Breaking News
Home / Saúde / Diastema

Diastema

PUBLICIDADE

Definição

Diastema é um termo usado para descrever uma lacuna entre dois dentes.

Um diastema é um espaço (intervalo) entre dois dentes, mais frequentemente perceptível entre os dois dentes da frente.

Diastema é um espaço entre dois dentes, especialmente um espaço entre um canino e um incisivo da mandíbula superior, no qual um canino inferior se fecha.

Essa condição geralmente ocorre quando há uma relação desproporcional entre a mandíbula e o tamanho dos dentes, mas também pode ser causada por problemas de alinhamento, dentes protuberantes ou tecido de tamanho excessivo.

O que é um Diastema?

Diastema é um termo usado por dentistas para descrever uma lacuna ou espaço entre dois dentes, geralmente os dois dentes da frente da mandíbula superior.

Todos os mamíferos podem desenvolver um diastema e a característica ocorre naturalmente em muitos animais.

A condição é frequentemente experimentada por crianças humanas quando seus dentes decíduos caem, embora seja normalmente corrigido quando os dentes permanentes finalmente aparecem. Se a lacuna permanecer após a erupção dos dentes permanentes, é provável que o diastema permaneça até que a criança receba tratamento ortodôntico.

Além de dentes ausentes, os diastemas também podem ser causados por dentes que são muito grandes ou pequenos em relação à mandíbula ou por problemas de alinhamento dentário, como um overbite. Em alguns casos, um frênulo labial superdimensionado é o culpado. O frênulo labial é o tecido em torno do interior do lábio que se estende para atender o tecido da gengiva ao redor dos dois dentes superiores. Quando esse tecido é muito grande, pode afastar os dentes, causando um diastema.

Muitos mamíferos herbívoros têm diastemas naturais entre os dentes da frente e, por vezes, entre os dentes da face. Esta é uma ocorrência comum entre roedores e lagomorfos, que são roedores com quatro incisivos no maxilar superior. Alguns animais, como tamanduás e pangolins, possuem grandes diastemas entre poucos dentes.

Em humanos, os diastemas podem ser tratados, dependendo da gravidade da doença e do motivo da sua ocorrência. Opções de tratamento diastema comum incluem aplicação de facetas de porcelana para os dentes, realizando trabalhos de coroa e ponte ou implantes de dentes em adultos. Tratamentos ortodônticos e aparelhos também podem ser usados para mover os dentes lentamente juntos e fechar o espaço entre eles.

Se um frênulo labial superdimensionado for a causa do diastema, um procedimento cirúrgico conhecido como frenectomia pode ser realizado. Durante uma frenectomia, o tecido é cortado e reposicionado para permitir maior flexibilidade. Quando o procedimento é realizado em uma criança, o espaço entre os dentes pode se fechar naturalmente com o tempo. Em adolescentes e adultos, chaves ou tratamento ortodôntico podem ser necessários para fechar o diastema.

Um diastema não apresenta riscos significativos para a saúde e é comumente visto como um problema cosmético, em vez de uma condição médica.

Muitas pessoas optam por viver com seu diastema, em vez de suportar uma cirurgia cara e muitas vezes dolorosa. Em alguns lugares do mundo, no entanto, o espaço entre os dentes é uma indicação de beleza. Habitantes das regiões ocidentais da Nigéria vêem os diastemas como atraentes, e algumas pessoas são submetidas à odontologia estética para que sejam criadas artificialmente.

Diastema – Fotos

Diastema
Diastema

Diastema
Diastema

Diaste3
Diastema

Diastema
Diastema

Diastema
Diastema

Fonte: malosmileusarutherford.com/www.charlottedentistry.com/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.colgateprofessional.com/www.johnsonranchdental.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome da Porta

Síndrome da Porta

PUBLICIDADE Definição A síndrome da porta é uma síndrome de anomalias congênitas múltiplas – deficiência intelectual caracterizada …

Tumor Misto

PUBLICIDADE Definição Um tumor misto é um tumor que deriva de vários tipos de tecido. Os tumores …

Síndrome de Asperger

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Asperger é um distúrbio do desenvolvimento. É um transtorno do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.