Varizes

PUBLICIDADE

Varizes – Definição

As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas que aparecem com mais frequência nas pernas.

As varizes são veias logo abaixo da superfície da pele (veias superficiais) que estão inchadas com sangue e que se tornam retorcidas e doloridas.

As varizes são vasos sanguíneos inchados que aparecem logo abaixo da superfície da pele na parte inferior do corpo. Quando as paredes das veias estão fracas e as válvulas não estão funcionando direito, o sangue volta para a veia. Isso causa as protuberâncias azuis e roxas que você vê nas pernas, pés ou tornozelos. Várias opções de tratamento podem funcionar, mas as varizes podem retornar.

As varizes não são consideradas uma condição médica séria. Mas, eles podem ser desconfortáveis e podem levar a problemas mais sérios. E, como podem ser muito perceptíveis, podem fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis ou constrangidas.

Varizes – O que são

As varizes são vasos sanguíneos que se tornaram dilatados. Eles aparecem classicamente nas extremidades – principalmente nas pernas – e, com o tempo, tornam-se torcidos e elevados, tornando-os claramente visíveis nas panturrilhas e nos pés. Uma variação, vasinhos, é causada pelo mesmo processo.

Esta condição aparece mais comumente na parte inferior das pernas porque esta área é ideal para sua formação. À medida que o sangue circula pelo corpo, as veias da parte inferior das pernas devem trabalhar muito para empurrar o sangue para o coração, já que o sangue deve resistir à gravidade. Com o tempo, as válvulas nas veias se soltam, permitindo que o sangue se acumule nas veias e fazendo com que elas se distendam. Quando isso acontece, as veias perdem sua elasticidade, tornando-se inchadas e irregulares.

Essas protuberâncias azuis ou roxas geralmente aparecem nas pernas, pés e tornozelos. Eles podem ser dolorosos ou com coceira. Os vasinhos, que podem circundar as veias varicosas, são linhas vermelhas ou roxas menores que aparecem perto da superfície da pele.

Não há problemas médicos imediatos associados às veias varicosas. As pessoas geralmente optam por tratá-las porque as veias excessivamente dilatadas podem causar desconforto e aparência feia. Em alguns casos, as pessoas podem sentir dor, coceira ou latejamento nas extremidades inferiores e, ocasionalmente, feridas ulcerosas podem se formar. As feridas requerem atenção médica, pois indicam um problema médico subjacente.


As varizes são vasos sanguíneos dilatados que se projetam para fora da pele

As pessoas podem reduzir o risco de desenvolver problemas venosos mantendo-se ativas, usando roupas largas e garantindo que não fiquem em pé ou sentadas por longos períodos.

As pessoas com excesso de peso também parecem estar em maior risco de desenvolver esse problema, assim como as mulheres grávidas.

Elevar periodicamente as pernas na posição sentada também pode ajudar o sangue a circular mais facilmente, mantendo as válvulas das veias em bom estado.

Uma vez que as varizes começam a aparecer, existem várias opções de tratamento. Algumas pessoas optam por não fazer nada, aceitando esse problema como parte do processo de envelhecimento.

Outros podem optar por usar roupas de compressão, que podem ajudar, e praticar exercícios. Eles também podem ser tratados com procedimentos como uma injeção de escleroterapia, na qual uma substância é injetada nas veias para apertá-las e fechá-las. As veias ofensivas também podem ser removidas na remoção de veias ou fechadas com lasers e outros tratamentos cirúrgicos.

Como essa condição é considerada feia em muitas culturas, há uma variedade de produtos no mercado que pretendem eliminá-la. As pessoas devem pensar cuidadosamente antes de usar tais produtos, pois podem ser inúteis na melhor das hipóteses ou potencialmente perigosos. Se as varizes forem um problema, um profissional médico pode sugerir opções de tratamento, incluindo formas de medicina alternativa que podem ser eficazes.

Varizes – Descrição

As varizes, também chamadas de varicosidades, são vistas com mais frequência nas pernas, embora possam ser encontradas em outras partes do corpo. Na maioria das vezes, eles aparecem como vasos irregulares e sinuosos logo abaixo da superfície da pele.

Existem três tipos de veias: veias superficiais que ficam logo abaixo da superfície da pele; veias profundas que são grandes vasos sanguíneos encontrados profundamente dentro dos músculos; e veias perfurantes que ligam as veias superficiais às veias profundas.

As veias superficiais são os vasos sanguíneos mais frequentemente afetados por esta condição e são as veias que são visíveis quando a condição varicosa se desenvolveu.

As paredes internas das veias possuem válvulas que abrem e fecham em resposta ao fluxo sanguíneo. Quando o ventrículo esquerdo do coração empurra o sangue para a aorta, produz o pulso de alta pressão do batimento cardíaco e empurra o sangue por todo o corpo. Entre os batimentos cardíacos, há um período de baixa pressão arterial. Durante este período, o sangue nas veias é afetado pela gravidade e quer fluir para baixo. As válvulas nas veias impedem que isso aconteça. As varizes começam quando uma ou mais válvulas não fecham. A pressão sanguínea nessa seção da veia aumenta, causando a falha de válvulas adicionais. Isso permite que o sangue se acumule e estique as veias, enfraquecendo ainda mais as paredes das veias.

As paredes das veias afetadas perdem sua elasticidade em resposta ao aumento da pressão sanguínea. À medida que os vasos enfraquecem, mais e mais válvulas não conseguem fechar adequadamente.

As veias tornam-se maiores e mais largas ao longo do tempo e começam a aparecer como correntes irregulares e sinuosas sob a pele. Varicosidades também podem se desenvolver nas veias profundas.

As varizes nas veias superficiais são chamadas de varicosidades primárias, enquanto as varicosas nas veias profundas são chamadas de varicosidades secundárias.

Varizes – Causas e Sintomas


Varizes

As varizes têm várias causas diferentes; estilo de vida e fatores hormonais desempenham um papel. Algumas famílias parecem ter maior incidência de varizes, indicando que pode haver um componente genético para esta doença. As varizes são progressivas; à medida que uma seção de uma veia enfraquece, ela causa aumento da pressão nas seções adjacentes da veia.

Essas seções geralmente desenvolvem varicosidades. As varizes podem aparecer após a gravidez, tromboflebite, fraqueza congênita dos vasos sanguíneos ou obesidade, mas não estão limitadas a essas condições.

Edema do tecido circundante, tornozelos e panturrilhas geralmente não é uma complicação das veias varicosas primárias (superficiais). Quando o edema se desenvolve, geralmente indica que as veias profundas podem ter varicosidades ou coágulos.

As varizes são um problema comum. Mais de 80 milhões de americanos experimentam os sintomas e complicações das veias varicosas, incluindo 10% a 15% dos homens e 20% a 25% das mulheres.

Os sintomas podem incluir dor, coceira ou sensação de queimação, especialmente quando em pé. Em alguns casos, com veias cronicamente ruins, pode haver uma descoloração acastanhada da pele ou úlceras (feridas abertas) perto dos tornozelos. Uma condição frequentemente associada a varizes são as varizes. As veias de explosão de aranha são veias muito pequenas que são aumentadas.

Elas podem ser causadas pela contrapressão das veias varicosas, mas também podem ser causadas por outros fatores. Frequentemente estão associadas à gravidez e podem existir fatores hormonais associados ao seu desenvolvimento. Eles são principalmente de interesse cosmético e não apresentam nenhuma preocupação médica.

Varizes – Diagnóstico

As veias varicosas geralmente podem ser vistas. Nos casos em que há suspeita de varizes, o médico pode frequentemente detectá-las por palpação (pressionando com os dedos).

O médico examinará as veias enquanto o paciente estiver primeiro em pé e uma segunda vez enquanto o paciente estiver deitado.

Raios X ou exames de ultrassom podem detectar varizes nas veias profundas e perfurantes e descartar coágulos sanguíneos nas veias profundas. Um instrumento Doppler portátil é agora a ferramenta de diagnóstico preferida para avaliar as veias da perna.

Varizes – Tratamento


Varizes

Não há cura para as varizes.

O tratamento se divide em duas classes: alívio dos sintomas e remoção das veias afetadas. O alívio dos sintomas inclui medidas como o uso de meias elásticas, que comprimem as veias e as mantêm no lugar.

Essa pressão evita que as veias se alonguem e limita a dor. Outras medidas incluem sentar-se, usar um banquinho para apoiar os pés ao sentar, evitar ficar em pé por longos períodos de tempo e levantar as pernas sempre que possível. Essas medidas funcionam reduzindo a pressão sanguínea nas veias das pernas.

A posição prolongada permite que o sangue se acumule sob alta pressão nas veias varicosas. Exercícios como caminhar, andar de bicicleta e nadar são benéficos. Quando as pernas estão ativas, os músculos das pernas ajudam a bombear o sangue nas veias. Isso limita a quantidade de sangue que se acumula nas veias varicosas e reduz alguns dos sintomas, mas não interrompe a doença.

A fitoterapia pode ser útil no tratamento de varizes. Óleos essenciais de cipreste e gerânio ou extratos de sementes de castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) são massageados nas pernas, acariciando para cima em direção ao coração. Deve-se evitar a aplicação em pele lesada e massagem diretamente nas veias varicosas.

A castanha-da-índia também pode ser tomada por via oral e os biotavenóides são usados para aumentar a estabilidade vascular. No final de 2001, um novo produto derivado do escinato, uma substância química encontrada na castanha-da-índia, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) (Administração de Alimentos e Medicamentos) para uso tópico no tratamento de varizes e vasinhos. O novo produto, vendido com o nome de gel Essaven, reduz o edema. Pode ser aplicado sob meias de apoio, se desejado.

Beber sucos de frutas frescas, especialmente os de frutas vermelhas escuras (cerejas, amoras e mirtilos) pode ajudar a tonificar e fortalecer as paredes das veias. A enzima bromelaína, encontrada no suco de abacaxi, pode ajudar na prevenção de coágulos sanguíneos associados ao acúmulo de sangue nas pernas.

Exercícios de respiração profunda executados deitado com as pernas elevadas podem ajudar a gravidade na circulação do sangue das pernas. O fluxo de sangue fresco nas pernas pode ajudar a aliviar qualquer dor.

Varizes – Prevenção


Varizes

Embora os fatores genéticos desempenhem um papel significativo no desenvolvimento das varizes, a natação e outros exercícios para aumentar a circulação nas pernas ajudam a prevenir as varizes.

As medidas preventivas são especialmente importantes durante a gravidez, quando o peso adicional do feto e da placenta pode exercer pressão sobre as pernas e os pés da mãe.

Você pode não ser capaz de prevenir varizes. Você pode reduzir suas chances de desenvolvê-los vivendo um estilo de vida ativo e saudável.

Os profissionais de saúde recomendam muitas das mesmas medidas para prevenir e tratar varizes:

Evite longos períodos em pé: para estimular o fluxo sanguíneo, faça pausas regulares para se alongar e caminhar, especialmente se você tiver um trabalho que exija que você fique de pé.
Eleve as pernas: levantar os pés acima da cintura ajuda o sangue a fluir para o coração.
Mantenha um peso saudável: livrar-se do excesso de peso reduz a pressão dentro dos vasos sanguíneos.
Pare de fumar: Fumar danifica os vasos sanguíneos, diminui o fluxo sanguíneo e causa uma ampla gama de problemas de saúde.
Mantenha-se ativo: para melhorar a circulação, mova-se com frequência e evite ficar parado por períodos prolongados.
Experimente meias de compressão: Meias de apoio e meia-calça comprimem as veias e ajudam o sangue a circular, o que pode evitar que as varizes piorem.
Use roupas adequadas: para estimular o fluxo sanguíneo, verifique se o cós não está muito apertado.

Varizes – Complicações


Varizes

As varizes podem causar úlceras (feridas abertas), sangramento e descoloração da pele se não forem tratadas. Veias varicosas severas podem ser um sinal de insuficiência venosa crônica.

Essa condição afeta a capacidade das veias de bombear sangue para o coração.

As pessoas que têm varizes podem ser mais propensas a desenvolver coágulos sanguíneos. É importante informar o seu médico sobre varizes.

Seu médico deve avaliar e monitorar você quanto a distúrbios de coagulação, como:

Tromboflebite superficial: coágulos sanguíneos podem se formar dentro das veias varicosas, causando uma condição chamada trombose venosa superficial ou tromboflebite superficial. A tromboflebite é dolorosa, mas geralmente não é perigosa. Também é tratável.
Trombose venosa profunda (TVP): Pessoas com varizes têm maior risco de trombose venosa profunda, um coágulo de sangue em uma veia no fundo do corpo.
Embolia pulmonar: um coágulo de sangue em seu corpo (geralmente resultante de TVP) pode se alojar em seu pulmão. A embolia pulmonar é uma condição com risco de vida que requer tratamento imediato.

Fonte: www.vascsurg.org/www.pvss.org/www.nlm.nih.gov/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/www.med.umich.edu/www.verywellhealth.com/www.besenreiser-krampfaderfrei.de

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.