Breaking News
Home / Saúde / Pubalgia

Pubalgia

O que é

PUBLICIDADE

Pubalgia ou Osteíte Púbica é um termo que faz referência a dor na região baixa do abdome, virilha, períneo e púbis. Tem relação basicamente com sobrecarga de exercícios, desequilíbrio da musculatura abdominal adutora e limitação dos movimentos do quadril.

Quando o estágio está avançado a dor pode se entender para as costas.

A fisioterapia é indicada para realizar o tratamento, porém se o caso for mais grave a cirurgia poderá ser indicada.

Descrito pela primeira vez em 1924, osteíte púbica tem sido conhecida como uma inflamação não infecciosa da sínfise púbis, causando vários graus de dor abdominal e pélvica.

Osteíte púbica foi descrita pela primeira vez em pacientes que tinham sido submetidos a cirurgia suprapúbica, e continua a ser uma complicação conhecida de procedimentos invasivos sobre a pélvis.

Também pode ocorrer como um processo inflamatório em atletas. A incidência e a etiologia da osteíte púbica como um processo inflamatório versus um processo infeccioso continua a alimentar o debate entre os médicos quando confrontado por um paciente que apresenta com queixa de dor abdominal ou dor pélvica e sintomas que se sobrepõem.

Causas

– Gravidez / parto
– Cirurgia ginecológica
– Cirurgia urológica
– Atividades esportivas (por exemplo, corrida, futebol, futebol, hóquei no gelo, tênis)
– Trauma
– Desordens reumatológicas
– Etiologias desconhecidas

Na era pré-antibiótica, osteíte púbica foi uma complicação ocasional de cirurgia pélvica e, em particular, da prostatectomia retropúbica.

Sobrecarga ou de formação erros:

– Exercitar em superfícies duras (como concreto)
– Exercitar em terreno irregular
– Começando um programa de exercícios depois de um longo período parado
– O aumento da intensidade do exercício ou a duração longa

Ineficiências biomecânicos:

– Distúrbios do andar
– Músculos rígidos no quadril, virilha e nádegas
– Desequilíbrios musculares
– Diferenças de comprimento das pernas

Sintomas

Os sintomas de osteíte púbica podem incluir perda de flexibilidade na região da virilha, dor maçante, dor na virilha, ou em casos mais graves, a dor aguda ao correr, chutar ou mesmo durante as atividades de rotina, como levantar-se.

Tratamento e Prevenção

Até recentemente, não havia nenhum tratamento específico para a osteíte púbica. Como acontece muitas vezes causa problemas a longo prazo, medicamentos, alongamento e fortalecimento dos músculos estabilizadores são normalmente utilizados.

A intervenção cirúrgica – tais como ressecção em cunha da sínfise púbis – é, por vezes, realizadas em casos graves, mas a sua taxa de sucesso não é alta, e a própria cirurgia pode levar a problemas pélvicos posteriores.

Pubalgia

A pubalgia, também chamada de osteíte púbica, pubeíte ou doença pubiana, nada mais é do que uma condição dolorosa da sínfise púbica ou na origem da musculatura adutora tendo grande relação com a harmonia de tais grupos musculares que piora progressivamente com o esforço físico e melhora com o repouso e fisioterapia.

A pubalgia crônica tem como principais causas o desequilíbrio da musculatura adutora do quadril gerando dessa forma uma sobrecarga em tal musculatura associado à fraqueza dos abdominais.

O diagnóstico é feito através de uma análise sintomática associada a uma minuciosa avaliação biomecânica de fatores intrínsecos, relacionados com o próprio atleta e de fatores extrínsecos, relacionados diretamente com a prática desportiva. Por apresentar sintomas pubianos e peripubianos, algumas patologias dessa região podem ser confundidas com a pubalgia, daí a importância do diagnóstico diferencial.

Os sintomas variam de um paciente para o outro, mas manifestam-se por uma dor na sínfise púbica relacionada à atividade física.

A pubalgia crônica é tratada primeiramente de maneira conservadora com repouso de atividades físicas, medicamentos e fisioterapia diariamente. Em casos mais graves, opta-se pelo tratamento cirúrgico e após 2-3 meses o atleta retorna as suas atividades progressivamente

Fonte: en.wikipedia.org/portalbiocursos.com.br

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.