Cistoscopia

PUBLICIDADE

Cistoscopia – Definição

cistoscopia é um procedimento diagnóstico usado para examinar a bexiga (trato urinário inferior), coletar amostras de urina e examinar a próstata.

Realizado com um instrumento óptico conhecido como cistoscópio (uretroscópio), este instrumento usa uma ponta iluminada para orientação para auxiliar no diagnóstico da doença do trato urinário e da doença da próstata.

Realizado por um urologista, este teste cirúrgico também permite a retirada de biópsias ou a remoção de pequenas pedras por meio de um canal oco no cistoscópio.

Também pode ser usado para coletar amostras de urina, realizar biópsias e remover pequenas pedras.

Cistoscopia – O que é

cistoscopia é um procedimento médico no qual um instrumento é inserido na uretra com o objetivo de coletar informações que podem ser usadas no diagnóstico ou para fornecer um tratamento.

O instrumento inclui uma câmera para que o urologista que realiza o procedimento possa ver o que ele está fazendo. Há várias razões para um médico solicitar uma cistoscopia.

cistoscópio tem várias funções além de uma câmera. A ferramenta pode ser usada para coletar amostras de urina e tecido da uretra e da bexiga, e também pode ser usada para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, como a extração de cálculos renais.

Um cistoscópio também pode ser usado para colocar um cateter que será usado para injetar corante para um estudo de imagens médicas para aprender mais sobre o trato urinário de alguém.

As primeiras versões do procedimento foram bastante dolorosas, porque envolviam o uso de uma sonda rígida.


Durante uma cistoscopia, um implante chamado cistoscópio geralmente
é inserido na uretra para examinar a bexiga e o trato urinário inferior

Atualmente, a maioria dos urologistas usa um cistoscópio flexível, que reduz consideravelmente a dor, e o procedimento pode ser realizado ambulatorialmente em uma clínica médica ou hospitalar.

O procedimento é acompanhado por algum desconforto, especialmente para os homens, mas não deve ser doloroso.

Pede-se aos pacientes que se preparem para o procedimento urinando em muitos casos, e eles também precisarão se despir e vestir um uniforme hospitalar.

Para alguns procedimentos de cistoscopia, o paciente será colocado sob anestesia geral para maior conforto.

Em outros casos, o anestésico local será usado, juntamente com medicamentos anti-ansiedade para ajudar o paciente a relaxar.

Todo o processo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do motivo pelo qual o procedimento está sendo realizado.

Durante a cistoscopia, o cistoscópio é inserido lentamente na uretra. Uma vez que atinge a bexiga, um fluido será usado para encher a bexiga para que o médico possa ver mais facilmente.

O médico pode realizar vários procedimentos com o dispositivo, ou simplesmente olhar em volta para ter uma ideia do que está acontecendo dentro do trato urinário.


A cistoscopia é um procedimento médico que
permite aos médicos examinar a bexiga de um paciente

Os pacientes geralmente experimentam micção dolorosa e algum sangue na urina por vários dias após a cistoscopia. No caso de pacientes que se submetem à anestesia geral, pode ser necessário permanecer no hospital durante a noite para recuperação, e uma carona para casa definitivamente será necessária. Pacientes que têm um anestésico local podem sair logo após o procedimento; um passeio é recomendado para pacientes que recebem medicamentos anti-ansiedade.

Com este procedimento, os médicos podem procurar as causas de problemas como dor ao urinar, infecções da bexiga ou dor na região pélvica.

Eles também podem colher amostras de urina e tecido suspeito para fins de diagnóstico.

Cistoscopia – Tipos

cistoscopia é um procedimento que permite ao ao urologista visualizar detalhadamente o revestimento da bexiga e do tubo que leva a urina para fora do corpo (uretra). Um tubo oco (cistoscópio) equipado com uma lente é inserido em sua uretra e lentamente avançado em sua bexiga.

Existem dois tipos de cistoscopia: uma cistoscopia flexível e uma cistoscopia rígida.

Cistoscopia flexível: Uma cistoscopia flexível é onde um cistoscópio fino e flexível é usado. Você fica acordado enquanto é realizado.
Cistoscopia rígida: 
Uma cistoscopia rígida é onde um cistoscópio que não se dobra é usado. Você é colocado para dormir para o procedimento ou a metade inferior do seu corpo é anestesiada enquanto é realizada.

Cistoscopia – Objetivo

cistoscopia é realizada por urologistas para examinar todo o revestimento da bexiga e fazer biópsias de quaisquer áreas questionáveis.

A cistoscopia pode ser prescrita para pacientes que apresentam as seguintes condições:

Sangue na urina (hematúria)
Incapacidade de controlar a micção (incontinência)
Infecção do trato urinário (ITU)
Sinais de anomalias congênitas no trato urinário
Suspeita de tumores na bexiga
Pedras na bexiga ou nos rins
Sinais ou sintomas de uma próstata aumentada
Dor ou dificuldade em urinar (disúria)
Distúrbios ou lesões do trato urinário
Sintomas de cistite intersticial

Estudos de sangue e urina, além de radiografias dos rins, ureteres e bexiga, podem ser realizados antes de uma cistoscopia para obter o máximo de informações diagnósticas. Durante a cistoscopia, um pielograma retrógrado também pode ser realizado para examinar os rins e os ureteres.

Cistoscopia – Procedimento


Cistoscopia

Existem dois tipos de cistoscópios usados para realizar o procedimento, um tipo rígido e um tipo flexível. Ambos os tipos são usados para os mesmos propósitos e diferem apenas em seu método de inserção.

O tipo rígido exige que o paciente adote a posição de litotomia, o que significa que o paciente está deitado de costas com os joelhos para cima e afastados. O cistoscópio flexível não requer a posição de litotomia.

Uma cistoscopia geralmente dura de 10 a 40 minutos. O paciente é solicitado a urinar antes da cirurgia e aconselhado que relaxar os músculos pélvicos ajudará a tornar essa parte do procedimento mais fácil.

Um cistoscópio flexível ou rígido bem lubrificado (uretroscópio) é passado através da uretra até a bexiga, onde uma amostra de urina é coletada. Pode haver algum desconforto à medida que o instrumento é inserido.

O fluido é então injetado para inflar a bexiga e permitir que o urologista examine toda a parede da bexiga.

cistoscópio usa uma ponta iluminada para orientação e permite que biópsias sejam feitas ou pequenas pedras sejam removidas através de um canal oco no cistoscópio.

Durante uma cistoscopia, o urologista pode remover cálculos na bexiga ou nos rins, coletar amostras de tecido e realizar estudos de raios-x. Para remover pedras, um instrumento que se parece com uma pequena cesta ou pinça é inserido através do cistoscópio para que pequenas pedras possam ser extraídas pelo canal do escopo. Para uma biópsia, uma pinça especial é inserida através do cistoscópio para retirar uma amostra de tecido. Alternativamente, um pequeno instrumento em forma de escova pode ser inserido para raspar algum tecido. Para realizar estudos de raios-x, como um pielograma retrógrado, um corante é injetado no ureter por meio de um cateter passado pelo cistoscópio. Após a conclusão de todos os testes necessários, o cistoscópio é removido.

Cistoscopia – Preparação

Antes da citoscopia, os pacientes podem ser solicitados a fornecer uma amostra de urina para verificar se há infecção e evitar urinar por uma hora antes do procedimento.

Um sedativo pode ser administrado cerca de uma hora antes da operação para ajudar o paciente a relaxar. A região da uretra é limpa e um anestésico local é aplicado.

A anestesia espinhal ou geral também pode ser usada para o procedimento. A distensão da bexiga com líquido é particularmente dolorosa e, se for necessário, como no caso de avaliação da cistite intersticial, é necessária anestesia geral. Um formulário de consentimento assinado é necessário para este procedimento.

Cistoscopia – Precauções

Após a remoção do cistoscópio, a uretra geralmente fica dolorida e os pacientes devem sentir uma sensação de queimação ao urinar por um ou dois dias após o procedimento. Para aliviar o desconforto ou a dor, os pacientes podem receber medicação para a dor e antibióticos também podem ser necessários para prevenir a infecção. A dor menor também pode ser tratada com medicamentos sem receita médica, como o acetaminofeno. Para aliviar o desconforto, os pacientes podem ser aconselhados a beber dois copos de água de 8 onças a cada hora durante duas horas e tomar um banho quente para aliviar a sensação de queimação. Se não puderem tomar banho, eles podem ser aconselhados a segurar um pano quente e úmido sobre a abertura uretral.

Os pacientes que foram submetidos a uma cistoscopia são instruídos a:

Tome banhos mornos para aliviar a dor.
Descanse e evite dirigir por vários dias, especialmente se for usada anestesia geral.

Embora o procedimento de cistoscopia seja comumente usado para coletar informações diagnósticas adicionais, é uma técnica cirúrgica invasiva que pode envolver riscos para certos pacientes.

Aqueles que estão extremamente acima do peso (obesos), fumam, estão se recuperando de uma doença recente, ou estão tratando uma condição crônica que pode enfrentar riscos adicionais de cirurgia.

O risco cirúrgico também aumenta em pacientes que estão atualmente usando certos medicamentos, incluindo anti-hipertensivos; relaxantes musculares; tranquilizantes; indutores do sono; insulina; sedativos; bloqueadores beta; ou cortisona. Aqueles que usam drogas que alteram a mente também se colocam em risco aumentado de complicações durante a cirurgia.

Os seguintes medicamentos que alteram a mente devem ser evitados: narcóticos; psicodélicos; alucinógenos; maconha; sedativos; hipnóticos; ou cocaína.

Cistoscopia – Riscos

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns riscos envolvidos com uma cistoscopia. As complicações podem incluir sangramento profuso, uretra danificada, bexiga perfurada, infecção do trato urinário ou pênis lesionado.

Os pacientes devem entrar em contato com seu médico se apresentarem algum dos seguintes sintomas após o procedimento, incluindo dor, vermelhidão, inchaço, drenagem ou sangramento no local da cirurgia; sinais de infecção generalizada, que podem incluir dor de cabeça, dores musculares, tontura ou mal-estar geral e febre; náusea ou vômito; ou micção difícil ou dolorosa.

A cistoscopia é um procedimento comumente realizado, mas é uma técnica invasiva que envolve risco pequeno, mas significativo. Se a anestesia for necessária, há risco adicional, principalmente para pessoas obesas, fumantes ou com problemas de saúde. Aqueles submetidos à anestesia devem informar o médico de quaisquer medicamentos que estejam tomando.

Cistoscopia – Resultados normais

Uma cistoscopia bem-sucedida inclui um exame completo da bexiga e coleta de amostras de urina para culturas. Se nenhuma anormalidade for observada, os resultados são indicados como normais. Nesse caso, a parede da bexiga parece lisa e a bexiga parece ter tamanho, forma e posição normais, sem obstruções, crescimentos ou cálculos.

O médico assistente pode dizer ao paciente o que foi visto dentro da bexiga logo após o procedimento. Se uma amostra de biópsia foi coletada, isso levará vários dias para ser examinado e testado.

cistoscopia permite que o urologista detecte inflamação do revestimento da bexiga, aumento da próstata ou tumores. Se estes forem observados, pode ser necessária uma avaliação adicional ou biópsias.

cistoscopia com distensão vesical também pode avaliar a cistite intersticial. Pedras na bexiga, estenoses uretrais, divertículos ou anomalias congênitas também podem ser detectadas.

Fonte: www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.urologyhealth.org/www.auafoundation.org/www.auanet.org/www.ichelp.org/www.health.harvard.edu/suna.inurse.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.