras não. Os idosos e aqueles em hospitais estão em maior risco, mas é uma condição que pode ocorrer para praticamente qualquer pessoa em qualquer fase da vida. As pessoas que suspeitam que podem ter essa condição devem receber atenção médica imediata.

Sepse – Causas

Sepse pode ser desencadeada por uma infecção em qualquer parte do corpo. Os locais mais comuns de infecção que levam à sepse são os pulmões, o trato urinário, a barriga (abdômen) e a pélvis.

Sepse pode se desenvolver quando você já está no hospital.

Por exemplo, é mais provável que você desenvolva sepse se:

Você recentemente passou por cirurgia
Você teve um cateter urinário montado
Você tem que ficar no hospital por um longo tempo

Embora qualquer tipo de infecção – bacteriana, viral ou fúngica – possa causar sépsis, as variedades mais prováveis incluem:

Pneumonia
Infecção abdominal
Infecção renal
Infecção da corrente sanguínea (bacteremia)

Sepse – Sintomas


Sepse

Existem três estágios de sepse: sepse, sepse grave e choque séptico.

sepse pode afetar muitas áreas diferentes do seu corpo, portanto, há muitos sintomas possíveis.

Se uma infecção, como envenenamento do sangue (septicemia), desencadeou sua condição, você pode desenvolver uma erupção cutânea de sepse na pele.

A erupção faz com que sua pele pareça vermelha e descolorida. Você pode ver pequenas manchas vermelho-escuras na pele.

Outros sintomas comuns de sepse incluem:

Problemas urinários, como micção reduzida ou vontade de urinar.
Baixa energia/fraqueza.
Frequência cardíaca rápida.
Pressão sanguínea baixa.
Febre ou hipotermia (temperatura corporal muito baixa).
Agitação ou calafrios.
Pele quente ou úmida/suada.
Confusão ou agitação.
Hiperventilação (respiração rápida) ou falta de ar.
Dor ou desconforto extremo.

Sepse – Tratamento


Sepse

sepse precisa de tratamento no hospital imediatamente porque pode piorar rapidamente.

Você deve receber antibióticos dentro de 1 hora após chegar ao hospital.

Se a sepse não for tratada precocemente, ela pode se transformar em choque séptico e fazer com que seus órgãos falhem. Isso é uma ameaça à vida.

Você pode precisar de outros testes ou tratamentos, dependendo de seus sintomas, incluindo:

Tratamento em unidade de terapia intensiva
Uma máquina para ajudá-lo a respirar (ventilador)
Cirurgia para remover áreas de infecção

Você pode precisar ficar no hospital por várias semanas.

Sepse – Prevenção

As etapas que você pode tomar para prevenir a sepse incluem:

Praticar uma boa higiene, incluindo lavar as mãos.
Manter cortes e outras feridas limpas e mantê-las cobertas até cicatrizarem.
Manter-se atualizado sobre as vacinas recomendadas.
Obtendo cuidados médicos de rotina para condições crônicas.
Obtendo atenção médica imediatamente se você suspeitar de uma infecção.

Sepse – Resumo


Sepse

sepse é a resposta avassaladora e com risco de vida do corpo à infecção que pode levar a danos nos tecidos, falência de órgãos e morte. Em outras palavras, é a resposta hiperativa e tóxica do seu corpo a uma infecção. Como derrames ou ataques cardíacos, a sepse é uma emergência médica que requer diagnóstico e tratamento rápidos.

sepse pode levar a sepse grave e choque séptico.

Você pode ter ouvido o termo “envenenamento do sangue” usado em vez de sepse. O envenenamento do sangue não é uma descrição precisa da sepse.

Seu sistema imunológico geralmente trabalha para combater quaisquer germes (bactérias, vírus, fungos ou parasitas) para prevenir infecções. Se ocorrer uma infecção, seu sistema imunológico tentará combatê-la, embora você possa precisar de ajuda com medicamentos como antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários. No entanto, por razões que os pesquisadores não entendem, às vezes o sistema imunológico para de lutar contra os “invasores” e começa a se voltar contra si mesmo. Este é o início da sepse.

Algumas pessoas correm maior risco de desenvolver sepse porque correm maior risco de contrair uma infecção. Estes incluem os muito jovens (bebês), os muito velhos, aqueles com doenças crônicas e aqueles com sistema imunológico enfraquecido ou prejudicado. Pessoas desnutridas também podem contrair infecções com mais facilidade.

Os pacientes são diagnosticados com sepse quando desenvolvem um conjunto de sinais e sintomas relacionados à sepse.

sepse não é diagnosticada com base em uma infecção em si.

Se você tiver mais de um dos sintomas de sepse, especialmente se houver sinais de infecção ou se você se enquadrar em um dos grupos de maior risco, seu médico provavelmente suspeitará de sepse.

sepse progride para sepse grave quando, além dos sinais de sepse, há sinais de disfunção orgânica, como dificuldade respiratória (problemas nos pulmões), baixo ou nenhum débito urinário (rins), exames anormais do fígado (fígado) e alterações no estado mental (cérebro). Quase todos os pacientes com sepse grave requerem tratamento em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Fonte: www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.mayoclinic.org/www.healthline.com/www.ausmed.com.au/www.news-medical.net/www.sepsis.org/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.