Hipotensão postural

PUBLICIDADE

Hipotensão postural – Definição

Hipotensão postural é uma queda na pressão sanguínea (hipotensão), devido a uma alteração na posição do corpo (postura) quando uma pessoa se move para uma posição mais vertical: de sentado para permanente ou de se deitar para sentado ou de pé.

A hipotensão postural é mais comum em pessoas idosas.

A mudança de posição provoca uma redução temporária no fluxo sanguíneo e, portanto, uma falta de oxigênio para o cérebro. Isso leva a tontura e, às vezes, um episódio de “black out”, uma perda de consciência.

O teste de inclinação pode ser usado para confirmar a hipotensão postural. O teste da mesa inclinada envolve colocar o paciente em uma mesa com apoio para os pés.

A mesa é inclinada para cima e a pressão arterial e pulso são medidos enquanto os sintomas são registrados em várias posições.

Nenhum tratamento é necessário para a hipotensão postural. Se alguém com hipotensão postural desmaiar, ele recuperará a consciência simplesmente sentado ou deitado.

A partir de então, a pessoa é aconselhada a agir com cautela e a retardar o processo de mudar de posição, de mentir para sentada, para de pé.

Essa técnica simples pode permitir que o corpo se ajuste à nova posição e permita que os nervos circulem pelas pernas para se ajustarem mais lentamente na pessoa idosa.

Hipotensão postural – O que é

hipotensão postural é uma forma de pressão arterial baixa que ocorre quando alguém transita de uma posição deitada ou sentada para uma posição em pé muito rapidamente.

Muitas pessoas experimentam hipotensão postural em algum momento de suas vidas, e há uma série de razões pelas quais as pessoas podem experimentar essa forma de pressão arterial baixa.

No entanto, existem alguns casos em que pode ser motivo de preocupação, pois pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente, caso em que pode ser uma boa ideia consultar um médico.

Também conhecida como hipotensão ortostática, a hipotensão postural ocorre porque o sangue se acumulou nas extremidades inferiores. Quando alguém se levanta muito de repente, o cérebro experimenta uma escassez momentânea de sangue antes que o sistema circulatório volte a funcionar para corrigir o problema. Como resultado, alguém pode sentir-se tonto, atordoado, eufórico ou simplesmente estranho quando muda de posição de repente. A sensação é geralmente fugaz.


Hipotensão postural – Ortostática

hipotensão ortostática é mais comum em idosos, pessoas com diabetes e indivíduos com sistemas de circulação deficientes.

Também pode acontecer aos atletas se eles se exercitarem e se sentarem; os vasos sangüíneos dilatados facilitarão o acúmulo de sangue nas extremidades inferiores e, como resultado, quando ficarem de pé, sofrerão hipotensão postural. Isso pode ser evitado sempre resfriando após o exercício para dar ao corpo a chance de se acostumar, por assim dizer, às exigências de exercícios pesados.

Processos de doença subjacentes também podem causar hipotensão postural.

Lesões na medula espinhal também foram associadas a esse sintoma, assim como anemia e hipovolemia. A hipovolemia é uma maneira elegante de dizer “baixo volume de sangue ” e geralmente ocorre porque alguém sofreu uma perda de sangue. Quando menos sangue circula, pode ser difícil para o corpo compensar as mudanças posicionais e, assim, a hipotensão postural é mais comum.

O surto ocasional de hipotensão postural não é nada para se preocupar.

No entanto, se começar a acontecer muito ou se os sintomas parecerem persistentes, é uma boa ideia conversar com um médico.

O médico pode realizar alguns testes para saber mais sobre o motivo e fazer algumas recomendações de tratamento para resolver a hipotensão postural e, idealmente, a causa subjacente.

Às vezes, a recomendação pode ser tão simples quanto levantar-se lentamente ou contrair os músculos abdominais enquanto se levanta.

Isso parece ajudar na hipotensão da postura quando os pacientes a experimentam como um simples subproduto do envelhecimento ou que vivem com uma doença crônica.

Hipotensão ortostática


Hipotensão postural – Ortostática

Uma sensação de tontura ou náusea ao mudar a posição do corpo é conhecida como hipotensão ortostática ou hipotensão postural.

A condição é causada pela queda súbita da pressão sanguínea que faz com que a pessoa tenha tontura de curto prazo.

Embora não seja normalmente prejudicial por si só, a hipotensão ortostática crônica pode ser um sinal de uma condição mais grave e pode exigir atenção médica em casos graves.

Quando sentado ou deitado, o sangue tende a se acumular nas pernas, pés e regiões inferiores do corpo, drenando a parte superior do corpo do nível típico de fluxo sanguíneo. Se uma pessoa ficar repentinamente, a perda de sangue na parte superior do corpo pode se tornar aparente, causando tontura, tontura ou uma sensação de desmaio. Em casos mais sérios, isso pode levar a desmaios, vômitos ou visão turva.

A razão pela qual a hipotensão ortostática nem sempre é sentida é que o corpo tenta se proteger rapidamente da falta de sangue empregando vasoconstrição.

Este processo natural circula rapidamente o sangue pelo corpo, retornando a pressão sanguínea ao normal e prevenindo quaisquer sintomas de hipotensão ortostática.

Se um fator secundário, como uma doença ou problema no sangue, retarda o retorno do sangue para a parte superior do corpo, os sintomas podem se apresentar em formas leves ou graves.

Causas de hipotensão ortostática são bastante variadas.

Problemas de estilo de vida, como nutrição inadequada, desidratação ou insolação, podem levar a uma queda temporária da pressão arterial e causar tontura ao se levantar um problema.

Pessoas mais velhas também são mais propensas a experimentar a condição, já que seu sistema de circulação é, naturalmente, um pouco mais lento.

Certos medicamentos também podem levar à hipotensão ortostática. Pode ser um efeito colateral comum de medicamentos para pressão alta, especialmente se a medicação for tomada em grandes doses.

Muitas condições médicas, como diabetes, problemas cardíacos e doença de Parkinson, demonstraram diminuir a pressão arterial e tornar mais comum a hipotensão ortostática.

As mulheres que deram à luz recentemente e as pessoas que se submetem ao repouso no leito também são consideradas mais propensas a sentir sintomas.

Também pode ser um problema comum para pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

Se tontura ou náusea em pé é uma ocorrência constante ou freqüente, um profissional médico deve ser contatado.

Embora seja relativamente inofensiva por si só, a hipotensão ortostática pode indicar que os pacientes com essa condição geralmente incluem bloodworm, testes de estresse e testes de frequência cardíaca.

Se a pressão arterial for determinada como baixa demais para funções normais, alguns medicamentos prescritos podem ser administrados para tratar a condição.

A hipotensão ortostática pode ser leve e durar menos que alguns minutos. No entanto, a hipotensão ortostática de longa duração pode sinalizar problemas mais graves, por isso é importante consultar um médico se você se sentir tonto com frequência ao se levantar.

hipotensão ortostática ocasional (aguda) geralmente é causada por algo óbvio, como desidratação ou repouso prolongado na cama, e é facilmente tratada.

hipotensão ortostática crônica é geralmente um sinal de outro problema de saúde, portanto, o tratamento varia.

Ortostase – O que é

Ortostase é um termo que significa “em pé”. Este termo é frequentemente usado de forma intercambiável com a “hipotensão ortostática “, uma condição na qual as pessoas desenvolvem a pressão arterial baixa dentro de três minutos de repouso. Embora isso seja tecnicamente incorreto, esse uso é muito comum.

Pessoas de todas as idades podem desenvolver essa condição, mas é mais comum em idosos, devido a alterações vasculares e mudanças físicas gerais que ocorrem com a idade.

Quando alguém com essa condição se move repentinamente de uma posição deitada para a posição sentada, ou de uma posição sentada para uma posição em pé, uma queda momentânea da pressão sangüínea é sentida.

O paciente pode sentir tonturas ou vertigens. Às vezes, as pessoas experimentam vertigens e correm o risco de cair. Em alguns casos, o paciente desenvolve síncope ou desmaio, no qual há uma perda temporária de consciência que pode ser acompanhada de desorientação.

Para adultos mais velhos, a tontura e o desmaio podem ser especialmente perigosos porque o paciente pode estar em risco de uma fratura grave em uma queda.

Após o paciente ter permanecido em pé por algum tempo, a pressão baixa geralmente se resolve.

Também conhecida como hipotensão postural, a ortostase pode ser diagnosticada com o uso de um teste de inclinação da mesa.

Um médico pode suspeitar que um paciente tenha essa condição com base nos sintomas relatados pelos pacientes. Na mesa de inclinação, o paciente é movido rapidamente de uma posição deitada para a posição de pé, enquanto está preso no lugar por segurança. Se a pressão sanguínea do paciente cai como resultado do movimento, o paciente tem ortostase.

Não há tratamento para ortostase.

Os pacientes que desenvolvem essa condição são geralmente aconselhados a tomar cuidado ao transitar de uma sessão para a posição em pé e a ter cuidado ao sair da cama após uma noite de sono ou um descanso.

Movendo-se lentamente permite que o corpo se ajuste à mudança de posição, de modo que a pressão arterial permaneça relativamente estável.

Alertar amigos e familiares para o problema também pode ser recomendado para que o paciente possa receber assistência e acomodação conforme necessário.

Às vezes, um paciente pode ter essa condição como resultado de um problema médico subjacente. Se um paciente é diagnosticado com hipotensão postural, o médico pode solicitar exames médicos adicionais para avaliar a saúde geral do paciente com a finalidade de procurar quaisquer outros problemas médicos que possam estar contribuindo para problemas de pressão arterial.

Se o paciente tiver outras condições, o tratamento para estas também pode resolver o problema da pressão arterial.

Hipotensão postural – Sintomas


Hipotensão postural – Ortostática

O sintoma mais comum é tontura ou tontura quando você se levanta depois de se sentar ou deitar-se. Os sintomas geralmente duram menos de alguns minutos.

hipotensão ortostáticapostural, ocorre com mais frequência – e com sintomas mais graves – pela manhã. Isso ocorre porque a pressão arterial normalmente está mais baixa quando você acorda de manhã.

Algumas pessoas não apresentam sintomas de hipotensão ortostática. Outros acham que as temperaturas altas (do clima, febre ou até mesmo uma banheira ou chuveiro quente) pioram os sintomas.

O principal sintoma da hipotensão ortostáticapostural, é tontura ou vertigem quando você se levanta. Você deve se sentir melhor quando se sentar ou se deitar. Algumas pessoas desmaiam (síncope).

Sinais e sintomas de hipotensão ortostática incluem:

Sentindo-se tonto ou tonto depois de se levantar
Visão embaçada
Fraqueza
Desmaio (síncope)
Confusão
Náusea
Dificuldade de concentração
Dores de cabeça
Palpitações cardíacas
Falta de ar (dispneia)

Hipotensão postural – Causas

Quando você está sentado ou deitado, o sangue das veias das pernas flui facilmente para o coração. Quando você se levanta, o sangue nas pernas e nos pés tem mais dificuldade de chegar ao coração.

Há menos sangue disponível para o coração enviar aos órgãos e músculos. Como resultado, sua pressão arterial cai temporariamente.

As causas de hipotensão ortostática podem incluir:

Seu coração não consegue bombear tanto sangue quanto deveria.
Seu sistema nervoso autônomo (que geralmente traz a pressão arterial de volta ao normal) não está funcionando direito.
Você tem doença de Parkinson, demência com corpos de Lewy ou atrofia de múltiplos sistemas.
Você está deitado há muito tempo (como uma pessoa grávida em repouso na cama).
Seu volume de sangue está baixo porque você perdeu sangue ou fluidos (desidratação).
Você tem um problema com sua glândula adrenal.
Seu corpo está reagindo a um medicamento que você está tomando.

Hipotensão postural – Diagnóstico

Seu médico verificará sua pressão arterial enquanto você estiver sentado, deitado e em pé. Eles irão examiná-lo e fazer perguntas sobre seu histórico médico.

Você também pode obter um ou mais destes testes:

Exames de sangue para verificar condições como diabetes e anemia.
Ecocardiograma (eco) para verificar a ação de bombeamento do seu coração.
Eletrocardiograma (ECG) para testar alterações no ritmo cardíaco.
Teste de esforço físico para medir a frequência cardíaca durante o esforço físico.
Dispositivos portáteis de EKG (monitor Holter) para medir o ritmo cardíaco.
Teste de inclinação da mesa para medir com segurança a pressão arterial, a frequência cardíaca e o ritmo cardíaco enquanto você está deitado em uma mesa que se move da horizontal para a vertical.

Fonte: www.cdc.gov/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.bmj.com/www.nursingtimes.net/my.clevelandclinic.org/www.leedsth.nhs.uk/alpha.uscreencdn.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.