Breaking News
Home / Saúde / Listeriose

Listeriose

PUBLICIDADE

Listeriose – O que é

A listeriose é uma infecção grave geralmente causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes.

As pessoas geralmente ficam doentes com listeriose depois de comer alimentos contaminados.

A doença afeta principalmente mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. É raro que pessoas de outros grupos fiquem doentes com infecção por Listeria.

listeriose geralmente é uma doença leve para mulheres grávidas, mas causa doença grave no feto ou no recém-nascido.

Algumas pessoas com infecções por Listeria, mais comumente adultos com 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, desenvolvem infecções graves da corrente sanguínea (causando sepse) ou do cérebro (causando meningite ou encefalite). Às vezes, as infecções por Listeria podem afetar outras partes do corpo, incluindo ossos, articulações e locais no peito e no abdômen.

Infecção por Listeria

A infecção por Listeria é uma doença bacteriana transmitida por alimentos que pode ser muito grave para mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

É mais comumente causada pela ingestão de carnes frias processadas inadequadamente e produtos lácteos não pasteurizados.

Pessoas saudáveis raramente ficam doentes com a infecção por listeria, mas a doença pode ser fatal para bebês, recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

O tratamento imediato com antibióticos pode ajudar a reduzir os efeitos da infecção por listeria.

A bactéria Listeria pode sobreviver à refrigeração e até mesmo ao congelamento. Portanto, as pessoas com maior risco de infecções graves devem evitar comer os tipos de alimentos com maior probabilidade de conter a bactéria listeria.

Listeriose – Doença

Listeriose

listeriose é uma série de doenças causadas pela bactéria L. monocytogenes, cujos surtos ocorrem em todos os países.

Existem dois tipos principais de listeriose: uma forma não invasiva e uma forma invasiva.

A listeriose não invasiva (gastroenterite febril por listeriose) é uma forma leve da doença que afeta principalmente pessoas saudáveis. Os sintomas incluem diarreia, febre, dor de cabeça e mialgia (dor muscular).

O período de incubação é curto (alguns dias). Surtos desta doença geralmente envolvem a ingestão de alimentos contendo altas doses de L. monocytogenes.

A listeriose invasiva é uma forma mais grave da doença e afeta certos grupos de alto risco da população. Estes incluem mulheres grávidas, pacientes em tratamento de câncer, AIDS e transplantes de órgãos, idosos e bebês. Esta forma de doença é caracterizada por sintomas graves e uma alta taxa de mortalidade (20% a 30%). Os sintomas incluem febre, mialgia (dor muscular), septicemia, meningite.

O período de incubação é geralmente de uma a duas semanas, mas pode variar entre alguns dias e até 90 dias.

O diagnóstico inicial de listeriose é feito com base nos sintomas clínicos e na detecção da bactéria em esfregaço de sangue, líquido cefalorraquidiano (LCR), mecônio de recém-nascidos (ou do feto em casos de aborto), bem como de fezes, vômitos, alimentos ou alimentação animal. Vários métodos de detecção, incluindo a reação em cadeia da polimerase (PCR), estão disponíveis para o diagnóstico de listeriose em humanos.

Durante a gravidez, as culturas de sangue e placenta são as maneiras mais confiáveis de descobrir se os sintomas são devidos à listeriose.

As mulheres grávidas são cerca de 20 vezes mais propensas a contrair listeriose do que outros adultos saudáveis. Pode resultar em aborto espontâneo ou natimorto.

O recém-nascido também pode apresentar baixo peso ao nascer, septicemia e meningite. Pessoas com HIV/AIDS têm pelo menos 300 vezes mais chances de adoecer do que aquelas com um sistema imunológico funcionando normalmente.

Devido ao longo período de incubação, é difícil identificar o alimento que foi a verdadeira fonte da infecção.

Listeriose – Sintomas

Listeriose

listeriose pode causar uma variedade de sintomas, dependendo da pessoa e da parte do corpo afetada.

Listeria pode causar febre e diarreia semelhantes a outros germes transmitidos por alimentos, mas esse tipo de infecção por Listeria raramente é diagnosticado. Os sintomas em pessoas com listeriose invasiva, o que significa que a bactéria se espalhou além do intestino, dependem se a pessoa está grávida.

Mulheres grávidas: As mulheres grávidas geralmente apresentam apenas febre e outros sintomas semelhantes aos da gripe, como fadiga e dores musculares. No entanto, infecções durante a gravidez podem levar a aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro ou infecção com risco de vida do recém-nascido.
Pessoas que não sejam mulheres grávidas: Os sintomas podem incluir dor de cabeça, torcicolo, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares.

Pessoas com listeriose invasiva geralmente relatam sintomas começando 1 a 4 semanas após a ingestão de alimentos contaminados com Listeria; algumas pessoas relataram sintomas começando até 70 dias após a exposição ou tão cedo quanto no mesmo dia da exposição.

Se você desenvolver uma infecção por listeria, você pode ter:

Febre
Arrepios
Dores musculares
Náusea
Diarréia

Os sintomas podem começar alguns dias depois de você ter ingerido alimentos contaminados, mas pode levar 30 dias ou mais antes que os primeiros sinais e sintomas de infecção comecem.

Se a infecção por listeria se espalhar para o sistema nervoso, os sinais e sintomas podem incluir:

Dor de cabeça
Torcicolo
Confusão ou alterações no estado de alerta
Perda de equilíbrio
Convulsões

Sintomas durante a gravidez e em recém-nascidos

Durante a gravidez, é provável que uma infecção por listeria cause apenas sinais e sintomas leves na mãe. As consequências para o bebê, no entanto, podem ser devastadoras – o bebê pode morrer no útero ou ter uma infecção com risco de vida poucos dias após o nascimento.

Os sinais e sintomas de uma infecção por listeria em um recém-nascido podem ser sutis, mas podem incluir:

Pouco interesse em alimentação
Irritabilidade
Febre
Vômito
Dificuldade para respirar

Listeriose – Causas

A bactéria Listeria pode ser encontrada no solo, água e fezes de animais.

As pessoas podem se infectar comendo o seguinte:

Vegetais crus que foram contaminados do solo ou de estrume contaminado usado como fertilizante
Carne contaminada
Leite não pasteurizado ou alimentos feitos com leite não pasteurizado
Certos alimentos processados – como queijos macios, cachorros-quentes e frios que foram contaminados após o processamento

Os bebês não nascidos podem contrair uma infecção por listeria da mãe.

Listeriose – Diagnóstico

listeriose geralmente é diagnosticada quando uma cultura bacteriana (um tipo de teste laboratorial) desenvolve Listeria a partir de um tecido ou fluido corporal, como sangue, líquido espinhal ou placenta.

Listeriose – Tratamento

Doença invasiva: Pessoas com uma doença invasiva são tratadas com antibióticos.

Doença intestinal: A maioria das pessoas se recupera de doença intestinal sem tratamento com antibióticos. Os antibióticos são necessários apenas para pacientes que estão muito doentes ou em risco de adoecer muito. As pessoas que têm uma doença intestinal devem beber líquidos extras enquanto estiverem com diarreia.

Listeriose – Prevenção

A listeria é um germe nocivo que pode se esconder em muitos alimentos. Surtos de infecções por Listeria na década de 1990 foram principalmente ligados a carnes frias e cachorros-quentes. Agora, os surtos de Listeria estão frequentemente ligados a produtos lácteos e produtos lácteos. Os investigadores rastrearam surtos recentes de queijos macios, aipo, brotos, melão e sorvete.

Para evitar uma infecção por listeria, siga as diretrizes simples de segurança alimentar:

Mantenha as coisas limpas. Lave bem as mãos com água morna e sabão antes e depois de manusear ou preparar alimentos. Depois de cozinhar, use água quente e sabão para lavar os utensílios, tábuas de corte e outras superfícies de preparação de alimentos.
Esfregue os vegetais crus. Limpe os vegetais crus com uma escova ou escova de vegetais sob bastante água corrente.
Cozinhe bem seus alimentos. Use um termômetro de alimentos para garantir que seus pratos de carne, aves e ovos estejam cozidos a uma temperatura segura.

Listeriose – Complicações

A maioria das infecções por listeria são tão leves que podem passar despercebidas.

No entanto, em alguns casos, uma infecção por listeria pode levar a complicações com risco de vida, incluindo:

Infecção sanguínea generalizada
Inflamação das membranas e fluidos que envolvem o cérebro (meningite)

Fonte: www.cdc.gov/www.mayoclinic.org/www.who.int/www.medicinenet.com/www.health.ny.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gangrena

PUBLICIDADE Gangrena – O que é A gangrena é uma condição perigosa e potencialmente fatal que ocorre …

Disenteria

PUBLICIDADE Disenteria – Definição A disenteria é um termo geral para um grupo de distúrbios gastrointestinais caracterizados …

Varíola do Macaco

PUBLICIDADE Varíola do Macaco – O que é A Varíola do Macaco não é uma doença nova. …