Breaking News
Home / Saúde / Cistoscopia

Cistoscopia

PUBLICIDADE

Definição

A cistoscopia é um procedimento diagnóstico usado para examinar a bexiga (trato urinário inferior), coletar amostras de urina e examinar a próstata. Realizado com um instrumento óptico conhecido como cistoscópio (uretroscópio), este instrumento usa uma ponta iluminada para orientação para auxiliar no diagnóstico da doença do trato urinário e da doença da próstata. Realizado por um urologista, este teste cirúrgico também permite a retirada de biópsias ou a remoção de pequenas pedras por meio de um canal oco no cistoscópio.

A cistoscopia

A cistoscopia é um procedimento que permite ao ao urologista visualizar detalhadamente o revestimento da bexiga e do tubo que leva a urina para fora do corpo (uretra). Um tubo oco (cistoscópio) equipado com uma lente é inserido em sua uretra e lentamente avançado em sua bexiga.

Existem dois tipos de cistoscopia: uma cistoscopia flexível e uma cistoscopia rígida.

Tipos de cistoscopia

Cistoscopia flexível: Uma cistoscopia flexível é onde um cistoscópio fino e flexível é usado. Você fica acordado enquanto é realizado.

Cistoscopia rígida: Uma cistoscopia rígida é onde um cistoscópio que não se dobra é usado. Você é colocado para dormir para o procedimento ou a metade inferior do seu corpo é anestesiada enquanto é realizada.

O que é Cistoscopia?

A cistoscopia é um procedimento médico no qual um instrumento é inserido na uretra com o objetivo de coletar informações que podem ser usadas no diagnóstico ou para fornecer um tratamento.

O instrumento inclui uma câmera para que o urologista que realiza o procedimento possa ver o que ele está fazendo. Há várias razões para um médico solicitar uma cistoscopia.

O cistoscópio tem várias funções além de uma câmera. A ferramenta pode ser usada para coletar amostras de urina e tecido da uretra e da bexiga, e também pode ser usada para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, como a extração de cálculos renais.

Um cistoscópio também pode ser usado para colocar um cateter que será usado para injetar corante para um estudo de imagens médicas para aprender mais sobre o trato urinário de alguém.

As primeiras versões do procedimento foram bastante dolorosas, porque envolviam o uso de uma sonda rígida.

Cistoscopia
Durante uma cistoscopia, um implante chamado cistoscópio geralmente
é inserido na uretra para examinar a bexiga e o trato urinário inferior

Atualmente, a maioria dos urologistas usa um cistoscópio flexível, que reduz consideravelmente a dor, e o procedimento pode ser realizado ambulatorialmente em uma clínica médica ou hospitalar. O procedimento é acompanhado por algum desconforto, especialmente para os homens, mas não deve ser doloroso.

Pede-se aos pacientes que se preparem para o procedimento urinando em muitos casos, e eles também precisarão se despir e vestir um uniforme hospitalar.

Para alguns procedimentos de cistoscopia, o paciente será colocado sob anestesia geral para maior conforto.

Em outros casos, o anestésico local será usado, juntamente com medicamentos anti-ansiedade para ajudar o paciente a relaxar.

Todo o processo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do motivo pelo qual o procedimento está sendo realizado.

Durante a cistoscopia, o cistoscópio é inserido lentamente na uretra. Uma vez que atinge a bexiga, um fluido será usado para encher a bexiga para que o médico possa ver mais facilmente. O médico pode realizar vários procedimentos com o dispositivo, ou simplesmente olhar em volta para ter uma ideia do que está acontecendo dentro do trato urinário.

Cistoscopia
A cistoscopia é um procedimento médico que permite aos médicos examinar a bexiga de um paciente

Os pacientes geralmente experimentam micção dolorosa e algum sangue na urina por vários dias após a cistoscopia. No caso de pacientes que se submetem à anestesia geral, pode ser necessário permanecer no hospital durante a noite para recuperação, e uma carona para casa definitivamente será necessária. Pacientes que têm um anestésico local podem sair logo após o procedimento; um passeio é recomendado para pacientes que recebem medicamentos anti-ansiedade.

Com este procedimento, os médicos podem procurar as causas de problemas como dor ao urinar, infecções da bexiga ou dor na região pélvica. Eles também podem colher amostras de urina e tecido suspeito para fins de diagnóstico.

Precauções

Embora o procedimento de cistoscopia seja comumente usado para coletar informações diagnósticas adicionais, é uma técnica cirúrgica invasiva que pode envolver riscos para certos pacientes. Aqueles que estão extremamente acima do peso (obesos), fumam, estão se recuperando de uma doença recente, ou estão tratando uma condição crônica que pode enfrentar riscos adicionais de cirurgia.

O risco cirúrgico também aumenta em pacientes que estão atualmente usando certos medicamentos, incluindo anti-hipertensivos; relaxantes musculares; tranqüilizantes; indutores do sono; insulina; sedativos; bloqueadores beta; ou cortisona. Aqueles que usam drogas que alteram a mente também se colocam em risco aumentado de complicações durante a cirurgia.

Os seguintes medicamentos que alteram a mente devem ser evitados: narcóticos; psicodélicos; alucinógenos; maconha; sedativos; hipnóticos; ou cocaína.

Fonte: www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.urologyhealth.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.