Breaking News
Home / Saúde / Abscesso

Abscesso

PUBLICIDADE

Definição

Abscesso é um conjunto de pus nos tecidos do corpo, muitas vezes acompanhada de inchaço e inflamação e frequentemente causada por bactérias.

Um abscesso cutâneo é uma massa macia geralmente cercada por uma área colorida de rosa a vermelho escuro.

Os abscessos geralmente são fáceis de serem tocados. A grande maioria deles é causada por infecções. No interior, eles estão cheios de pus, bactérias e detritos.

Doloroso e quente ao toque, os abscessos podem aparecer em qualquer lugar do corpo.

Os locais mais comuns são nas axilas, ao redor de um dente (abscesso dentário) e na virilha. Inflamação em torno de um folículo piloso também pode levar à formação de um abscesso, que é chamado de furúnculo.

Ao contrário de outras infecções, os antibióticos por si só não costumam curar um abscesso.

Em geral, um abscesso deve abrir e drenar para que melhore. Às vezes a drenagem ocorre por conta própria, mas geralmente deve ser aberta com a ajuda de uma compressa quente ou por um médico em um procedimento chamado incisão e drenagem.

O que é um Abscesso?

Abscesso

Abscesso no queixo de uma pessoa

Um abscesso é um nódulo inflamado, infectado, cheio de pus.

Comum na pele ou na boca, pode ser uma condição bastante dolorosa.

O tratamento depende da localização e gravidade do nódulo, mas, se não for tratado, uma massa pode se romper, permitindo que a infecção se espalhe.

Geralmente visto inicialmente como um nódulo rígido, um abscesso é diagnosticado com um exame visual. Para confirmar que o nódulo é supurado, uma biópsia por agulha pode ser realizada para obter uma amostra do fluido interno.

Dependendo da localização e do tamanho da massa, testes adicionais, incluindo testes de imagem, podem ser realizados para descartar outras condições.

Os que estão na boca podem exigir exames laboratoriais e radiografias para determinar um tratamento adequado.

Embora uma massa infectada possa se formar em qualquer parte do corpo, a maioria ocorre logo abaixo da superfície da pele ou dentro da boca. Iniciada pela introdução de corpos estranhos, como uma lasca de vidro ou uma infecção localizada, a resposta inflamatória do corpo pode contribuir para o problema. A área fica irritada e adota uma tonalidade avermelhada.

Indivíduos com nódulo abscesso inicialmente notam sensibilidade na área afetada.

Tal como acontece com a maioria das condições inflamatórias, o tecido retem o calor, por isso não é incomum que a área se sinta quente ao toque.

Se o nódulo está na boca, uma pessoa pode experimentar sensibilidade a temperaturas extremas e inchaço facial. À medida que a massa infectada amadurece e a infecção se move em direção à superfície da pele, ela fica como uma cabeça amarelada, como uma espinha.

Se a infecção penetrar no tecido, podem ocorrer sintomas adicionais, incluindo febre, mal-estar e outras complicações.

Os remédios são geralmente a primeira abordagem ao tratamento, especialmente se uma pessoa teve um abscesso antes e reconhece os sinais. Aplicar uma compressa morna várias vezes ao dia durante vários dias geralmente atrai a infecção para a superfície.

Se o nódulo infectado cresce sem ruptura ou quando os sintomas pioram, deve-se procurar tratamento médico.

Perfurar um abscesso com uma agulha ou apertá-lo nunca é recomendado devido ao risco de complicações sérias, incluindo lesões no tecido e aumento da infecção.

Independentemente da localização do abscesso, os antibióticos são frequentemente prescritos para controlar a infecção.

A drenagem é geralmente realizada no consultório de um profissional médico com a administração de um anestésico local. Usando um bisturi, o profissional de saúde tira a camada superior do tecido ou faz uma única incisão no nódulo para que o pus possa drenar. Normalmente, o paciente sentirá apenas uma ligeira pressão durante o procedimento. Se o tecido estiver na boca e a infecção for significativa, talvez seja necessário remover os dentes afetados.

O que causa um abscesso?

Um abscesso é um acúmulo localizado de pus. Pus é um líquido espesso que geralmente contém células brancas do sangue, tecido morto e germes (bactérias). O pus pode ser amarelo ou verde e pode ter um mau cheiro.

A causa habitual de um abscesso é uma infecção por bactérias. Certas bactérias são mais propensas a formar “pus”, pois produzem substâncias químicas (toxinas) que podem danificar os tecidos do corpo. Estes incluem Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. A infecção faz com que o sistema imunológico deflagra células brancas do sangue e substâncias químicas para combater as bactérias. Nesta ‘batalha’ morre algum tecido. Uma cavidade se forma e se enche de pus. A cavidade se torna maior se a infecção continuar e o pus não conseguir sair.

Fonte: www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.webmd.com/patient.info/kidshealth.org/en.oxforddictionaries.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.