Breaking News
Home / Saúde / Astigmatismo

Astigmatismo

PUBLICIDADE

Astigmatismo – Definição

O astigmatismo é causado por uma curvatura irregular da córnea que provoca uma deformação da mesma. A forma da córnea é mais ovalada do que redonda.

O astigmatismo é a visão distorcida (a imagem é focada em diferentes planos da retina do olho).

O astigmatismo é uma condição visual comum que causa visão turva. Ocorre quando a córnea (a capa transparente do olho) tem um formato irregular ou, às vezes, por causa da curvatura da lente dentro do olho.

O astigmatismo freqüentemente ocorre com outras condições de visão, como miopia (miopia) e hipermetropia (hipermetropia). Juntas, essas condições de visão são chamadas de erros de refração porque afetam a forma como os olhos se dobram ou “refratam” a luz.

O que é astigmatismo?

astigmatismo é uma condição ocular que causa visão turva ou uma sensação de que cada olho está vendo objetos de forma ligeiramente diferente. Um problema estrutural – geralmente de uma córnea ou lente com curvas desiguais – faz com que a luz que entra no olho não focalize corretamente. Este distúrbio é bastante comum, afetando cerca de 30% das pessoas em algum grau.

O tratamento nem sempre é necessário, mas quando o problema é grave, lentes de prescrição ou cirurgia podem ajudar a melhorar a visão da pessoa.

Anatomia

olho humano é geralmente uma esfera perfeitamente redonda. A luz que entra no olho é focada pela córnea e pela lente em um ponto na retina, onde a imagem é detectada e comunicada ao cérebro.

Em alguém com astigmatismo, a córnea ou o cristalino não são perfeitamente redondos; freqüentemente tem o formato de uma bola de futebol. Quando o olho não está curvado corretamente, a luz que entra no olho não pode ser focalizada em um único ponto, fazendo com que a imagem fique desfocada.

O astigmatismo é um tipo de erro de refração, o que significa que o olho não desvia a luz que entra nele para focar no local correto na retina. A miopia (miopia) e a hipermetropia (hipermetropia) também são erros de refração, causados por a córnea ser muito curva ou muito plana, respectivamente. Os olhos das pessoas com miopia focalizam a imagem na frente da retina, enquanto nas pessoas com hipermetropia focam atrás dela. As pessoas podem ter um astigmatismo e outro erro refrativo; estima-se que cerca de 2/3 das pessoas com miopia também tenham a outra condição.

Tipos

Existem diferentes tipos de astigmatismo, dependendo de qual parte do olho é irregular, onde a luz é focada e se os principais meridianos do olho são perpendiculares ou não.

Essa condição pode ser causada por um defeito na córnea ou no cristalino, embora o tipo da córnea seja mais comum.

Um olho normal focaliza uma imagem em um único ponto. Os optometristas desenham um sinal de mais (+) imaginário no centro da pupila, onde este ponto de foco deveria estar.

Esses são chamados de meridianos verticais e horizontais ou principais. Em alguém com astigmatismo, os dois meridianos não focam no mesmo ponto. Se um focar na retina e o outro não, é conhecido como simples, enquanto se ambos se concentrarem na frente ou atrás da retina, é conhecido como composto. Um ponto à frente e outro atrás é denominado misto.

Tal como acontece com a miopia e a hipermetropia, o foco na frente da retina é denominado míope e atrás é hipermetrópico. Portanto, se um meridiano focar na frente da retina enquanto o outro está nela, isso seria chamado de astigmatismo míope simples.

Quando os meridianos principais se alinham perpendicularmente – o que significa que eles se encontram em um ângulo de 90 ° – é conhecido como astigmatismo “regular”. Se o ângulo estiver errado, é chamado de “irregular” e é um pouco mais difícil de tratar. O tipo irregular geralmente é causado por uma lesão no olho ou uma doença chamada ceratocone, na qual a córnea assume a forma de um cone.

Sintomas

Os astigmatismos menores geralmente passam despercebidos, mas os casos graves podem causar dores de cabeça, olhos semicerrados e olhos cansados, além de visão embaçada.

A maioria das pessoas com irregularidades na córnea nasce com eles, mas podem não notar nenhum problema até ficarem mais velhos.

Mesmo aqueles que apresentam poucos sintomas podem ser diagnosticados com essa condição durante um exame oftalmológico de rotina. Uma vez que muitos dos sinais não estão óbvia ou diretamente relacionados à visão, as pessoas podem descobrir que o tratamento melhora as dores de cabeça das quais nem sequer tinham consciência.

Detecção

Existem vários exames oftalmológicos para determinar a presença e o nível de astigmatismo. Um ceratômetro e um topógrafo corneano são instrumentos que podem ser usados para medir a curvatura da córnea.

Um autorefrator pode dar uma estimativa da capacidade do olho de focar a luz de maneira adequada.

Esses instrumentos são não invasivos e a maioria dos oftalmologistas e optometristas são capazes de detectar até mesmo problemas leves de curvatura durante um simples exame oftalmológico.

Às vezes, o astigmatismo pode ser detectado em casa cobrindo um olho para olhar um objeto e, em seguida, mudando para cobrir o outro olho. Ao alternar para frente e para trás enquanto olha para um único objeto ou em uma direção, a pessoa pode perceber que o objeto parece se mover, como se cada olho o estivesse vendo em um local ligeiramente diferente.

Isso geralmente indica a presença de curvatura da córnea.

Tratamento

Óculos ou lentes de contato podem ser prescritos para tratar a maioria das formas de astigmatismo, mas geralmente não corrigem a condição. Freqüentemente, duas lentes diferentes ajudam os olhos a focalizar juntos, compensando assim o foco desigual. Os óculos não podem ser usados para tratar pessoas com a forma irregular, embora certos tipos de lentes de contato possam ajudar.

Um tipo de lente de contato realmente ajuda a remodelar o olho; este tratamento é chamado de ortoceratologia ou Ortho-K.

A correção cirúrgica é uma opção para casos graves. Vários procedimentos diferentes podem ser usados para remodelar a córnea do olho e torná-la mais esférica. A cirurgia a laser in situ ceratomileusis (LASIK) usa um laser para esculpir a parte inferior da córnea depois que a parte superior é levantada. A ceratectomia fotorrefrativa (PRK) e uma técnica semelhante chamada ceratomileuse subepitelial assistida por laser (LASEK) removem ou dobram para trás a camada mais externa da córnea e remodelam a superfície superior. Um optometrista pode ajudar o paciente a decidir qual método é a melhor opção se a cirurgia for recomendada.

Quais são os diferentes tipos de astigmatismo?

Existem dois tipos principais de astigmatismo: regular ou corneano, resultante da superfície irregular da córnea que deve ser lisa; e irregular ou lenticular, resultante da lente de formato irregular atrás da córnea.

O astigmatismo regular é composto de cinco tipos diferentes, no entanto. A diferença ocorre devido à forma como cada olho é classificado. O nível de miopia, ou miopia, e hipermetropia, ou hipermetropia, determinam o tipo de astigmatismo regular em cada olho. O grau da condição é determinado pela gravidade da distorção da córnea ou cristalino.

O astigmatismo regular resulta de uma córnea oblonga ou em forma de bola de futebol. A córnea disforme pode distorcer uma imagem em dois pontos em vez de apenas uma única imagem.

É a determinação de qual olho é afetado, ou em que nível, que estabelecerá o tipo de astigmatismo regular que o paciente tem. Se um olho é normal e o outro é míope, o diagnóstico de astigmatismo miópico simples é o diagnóstico. O astigmatismo hipermetrópico simples resulta da visão normal em um olho, juntamente com hipermetropia no outro.

O astigmatismo míope composto ou hiperópico composto ocorre quando ambos os olhos têm miopia ou hipermetropia, respeitosamente. Quando um olho é míope e o outro, hipermetrópico, é diagnosticado o astigmatismo misto. O astigmatismo irregular faz com que a luz seja distorcida da superfície irregular da córnea, que normalmente se manifesta como várias imagens de um único objeto.

Tanto o astigmatismo regular quanto o irregular podem ser hereditários. Portanto, os pais com a doença devem mandar verificar os filhos periodicamente.

Muitos especialistas acreditam que todos nascem com algum nível de astigmatismo; no entanto, é apenas uma questão de aumentar ao longo do tempo, causando uma condição moderada a grave, ou permanecer o mesmo que no caso de astigmatismo leve. Estudos têm mostrado que essa condição tende a ser mais ou menos prevalente em certas raças.

O tratamento para o astigmatismo regular pode ser alcançado com o uso de lentes de contato ou óculos de grau. Embora as lentes rígidas tradicionais fossem usadas no passado, agora existem lentes moles, chamadas lentes tóricas, e lentes rígidas permeáveis a gás disponíveis. Ceratomileuse in situ assistida por laser, ou cirurgia LASIK, também está disponível para tratamento.

O astigmatismo irregular geralmente só pode ser corrigido com o uso de lentes de contato ou com cirurgia refrativa. A cirurgia refrativa é feita sob medida para o indivíduo, já que o procedimento deve abordar as irregularidades específicas do olho. Não há dois pacientes com anormalidades idênticas.

Como funciona o olho?

olho tem uma conjunto de músculos que lhe permite mover rapidamente o olhar e captar imagens nitidamente, a diferentes distâncias. Num olho que não apresenta insuficiências, o cristalino encurva-se de forma a direccionar os feixes de luz para a retina e sobre ela formar uma imagem nítida. Assim, a sua visão é nítida a todas as distâncias.

Quando a imagem não se forma na retina, a visão é deturpada. É o que se chama uma ametropia. Significa então que necessita de corrigir ou compensar a sua visão com o uso de lentes corretoras, que vão ajudar o olho a direccionar a luz. Os problemas visuais mais comuns são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Astigmatismo – Causa

As causas do astigmatismo podem ser várias, nomeadamente defeitos de curvatura, de centragem, ou do índice de refracção de alguma(s) das estruturas do olho responsáveis pela formação da imagem.

Nos casos de astigmatismo elevado, a origem é normalmente a córnea, havendo nela diferença considerável de curvatura entre os meridianos dos 0º aos 180º.

O astigmatismo de indice de refracção pode existir no cristalino devido a pequenas variações do seu indice de refracção, mas é geralmente de baixo valor, excepto em casos de desenvolvimento de cataratas, nos quais pode ser mais acentuado. Quando o cristalino ocupa uma posição descentrada em relação ao eixo óptico, produz-se também algum astigmatismo.

Outro tipo de astigmatismo mais grave, é aquele devido ao desenvolvimento de um queratocone que é uma condição na qual a córnea ganha progressivamente uma forma cónica provocando astigmatismo cada vez maior e mais dificil de compensar com óculos ou lentes de contato, sendo finalmente necessário o recurso à cirurgia.

Astigmatismo
A = Astigmatismo B = Normal

Teste de Visão para Astigmatismo

O astigmatismo ocorre por uma alteração da curvatura da córnea ou do cristalino distorcendo os objetos e formandos vários pontos de foco diferentes na retina (fundo do olho).

A imagem fica distorcida tanto para os objetos que estão perto como para os que estão longe. Ele costuma ser uma causa frequente de dor de cabeça.

O astigmatismo pode estar presente isoladamente ou associado à miopia e a hipermetropia.

Astigmatismo
Visão borrada para perto e longe

Astigmatismo
Visão normal

Fonte: oticalidernet.com.br/www.filadelfianet.com.br/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/www.health.harvard.edu/www.osnsupersite.com/saude.hsw.uol.com.br/www.aao.org

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nódulo Pulmonar

PUBLICIDADE Nódulo Pulmonar – O que é Um nódulo pulmonar é uma massa de tecido localizada nos …

Herpes Nasal

PUBLICIDADE Herpes Nasal – O que é Herpes nasal são bolhas e feridas dentro e ao …

Síndrome de Guillain-Barré

PUBLICIDADE Síndrome de Guillain-Barré – O que é A síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica rara …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.