Breaking News
Home / Saúde / Lipohipertrofia

Lipohipertrofia

PUBLICIDADE

O que é

Indivíduos com lipohipertrofia geralmente têm depósitos adiposos ou gordurosos anormais abaixo da pele.

Certas desordens endócrinas podem causar aflição, e injeções subcutâneas repetidas também podem precipitá-la. A condição também pode ocorrer após o uso extensivo de certos medicamentos antidiabéticos ou antivirais.

O tratamento pode envolver a eliminação de fatores causais, mas a anormalidade também pode ser corrigida cosmeticamente.

A lipohipertrofia pertence a um grupo de condições cutâneas conhecidas como lipodistrofia, que é uma distribuição anormal do tecido adiposo.

Dependendo da causa, os depósitos podem se desenvolver como um pequeno nódulo abaixo da pele. Acúmulos maiores de tecido adiposo, no entanto, podem ocorrer em outros pacientes.

Indivíduos com distúrbios endócrinos comumente experimentam essa condição. Quando as glândulas supra-renais liberam muito cortisol, os pacientes desenvolvem uma condição conhecida como doença de Cushing, na qual o excesso de tecido adiposo e o líquido se acumulam no abdômen, nas costas e no rosto.

Os tumores da hipófise também podem afetar as glândulas supra-renais e causar o distúrbio.

Os diabéticos dependentes de insulina comumente experimentam essa forma de lipohipertrofia, embora os pacientes que recebem injeções repetidas de outros medicamentos possam desenvolver o mesmo problema.

Injeções administradas no mesmo local repetidamente não apenas contribuem para a formação de tecido cicatricial, mas também a possibilidade de desenvolver depósitos anormais de tecido adiposo.

Os profissionais de saúde sugerem que os pacientes minimizem ou impeçam essa reação alternando os locais de injeção com frequência.

Alguns estudos sugerem que pacientes que usam insulinas sintéticas têm uma maior predisposição para o desenvolvimento de lipohipertrofia e, em alguns casos, a troca de insulinas ou o ajuste de doses eliminou o problema.

Pacientes que tomam medicamentos antivirais para o tratamento do vírus da imunodeficiência humana ( HIV ) também comumente desenvolvem esse distúrbio.

Esses pacientes podem experimentar uma combinação de sintomas de lipohipertrofia. Eles não apenas desenvolvem um excesso de depósitos adiposos, mas também experimentam lipoatrofia involucional, ou perda de gordura anormal. Pacientes com HIV podem experimentar acumulações gordurosas anormais no abdômen, nas costas e nas mamas, além de formação de tecido extra no pescoço e nos ombros. Simultaneamente, alguns experimentam perda de tecido no rosto, membros e nádegas.

Alguns acreditam que o vírus HIV é responsável por mudanças no tecido adiposo, uma vez que pacientes HIV-positivos tipicamente têm níveis mais altos de lipídios no sangue.

Outros acreditam que os medicamentos contribuem para o distúrbio.

Os inibidores de protease prejudicam as enzimas que normalmente eliminam o excesso de gordura, e os inibidores da transcriptase reversa do nucleosídeo interferem nas mitocôndrias celulares, o que pode contribuir para funções anormais do organismo.

Os sintomas podem ser revertidos, alterando o regime de tratamento.

Independentemente dos fatores causadores do distúrbio, alguns indivíduos afetados melhoram com mudanças na dieta e exercícios físicos adicionais. Alguns empregam intervenção cosmética como tratamento lipohipertrófico.

Cirurgiões cosméticos comumente usam lipoaspiração para eliminar o tecido adiposo anormal. Indivíduos com perda de tecido podem optar por preenchedores dérmicos.

Definição

A lipohipertrofia pode ser desagradável para você a partir de uma perspectiva estética e também pode afetar a taxa na qual a insulina é absorvida, o que também pode levar a resultados erráticos de glicose no sangue.

A lipohipertrofia ocorre quando nódulos gordurosos aparecem na superfície da pele e é um efeito colateral bastante comum das injeções de insulina.

Isso geralmente ocorrerá se várias injeções forem administradas aproximadamente na mesma parte da pele durante um período de tempo.

Quando a pele fica grumosa, pode significar que, se a insulina for injetada na área encaroçada, ela não será absorvida de forma consistente, o que pode significar que a insulina demorará mais tempo a ser absorvida, levando a níveis de glicose no sangue mais altos ou absorvido muito rapidamente, levando a hipoglicemia.

Lipohipertrofia – Gordura

A lipohipertrofia é um acúmulo anormal de gordura abaixo da superfície da pele. É mais comumente visto em pessoas que recebem várias injeções diárias, como pessoas com diabetes tipo 1. De fato, até 50% das pessoas com diabetes tipo 1 experimentam isso em algum momento.

Injeções repetidas de insulina no mesmo local podem causar acúmulo de gordura e tecido cicatricial.

Sintomas de lipohipertrofia

O principal sintoma da lipohipertrofia é o desenvolvimento de áreas elevadas sob a pele.

Essas áreas podem ter as seguintes características:

Manchas pequenas e grandes e duras ou semelhantes a borracha
Área de superfície com mais de 1 polegada de diâmetro
Uma sensação mais firme do que em outras partes do corpo

Áreas de lipo-hipertrofia podem causar atrasos na absorção de medicamentos administrados na área afetada, como a insulina, o que pode resultar em dificuldades no controle do açúcar no sangue.

As áreas de lipohipertrofia não devem:

Estar quente ou quente ao toque
Tem vermelhidão ou hematomas incomuns
Ser visivelmente doloroso

Estes são todos os sintomas de uma infecção ou lesão potencial. Consulte um médico assim que possível se tiver algum destes sintomas.

A lipohipertrofia não é a mesma de quando uma injeção atinge uma veia, que é uma situação temporária e única e tem sintomas que incluem sangramento e uma área elevada que pode ser machucada por alguns dias.

A lipohipertrofia pode variar em tamanho e forma – a partir de uma pequena ervilha de jardim para uma bola de tênis

Lipohipertrofia – Fotos

Fonte: www.diabetes.co.uk/www.bd.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.tsft.nhs.uk/myglu.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.