Breaking News
Home / Saúde / Triglicerídeos

Triglicerídeos

PUBLICIDADE

Definição médica de triglicerídeos

Triglicerídeos: a principal forma de gordura armazenada pelo corpo. Um triglicerídeo consiste em três moléculas de ácido gordo combinadas com uma molécula do álcool glicerol. Os triglicerídeos servem como espinha dorsal de muitos tipos de lipídios (gorduras). Os triglicerídeos provêm dos alimentos que comemos, além de serem produzidos pelo organismo.

Os níveis de triglicerídeos são influenciados pela ingestão recente de gordura e álcool e devem ser medidos após o jejum durante pelo menos 12 horas. É recomendado um período de abstinência de álcool antes de testar os triglicerídeos.

Os níveis elevados de triglicerídeos são considerados um fator de risco para a aterosclerose (endurecimento das artérias) porque muitas das lipoproteínas contendo triglicerídeos que transportam gordura na corrente sanguínea também transportam o colesterol, um contribuinte conhecido para a aterosclerose.

Triglicerídeos

Os níveis de triglicerídeos marcadamente altos (superiores a 500 mg / dl) podem causar inflamação do pâncreas (pancreatite). Portanto, esses níveis altos devem ser tratados de forma agressiva com dietas e medicamentos com baixo teor de gordura, se necessário.

A palavra “triglicerídeos” reflete o fato de que um triglicerídeo consiste em três (“tri-“) moléculas de ácido gordo combinadas com uma molécula de glicerol com álcool (“glicérido”) que serve como espinha dorsal em muitos tipos de lipídios (gorduras ).

O que são Triglicerídeos?

Os triglicerídeos são a formação química de gorduras animais e vegetais. Na forma molecular, três moléculas de ácidos graxos combinam com glicerol para formar triglicerídeos. No corpo humano, estes são transportados através do plasma sanguíneo, e as moléculas não utilizadas são armazenadas no corpo como gorduras.

Praticamente todas as gorduras que ocorrem naturalmente contêm triglicerídeos. No entanto, embora níveis mais elevados do que os normais destas lipoproteínas sejam considerados medicinais inseguros, uma ingestão normal é encorajada. Ambos os carboidratos e as proteínas fornecem energia para o corpo. Os triglicerídeos fornecem duas vezes isso.

Estes ácidos graxos não são apenas presentes no corpo através do consumo de gorduras, mas também pelo consumo de carboidratos. A maioria dos carboidratos são naturalmente transformados em triglicerídeos pelo corpo. Portanto, uma dieta com baixo teor de gordura, mas alta em carboidratos, pode servir para aumentar os níveis.

Uma dieta baixa em carboidratos geralmente ajuda a diminuir os níveis do corpo, embora este tipo de dieta não seja bom para todos. Muitos nutricionistas incentivam o consumo de gorduras e carboidratos com moderação. Práticas dietéticas saudáveis costumam concentrar-se em controle de porções e uma ingestão equilibrada de proteínas e carboidratos complexos.

Embora os níveis elevados estejam associados a um risco aumentado de doença cardíaca, geralmente não são uma causa primária. Geralmente, o corpo também deve ter um alto nível de lipoproteínas de baixa densidade ( LDL ) e um nível inferior ao normal de lipoproteínas de alta densidade ( HDL ), para aumentar o risco de endurecimento das artérias, aterosclerose , ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral . Uma análise química dos níveis de LDL e HDL fornece um indicador melhor para o risco de doença cardíaca do que a contagem de triglicerídeos. No entanto, a triagem de exames de sangue para LDL e HDL também fornece uma contagem de triglicerídeos.

Embora apenas suspeite de doença cardíaca, os níveis excessivos estão diretamente ligados à obesidade e à pancreatite . A pancreatite causa dor severa no estômago, que dura dois a três dias. A pancreatite crônica pode resultar em dor a longo prazo, diarréia e náuseas. A dor pode piorar após grandes refeições. A forma crônica é difícil de tratar, portanto, diminuir os níveis faz sentido para evitar esta condição.

A American Heart Association (AHA) estabeleceu as seguintes diretrizes para os níveis de triglicerídeos:

Os níveis normais são inferiores a 150 miligramas por decilitro.

O limite inferior é 150-199mg / dl.

High é 200-499 mg / dl.

Muito alto é 500 ou acima.

A AHA também recomenda uma dieta sensata, cessação do tabagismo e exercício diário durante pelo menos 30 minutos para reduzir os níveis de triglicerídeos.

Triglicerídeos HDL

Por outro lado, é benéfico aumentar o colesterol HDL porque leva o colesterol dos tecidos do corpo ao fígado para eventual eliminação.

Um teste padrão de colesterol tipicamente inclui a avaliação dos níveis de HDL, LDL e triglicerídeos. Se um indivíduo tem níveis elevados de colesterol ruim e triglicerídeos, ele pode receber prescrição de niacina.

Teste de triglicerídeos

O jejum de comida para pelo menos oito a 12 horas antes do teste livra o corpo de produtos químicos e permite a quebra de alimentos que poderiam distorcer as leituras de triglicérides. Um teste de triglicerídeos é, em muitos aspectos, um indicador de saúde geral em termos de quais gorduras saudáveis e não saudáveis estão presentes.

Assim, é agora orientados para jejum durante 14 horas antes de ter tirado sangue para testes de triglicéridos. Além disso, deve-se evitar o álcool com pelo menos 24 horas de antecedência, uma vez que pode causar um aumento transitório substancial nos níveis de triglicerídeos.

Causa

As causas mais comuns de triglicerídeos elevados são obesidade e diabetes mal controlada. Se você está com excesso de peso e não está ativo, você pode ter triglicerídeos altos, especialmente se você comer uma grande quantidade de carboidratos ou alimentos açucarados ou beber muito álcool. O consumo abusivo de álcool pode causar picos perigosos nos níveis de triglicerídeos que podem desencadear a inflamação do pâncreas (pancreatite).

Outras causas de triglicerídeos elevados incluem hipotireoidismo, doença renal e certos distúrbios lipídicos hereditários.

A terapia com estrogênio, que pode ser usada para sintomas de menopausa, também pode aumentar os níveis de triglicerídeos. Certos medicamentos também podem aumentar os triglicerídeos.

Estes medicamentos incluem:

Tamoxifeno.
Esteróides.
Bloqueadores beta.
Diuréticos.
Pílulas anticoncepcionais.

Os triglicerídeos altos raramente ocorrem por conta própria. Eles geralmente são associados a outras condições.

Quais são as Causas dos Triglicerídeos Elevados?

Existem várias causas de triglicerídeos elevados, que são as gorduras necessárias encontradas na corrente sangüínea que ajudam a fornecer energia para o corpo.

Os triglicerídeos altos, porém, acompanham o colesterol elevado e podem aumentar significativamente o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Por esse motivo, é importante identificar as causas de triglicerídeos elevados e tentar mantê-los dentro dos limites normais através da dieta e do exercício.

As causas de triglicerídeos elevados incluem doenças, medicação, dieta e hereditariedade. Alguns desses não podem ser alterados, mas as mudanças de estilo de vida podem ajudar a reduzir o colesterol e diminuir os triglicerídeos ao mesmo tempo. Hipotiroidismo, doença renal e diabetes são três das causas mais comuns de triglicerídeos altos, por isso é importante gerenciar essas condições e sempre seguir as instruções do médico. Medicamentos como pílulas anticoncepcionais, betabloqueadores, diuréticos e esteróides, entre outros, também causam altos níveis de triglicerídeos.

Claro, a dieta é uma das principais causas de triglicerídeos altos e uma das mais facilmente alteradas. Dietas ricas em gordura e açúcar causam colesterol elevado e triglicerídeos, por isso é importante limitar gorduras, açúcares, alimentos processados e refrigerantes, por exemplo. Uma dieta melhor para evitar triglicerídeos elevados, bem como para reduzir os níveis de colesterol, é uma dieta composta principalmente por frutas, vegetais e grãos integrais. A carne vermelha deve ser evitada e substituída com frango e peixe o máximo possível; Além disso, mude para queijos com baixo teor de gordura e leite desnatado.

Além disso, o exercício pode fazer uma grande diferença nos níveis de triglicerídeos. Quando alguém perde peso, a pressão arterial, o colesterol e os triglicerídeos geralmente diminuem, o que reduz o risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca. O exercício aeróbio é a melhor maneira de perder peso e melhorar a saúde geral; andar de bicicleta, correr, nadar ou usar máquinas aeróbicas em um centro de fitness são formas eficazes de exercícios aeróbicos. Além disso, um deve parar de fumar e limitar a ingestão de álcool.

Os triglicerídeos altos também tendem a ocorrer com a idade, por isso é especialmente importante seguir uma dieta saudável e um programa de exercícios durante toda a vida. Se alguém está preocupado com os níveis de colesterol e triglicerídeos, um exame de sangue simples administrado por um médico pode determinar se eles são motivo de preocupação. Os níveis normais de triglicerídeos são considerados inferiores a 150; A linha limita cai entre 150 e 200, enquanto que qualquer coisa acima de 200 é determinada como alta em perigosamente alta. Um médico pode ser capaz de fazer alterações nos medicamentos para ajudar a baixar os triglicerídeos muito altos também.

Sintomas

Os triglicerídeos elevados por si só não causam sintomas. Se seus triglicerídeos altos são causados por uma condição genética, você pode ter depósitos gordurosos visíveis sob a pele chamada xantomas.

Em casos raros, pessoas com níveis muito elevados de triglicerídeos podem desenvolver inflamação do pâncreas (pancreatite), que pode causar dor abdominal repentina e grave, perda de apetite, náuseas e vômitos e febre.

Qual a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

Triglicerídeos e colesterol são tipos separados de lipídios que circulam em seu sangue. Os triglicerídeos armazenam calorias não utilizadas e fornecem energia corporal e o colesterol é usado para construir células e certos hormônios. Como os triglicerídeos e o colesterol não podem se dissolver no sangue, eles circulam por todo o corpo com a ajuda de proteínas que transportam os lipídios (lipoproteínas).

Fonte: www.webmd.com/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Homocistinuria

Homocistinúria

PUBLICIDADE Definição A homocistinúria faz com que os níveis do aminoácido homocisteína se acumulem no sangue e …

Diástase

Diástase abdominal

PUBLICIDADE Como ocorre a diastase abdominal? Durante a gravidez, o corpo da mulher pode sofrer …

Sudamina

PUBLICIDADE Sudamina é uma erupção transitória de pequenas vesículas translúcidas causada pela retenção de suor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.