Breaking News
Home / Saúde / Infecção Renal

Infecção Renal

PUBLICIDADE

Infecção renal – O que é

As infecções renais são causadas por bactérias ou vírus nos rins. Eles são considerados graves e devem ser tratados imediatamente.

As infecções renais podem afetar ambos ou apenas um dos seus rins. A infecção renal é um tipo de infecção do trato urinário.

A infecção no trato urinário pode envolver o trato inferior, especialmente a bexiga (cistite), a próstata (prostatite) ou o trato superior e o rim (pielonefrite). Geralmente é uma infecção bacteriana.

A doença ocorre em cerca de três a sete em cada 10.000 pessoas nos Estados Unidos. A ocorrência em mulheres grávidas é de cerca de 2 por cento. É facilmente tratável se diagnosticado precocemente.

Uma bactéria chamada Escherichia Coli (E Coli) causa cerca de 90% das infecções renais. As bactérias migram dos genitais através da uretra (o tubo que remove a urina do corpo) para a bexiga e sobem pelos tubos (ureteres) que conectam a bexiga aos rins.

Algumas bactérias, como infecções por estafilococos, podem entrar nos rins a partir da corrente sanguínea.

Em síntese: as infecções renais geralmente resultam de uma infecção no trato urinário que se espalha para um ou ambos os rins. Infecções renais podem ser repentinas ou crônicas.

Eles geralmente são dolorosos e podem ser fatais se não forem tratados imediatamente.

O termo médico para uma infecção renal é pielonefrite.

Infecção renal – Doença

Os rins são dois órgãos em forma de feijão. Cada rim é do tamanho de um punho. Seus rins filtram água e resíduos extras do sangue e produzem urina.

doença renal significa que seus rins estão danificados e não podem filtrar o sangue da maneira que deveriam.

Você está em maior risco de doença renal se tiver diabetes ou pressão alta. Se você tiver insuficiência renal, os tratamentos incluem transplante de rim ou diálise. Outros problemas renais incluem lesão renal aguda, cistos renais, pedras nos rins e infecções renais.

Doença Renal Crônica – O que é

Rins

doença renal crônica significa que seus rins estão danificados e não podem filtrar o sangue da maneira que deveriam.

A doença é chamada de “crônica” porque o dano aos rins ocorre lentamente durante um longo período de tempo. Esse dano pode fazer com que os resíduos se acumulem em seu corpo.

doença renal crônica também pode causar outros problemas de saúde.

O principal trabalho dos rins é filtrar água extra e resíduos do sangue para produzir urina. Para manter seu corpo funcionando corretamente, os rins equilibram os sais e minerais – como cálcio, fósforo, sódio e potássio – que circulam no sangue. Seus rins também produzem hormônios que ajudam a controlar a pressão arterial, produzem glóbulos vermelhos e mantêm os ossos fortes.

doença renal muitas vezes pode piorar com o tempo e pode levar à insuficiência renal. Se seus rins falharem, você precisará de diálise ou transplante de rim para manter sua saúde.

Quanto mais cedo você souber que tem doença renal, mais cedo poderá fazer alterações para proteger seus rins.

Infecção renal – Sintomas

Vários sintomas podem indicar ao seu médico que você pode ter uma infecção nos rins. Quanto mais graves os sintomas, maior a probabilidade de a infecção envolver o rim.

Os sintomas de uma infecção renal incluem:

Febre
Arrepios
Vomitar
Sentindo-se mal do estômago
Dor na parte inferior das costas, um ou ambos os lados ou na virilha
Urinar (fazer xixi) com mais frequência do que o normal
Sentindo que você tem que urinar mesmo se você acabou de ir
Dor ou ardor ao urinar
Sangue ou pus (líquido espesso, branco ou amarelo) na urina
Urina que está turva ou cheira mal
Diarreia

Se você notar algum desses sintomas, entre em contato com seu médico imediatamente.

Infecção renal – Causa

As bactérias ou vírus que causam infecções renais geralmente vêm de outra parte do trato urinário, como a bexiga, os ureteres (os tubos que conectam os rins à bexiga) ou a uretra (o tubo pelo qual a urina passa para sair do corpo) e espalhar para os rins. Menos comumente, as bactérias ou vírus vêm de uma infecção em outra parte do corpo.

A infecção renal também pode ocorrer se o fluxo de urina através do trato urinário estiver bloqueado. Isso pode acontecer devido a:

Pedras nos rins
Uma próstata aumentada
Um problema com a forma do trato urinário que dificulta a passagem da urina

Uma infecção renal não é contagiosa – você não pode pegar uma de outra pessoa ou espalhar uma infecção renal se tiver uma.

Quem tem mais probabilidade de ter uma infecção renal?

Qualquer pessoa pode ter uma infecção renal, mas é mais comum em algumas pessoas, como:

Mulheres: A uretra de uma mulher é mais curta que a de um homem. Ter uma uretra mais curta facilita a entrada de bactérias no trato urinário. A uretra também está mais próxima do ânus (onde as fezes saem) nas mulheres. As bactérias podem se espalhar do ânus ou da vagina para a uretra e, em seguida, percorrer o trato urinário. As mulheres grávidas são ainda mais propensas a ter uma infecção renal.
Pessoas com diabetes
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido: Isso pode ser causado por uma doença, como diabetes ou HIV, ou por certos medicamentos chamados imunossupressores. As pessoas que fizeram um transplante de rim ou outro transplante de órgão tomam imunossupressores.
Pessoas que têm danos nos nervos ou na medula espinhal que os impedem de sentir dor no trato urinário e ao redor: isso pode impedi-los de perceber os sintomas de uma infecção da bexiga, o que pode levar a uma infecção nos rins.
Pessoas que usam um cateter (um tubo fino e flexível) para drenar a urina da bexiga
Pessoas com refluxo vesicoureteral: Pessoas com pessoas com refluxo vesicoureteral têm trato urinário que permite que a urina flua para trás da bexiga para os rins.

Infecção renal – Diagnóstico

Dois exames laboratoriais comuns são realizados para diagnosticar infecções renais (pielonefrite). Uma amostra de urina é examinada ao microscópio para determinar se estão presentes glóbulos brancos e/ou vermelhos.

A urina também é enviada ao laboratório para ver se as bactérias crescem em uma cultura de urina. Se uma pessoa estiver muito doente, as hemoculturas também podem ser enviadas.

A cepa de bactérias que são cultivadas determinará o tipo de terapia usada em seu tratamento.

pielonefrite (infecções renais) geralmente pode ser tratada sem estudos de raios-X, a menos que seu médico suspeite que possa haver um problema de adição.

A tomografia computadorizada produz imagens de estruturas e órgãos e essas varreduras geralmente são feitas sem contraste (corante). Às vezes, uma ultrassonografia renal pode ser suficiente para avaliação.

Infecção renal – Tratamento

Um médico tratará a doença com base em seu exame. Ele ou ela pode iniciar o paciente no tratamento padrão de um curso de antibióticos antes que os resultados dos exames laboratoriais estejam disponíveis.

A medicação pode mudar assim que a cepa exata da bactéria for revelada pelos testes de laboratório.

Se o tratamento for eficaz, o paciente deve se sentir melhor em dois a três dias. Caso contrário, seu médico começará a procurar problemas adicionais. A maioria dos tratamentos com antibióticos dura 14 dias e é essencial que os pacientes tomem as pílulas conforme recomendado durante os 14 dias completos, embora os sintomas possam desaparecer após alguns dias.

O desaparecimento dos sintomas não significa que todas as bactérias são mortas. Alguns podem permanecer e a infecção pode reaparecer.

Há também uma preocupação de que as bactérias que permanecem possam desenvolver resistência ao medicamento. Por alguma razão, a doença é mais difícil de tratar nos homens e eles podem ter que tomar medicamentos por até seis semanas. Pacientes com doença grave, aqueles que apresentam náuseas e vômitos significativos, febre alta, dor significativa e sinais de desidratação podem ser hospitalizados por alguns dias enquanto os antibióticos são administrados por via intravenosa.

Amostras de urina são coletadas após cerca de seis semanas de tratamento e examinadas para garantir que a infecção bacteriana seja erradicada.

Fonte: www.niddk.nih.gov/www.kidneyfund.org/my.clevelandclinic.org/healthline.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gangrena

PUBLICIDADE Gangrena – O que é A gangrena é uma condição perigosa e potencialmente fatal que ocorre …

Disenteria

PUBLICIDADE Disenteria – Definição A disenteria é um termo geral para um grupo de distúrbios gastrointestinais caracterizados …

Varíola do Macaco

PUBLICIDADE Varíola do Macaco – O que é A Varíola do Macaco não é uma doença nova. …