Herpes

PUBLICIDADE

Herpes – Definição

Os vírus Herpes simplex I (oral) e II (genital) são doenças sexualmente transmissíveis persistentes, embaraçosas e muitas vezes devastadoras.

Os sintomas podem incluir pequenas bolhas dolorosas ou lesões ao redor dos lábios, nariz, boca (herpes labial) ou genitais; febre; dores de cabeça; glândulas linfáticas inchadas; e sentimentos de isolamento e depressão.

herpes se espalha através do contato direto com áreas infectadas e só é detectável com um exame de sangue, pois o vírus pode permanecer inativo indefinidamente. Após um surto inicial, o herpes pode desaparecer por meses, apenas para reaparecer durante períodos de estresse ou um sistema imunológico enfraquecido.

Não há cura conhecida para o herpes, mas não é uma ameaça à vida, e os avanços no tratamento tornaram a vida com herpes mais manejável e menos estigmatizante.

Herpes é um vírus comum que causa feridas nos órgãos genitais e/ou na boca. Herpes pode ser irritante e doloroso, mas geralmente não leva a sérios problemas de saúde.

Herpes – O que é

Uma variedade de doenças causadas por vírus da família Herpesveridae se enquadra no nome de herpes. Diferentes tipos afetam animais e humanos. Em humanos, os Herpesviridae causam herpes oral e genital, varicela e herpes-zóster, citomegalovírus, mononucleose infecciosa, sarcoma de Kaposi e outros tipos de câncer.

Oito vírus desta família podem causar doenças em humanos e todos produzem infecções ao longo da vida, embora possam produzir sintomas apenas esporadicamente ou serem assintomáticos.

Os vírus herpes simplex (HSV) I e II são responsáveis por infecções orais e genitais, sendo o HSV-I mais propenso a causar sintomas orofaciais e o HSV-II mais propenso a causar sintomas genitais.

Ambos os vírus infectam o sistema nervoso. Se sintomáticos, eles produzem pequenas bolhas dolorosas na área afetada que se tornam crostas à medida que cicatrizam.

Ambos os tipos são transmitidos através do contato pele a pele com uma pessoa infectada.

Os vírus herpes simplex (HSV) I e II são responsáveis por infecções orais e genitais, sendo o HSV-I mais propenso a causar sintomas orofaciais e o HSV-II mais propenso a causar sintomas genitais.

Ambos os vírus infectam o sistema nervoso. Se sintomáticos, eles produzem pequenas bolhas dolorosas na área afetada que se tornam crostas à medida que cicatrizam.

Ambos os tipos são transmitidos através do contato pele a pele com uma pessoa infectada.

O vírus varicela zoster (VZV) causa varicela e herpes zoster. A catapora começa como uma erupção cutânea, seguida pela formação de pequenas bolhas que coçam no corpo e no couro cabeludo. É contagiosa e permanece no sistema nervoso por toda a vida, embora raramente apresente complicações graves.

A infecção por VZV costuma ser mais grave em adultos do que em crianças e pode progredir para herpes-zóster, caracterizado por dor de cabeça, mal-estar, febre e dor, além de bolhas. Em casos graves, o paciente pode desenvolver neuralgia pós-herpética, caracterizada por dor intensa e duradoura, muitas vezes difícil de controlar.


Uma bolha causada por herpes tipo 1

O vírus Epstein-Barr (EBV) é extremamente comum, mas geralmente assintomático. Na maioria das vezes, causa mononucleose infecciosa (mono), que se apresenta como dor de garganta, febre e fadiga.

A mononucleose infecciosa é transmitida pela saliva e é autolimitada, o que significa que geralmente pode ser resolvida sem tratamento. Complicações raras e potencialmente fatais ocorrem em 5% de todos os casos.

O EBV e o herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV), que causa o sarcoma de Kaposi e outros tumores, afetam o sistema imunológico e permanecem nas células B enquanto latentes.


Herpes simplex 1 causa feridas nos lábios e
na área ao redor da boca

O citomegalovírus (CMV) causa sintomas semelhantes aos da mononucleose infecciosa e é transmitido por fluidos corporais. É tratada com uma injeção de imunoglobulina, às vezes em combinação com um antiviral.

O roseolovírus, também transmitido por fluidos corporais, é a causa da doença infantil rolseola, caracterizada por erupção cutânea, febre alta, sintomas respiratórios, irritabilidade e diminuição do apetite.

A roséola geralmente se resolve sozinha. Tanto o CMV quanto o roseolovírus residem nas células T do sistema imunológico quando latentes, e ambos podem ser fatais em bebês e pacientes com sistema imunológico comprometido.

Herpes tipo 1 – O que é

Herpes tipo 1 é a cepa do vírus herpes simples que geralmente é responsável pelo desenvolvimento de herpes labial. Em contraste, o herpes tipo 2 é o tipo que normalmente causa sintomas de herpes genital.

No entanto, nem sempre é esse o caso, e o herpes tipo 1 às vezes pode causar feridas de herpes genital, dependendo do método de transmissão. O herpes tipo 1 também pode causar infecção em outras áreas além da boca ou genitais, mas isso é extremamente raro.

Herpes é caracterizada por várias coisas. Primeiro, a infecção por herpes não pode ser curada. Quando uma pessoa é infectada pelo vírus do herpes, ele está aí para ficar, pois após o período de infecção o vírus infecta o sistema nervoso e entra em um período de latência. Isso significa que o vírus continua a se replicar em números baixos sem causar sintomas. Quando o vírus está latente, não é infeccioso e não pode ser transmitido a outras pessoas.


Uma mulher com uma afta causada por herpes tipo 1

Outra característica do herpes tipo 1 e tipo 2 é que a maioria das pessoas tem uma infecção assintomática pontuada por períodos em que os sintomas se desenvolvem.

Os sintomas incluem o desenvolvimento de feridas na área oral ou genital, com o aparecimento das feridas geralmente precedido por uma sensação de formigamento ou queimação na área afetada. O vírus é infeccioso quando os sintomas começam a aparecer.

A maioria dos casos orais de herpes, conhecidos pela maioria das pessoas como herpes labial ou bolhas de febre, são causados pelo vírus do herpes. É raro que o tipo 2 cause infecção por herpes oral, e as pessoas que apresentam uma instância inicial de tal infecção raramente apresentam um episódio recorrente.

Embora o Herpes tipo 1 geralmente cause o desenvolvimento de sintomas orais e, ocasionalmente, sintomas genitais, surtos infecciosos podem ocorrer em outras partes do corpo.

vírus do herpes pode causar infecção no olho, que é potencialmente grave e pode levar à cegueira. Ainda mais raramente, a infecção pode se espalhar para o cérebro, causando encefalite.

transmissão do herpes geralmente ocorre por contato boca a boca, boca a genital ou genital a genital. Na maioria dos casos, esse contato ocorre quando a pessoa com herpes não sabe que tem o vírus, ou quando sabe, mas não sabe que está em um estágio infeccioso. Outro ponto importante é que o herpes tipo 1 é a forma do vírus mais facilmente transmitida. Isso porque seu local preferencial de contágio é a região oral, e o tipo de contato que pode transmitir o vírus é uma forma comum de saudação social.

Herpes simples – Vírus

Herpes simples é um vírus. Existem dois tipos de herpes. O HSV-1 tende a afetar sua boca e rosto. O HSV-2 tende a afetar sua área genital. Uma vez que uma pessoa contrai herpes, é uma condição vitalícia.

Os sintomas geralmente incluem feridas que duram até 10 dias. Algumas pessoas não apresentam sintomas de herpes. Outros escolhem o tratamento antiviral para reduzir os surtos.

A infecção pelo vírus herpes simples (HSV), conhecido como herpes, é comum em todo o mundo. O HSV tipo 1 (HSV-1) geralmente é transmitido por contato oral e causa infecção na boca ou ao redor dela (herpes oral), mas também pode causar herpes genital. O HSV-2 é principalmente transmitido sexualmente e causa herpes genital.

Tanto o herpes oral quanto o genital são em sua maioria assintomáticos ou não reconhecidos, mas podem causar bolhas ou úlceras dolorosas no local da infecção, variando de leve a grave.

A infecção dura toda a vida e os sintomas podem reaparecer ao longo de muitos anos. Alguns medicamentos estão disponíveis para reduzir a gravidade e a frequência dos sintomas, mas não podem curar a infecção.

Os sintomas recorrentes de herpes oral e genital podem ser angustiantes. O herpes genital também pode ser estigmatizante e ter impacto nas relações sexuais. No entanto, com o tempo, a maioria das pessoas com qualquer tipo de herpes se adapta a viver com a infecção.

Herpes simples é um vírus que causa infecções de pele. A infecção dura a vida inteira e causa feridas e bolhas dolorosas ou com coceira que aparecem e desaparecem.

O vírus herpes simples normalmente não causa problemas graves. Mas pode ser perigoso em bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Existem dois tipos de herpes simples:

Herpes simples 1 (HSV-1, comumente conhecido como herpes oral) tende a afetar sua boca ou rosto. Causa herpes labial. O HSV-1 se espalha pelo contato com a saliva (cuspe).
Herpes simples 2 (HSV-2, comumente conhecido como herpes genital) é uma infecção sexualmente transmissível (DST). Causa feridas na pele que entra em contato com os órgãos genitais de uma pessoa infectada.

Às vezes, uma infecção por herpes pode afetar outras partes do corpo, como os olhos ou outras partes da pele.

Herpes – Sintomas


Herpes

infecção por herpes oral é principalmente assintomática, mas os sintomas podem incluir bolhas dolorosas ou feridas abertas (úlceras) dentro ou ao redor da boca (herpes labial).

As pessoas infectadas geralmente experimentam uma sensação de formigamento, coceira ou queimação ao redor da boca antes do aparecimento de feridas.

Esses sintomas podem ocorrer periodicamente e a frequência varia de pessoa para pessoa.

O herpes genital pode ser assintomático ou apresentar sintomas leves que passam despercebidos. Quando ocorrem os sintomas, o herpes genital é caracterizado por uma ou mais bolhas ou úlceras genitais ou anais.

Além disso, os sintomas de uma nova infecção geralmente incluem febre, dores no corpo e gânglios linfáticos inchados. Após um episódio inicial, que pode ser grave, os sintomas podem voltar.

herpes genital causado pelo HSV-1 normalmente não se repete com frequência. Com o HSV-2, os sintomas recorrentes são comuns. No entanto, as recorrências costumam ser menos graves do que o primeiro episódio e tendem a diminuir com o tempo.

Herpes – Transmissão

O HSV-1 é transmitido principalmente pelo contato com o vírus em feridas, saliva ou superfícies dentro ou ao redor da boca. Menos comumente, o HSV-1 pode ser transmitido para a área genital através do contato oral-genital para causar herpes genital. Pode ser transmitida por superfícies orais ou cutâneas que parecem normais; no entanto, o maior risco de transmissão ocorre quando há feridas ativas. As pessoas que já têm HSV-1 não correm o risco de reinfecção, mas ainda correm o risco de adquirir o HSV-2.

O HSV-2 é transmitido principalmente durante o sexo através do contato com superfícies genitais ou anais, pele, feridas ou fluidos de alguém infectado com o vírus. O HSV-2 pode ser transmitido mesmo que a pele pareça normal e geralmente é transmitido na ausência de sintomas.

Em raras circunstâncias, o herpes (HSV-1 e HSV-2) pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto, causando herpes neonatal.

Fonte: www.who.int/www.plannedparenthood.org/www.thehealthboard.com/www.encyclopedia.com/www.medicalnewstoday.com/familydoctor.org/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.