Irite

PUBLICIDADE

Irite – Definição

Irite é a inflamação da íris.

Irite é inchaço e irritação (inflamação) no anel colorido ao redor da pupila do olho (íris). Outro nome para irite é uveíte anterior.

A úvea é a camada intermediária do olho entre a retina e a parte branca do olho. A íris está localizada na porção frontal (anterior) da úvea.

A irite é o tipo mais comum de uveíte. A uveíte é a inflamação de parte ou de toda a úvea. A causa é muitas vezes desconhecida. Pode resultar de uma condição subjacente ou fator genético.

Se não for tratada, a irite pode levar ao glaucoma ou à perda da visão.

A íris é a parte colorida do seu olho. Os músculos da íris controlam a pupila – a pequena abertura preta que permite a entrada de luz no olho.

cor da sua íris é como a sua impressão digital. É exclusivo para você e ninguém mais no mundo tem exatamente a mesma cor de olho

Irite – O que é

A irite é inflamação da íris (a parte colorida do olho). Os glóbulos brancos podem ser vistos na parte frontal do olho (câmara anterior) por um oftalmologista usando um microscópio conhecido como lâmpada de fenda.

Irite é o nome dado à inflamação da íris (o músculo circular colorido na parte frontal do olho) que geralmente não está relacionada a nenhuma infecção.

Os sintomas incluem aparência avermelhada da esclera (o branco do globo ocular), visão turva e intolerância a luzes brilhantes (fotofobia). Normalmente, apenas um olho é afetado por vez. A irite também é conhecida como uveíte anterior aguda.

Uveíte é um termo geral usado para descrever um grupo de doenças que causam olhos vermelhos, dor ocular e inflamação. Essas doenças geralmente afetam a úvea, a camada intermediária do olho.

Eles também podem afetar outras partes do olho. Se não for tratada, a uveíte pode causar cegueira permanente ou perda da visão.

Pode afetar o:

Retina: A camada mais interna do olho detecta cores e luz e envia imagens para o cérebro.
Uvea: A camada intermediária do olho inclui a íris (parte colorida do olho), coróide (membrana com a maioria dos vasos sanguíneos do olho) e corpo ciliar (conecta a íris e a coróide e fornece nutrientes ao olho).
Esclera: A parte externa branca do olho.

Pessoas com uveíte desenvolvem olhos vermelhos, inchados e inflamados. Eles também têm dor nos olhos. Certas condições aumentam o risco de uveíte, mas a doença geralmente ocorre sem motivo conhecido.

Os tratamentos podem restaurar a visão perdida e prevenir novas perdas de visão. Certos tipos de uveíte podem retornar após o tratamento. A uveíte não tratada pode levar à cegueira.

A uveíte pode se desenvolver em um olho ou em ambos os olhos.

Irite – Causa

Irite
Irite – Íris

irite pode ter várias causas, incluindo trauma, infecção e doenças autoimunes, como Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa e doença de Crohn), nefrite e artrite reativa.

Também pode estar associada a condições como leucemia e síndrome de Kawasaki. Muitas vezes, porém, nenhuma causa identificável pode ser encontrada.

A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma das condições mais comuns associadas à irite em crianças, e as crianças com essa condição exigem exames de rotina para inflamação no olho.

Muitas vezes, a causa da irite não pode ser determinada. Em alguns casos, a irite pode estar ligada a trauma ocular, fatores genéticos ou certas doenças.

Causas de irite incluem:

Lesão no olho: Trauma contundente, ferimento penetrante ou queimadura por produto químico ou incêndio podem causar irite aguda.
Infecções: Infecções virais no rosto, como herpes labial e herpes zoster causadas pelo vírus do herpes, podem causar irite.
Doenças infecciosas de outros vírus e bactérias também podem estar ligadas à uveíte. Por exemplo, eles podem incluir a toxoplasmose, uma infecção geralmente causada por um parasita em alimentos não cozidos; histoplasmose, uma infecção pulmonar que ocorre quando você inala esporos de fungos; tuberculose, que acontece quando a bactéria entra nos pulmões; e a sífilis, causada pela disseminação de bactérias por contato sexual.
Predisposição genética: As pessoas que desenvolvem certas doenças autoimunes devido a uma alteração genética que afeta seus sistemas imunológicos também podem desenvolver irite aguda. As doenças incluem um tipo de artrite chamada espondilite anquilosante, artrite reativa, doença inflamatória intestinal e artrite psoriática.
Doença de Behçet: Uma causa incomum de irite aguda nos países ocidentais, esta condição também é caracterizada por problemas nas articulações, feridas na boca e feridas genitais.
Artrite reumatóide juvenil: A irite crônica pode se desenvolver em crianças com essa condição.
Sarcoidose: Esta doença autoimune envolve o crescimento de coleções de células inflamatórias em áreas do corpo, incluindo os olhos.
Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como o antibiótico rifabutina (Mycobutin) e o medicamento antiviral cidofovir, usados para tratar infecções por HIV, podem ser uma causa rara de irite. Raramente, os bisfosfonatos, usados para tratar a osteoporose, podem causar uveíte. A interrupção desses medicamentos geralmente interrompe os sintomas da irite.

Irite – Sintomas

Irite
Irite

Irite pode ocorrer em um ou ambos os olhos. Geralmente se desenvolve repentinamente e pode durar até três meses.

Crianças com irite sintomática podem se queixar de dor, sensibilidade à luz, diminuição da visão, olhos vermelhos, dor de cabeça e/ou pupilas de formas irregulares.

A irite associada à Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) geralmente é assintomática até que a perda visual já tenha ocorrido. Por esse motivo, tanto oftalmologistas quanto reumatologistas desenvolveram recomendações para a frequência dos exames oftalmológicos.

Esses exames podem ser feitos até quatro vezes por ano para monitorar essa inflamação não reconhecida.

Certos genes podem aumentar a probabilidade de você ter irite de certas causas.

Ter um problema médico que pode causar irite pode aumentar o risco também. Ser mulher aumenta o risco de certos tipos de doenças auto-imunes ligadas à irite.

Sinais e sintomas de irite incluem:

Vermelhidão dos olhos
Desconforto ou dor no olho afetado
Sensibilidade à luz
Visão diminuída

A irite que se desenvolve repentinamente, ao longo de horas ou dias, é conhecida como irite aguda. Os sintomas que se desenvolvem gradualmente ou duram mais de três meses indicam irite crônica.

Irite – Tratamento

Irite
Irite

O seu tratamento dependerá da causa e gravidade da sua irite. Idealmente, a terapia deve começar o mais cedo possível para ajudar a prevenir o agravamento da irite e possíveis danos ao tecido ocular.

Possíveis tratamentos incluem:

Antibióticos para tratar a infecção bacteriana do olho
Medicamentos antivirais para tratar a infecção viral do olho
Medicamentos esteroides para tratar a inflamação
Colírios para dilatar o olho, o que pode impedir algumas complicações

Em casos raros, outros medicamentos imunossupressores.

Seu oftalmologista pode optar por administrar alguns desses medicamentos sob a forma de colírio, por via oral, por via intravenosa ou por injeção em volta do olho.

Você pode precisar de cirurgia para tratar certas complicações da irite, como catarata ou glaucoma.

A inflamação da íris permite que os glóbulos brancos, chamados leucócitos, se colecionem sob a íris e se difundam para as outras partes do olho. Isso pode ser notado primeiro como olhos vermelhos ou irritados.

Além disso, a parte branca do olho pode aparecer turva ou cinzenta à medida que a inflamação se desenvolve.

Irite geralmente afeta apenas um olho, e os sintomas comuns incluem uma pupila pequena ou deformada, dor no olho e na área da testa, dor de cabeça, aumento da produção de lágrimas, visão turva e sensibilidade à luz. Estes sintomas devem ser trazidos à atenção de um profissional médico imediatamente, pois a inflamação não tratada pode causar cegueira.

Irite – Complicações

Se não for tratada adequadamente, a irite pode levar a:

Catarata: O desenvolvimento de uma turvação da lente do olho (catarata) é uma possível complicação, especialmente se você teve um longo período de inflamação.
Uma pupila irregular: O tecido cicatricial pode fazer com que a íris grude no cristalino subjacente ou na córnea, tornando a pupila de forma irregular e a íris lenta em sua reação à luz.
Glaucoma: A irite recorrente pode resultar em glaucoma, uma doença ocular grave caracterizada pelo aumento da pressão dentro do olho e possível perda de visão.
Depósitos de cálcio na córnea: Isso causa degeneração da córnea e pode diminuir sua visão.
Inchaço dentro da retina: Inchaço e cistos cheios de líquido que se desenvolvem na retina na parte de trás do olho podem borrar ou diminuir sua visão central.

Fonte: aapos.org/www.cedars-sinai.org/www.oxfordreference.com/www.wisegeek.com/www.mayoclinic.org/myvision.org/www.news-medical.net/my.clevelandclinic.org/www.eyehealthweb.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.