Breaking News
Home / Saúde / Gripe Asiática

Gripe Asiática

PUBLICIDADE

Definição da Gripe Asiática

A Gripe asiática foi uma pandemia de influenza A (H2N2) em 1957-58.

Primeiro identificado na China no final de fevereiro de 1957, a gripe asiática se espalhou para os Estados Unidos em junho de 1957, causando cerca de 70.000 mortes. Também conhecida como gripe asiática.

A imunidade a esta cepa de influenza A (H2N2) era rara em pessoas com menos de 65 anos de idade, e uma pandemia foi prevista.

Em preparação, a produção de vacinas começou no final de maio de 1957, e as autoridades de saúde aumentaram a vigilância para surtos de gripe.

Ao contrário do vírus que causou a pandemia de 1918, o vírus pandêmico de 1957 foi rapidamente identificado, devido aos avanços da tecnologia científica. A vacina estava disponível em oferta limitada até agosto de 1957.

O vírus chegou aos Estados Unidos em silêncio, com uma série de pequenos surtos no verão de 1957.

Quando as crianças voltaram à escola no outono, espalharam a doença nas salas de aula e a levaram para casa para suas famílias.

As taxas de infecção foram maiores entre crianças em idade escolar, adultos jovens e mulheres grávidas em outubro de 1957. A maioria das mortes relacionadas a influenza e pneumonia ocorreu entre setembro de 1957 e março de 1958. Os idosos tiveram as taxas mais altas de morte. Em dezembro de 1957, o pior parecia ter acabado.

No entanto, durante janeiro e fevereiro de 1958, houve outra onda de doença entre os idosos. Este é um exemplo da potencial “segunda onda” de infecções que podem se desenvolver durante uma pandemia.

A doença infecta um grupo de pessoas primeiro, as infecções parecem diminuir e as infecções aumentam em uma parte diferente da população.

O que é a Gripe Asiática?

Gripe de Hong Kong
Vírus da Gripe Asiática

Gripe de Hong Kong
Vírus da Gripe Asiática

A gripe asiática é uma doença respiratória viral causada pela cepa H2N2 da influenza tipo A.

A gripe asiática H2N2 é o resultado da gripe aviária – isto é, uma gripe normalmente encontrada em aves – cruzada com um vírus da gripe humana.

A gripe asiática resulta em sintomas semelhantes a muitas outras cepas da gripe, incluindo febre, dores no corpo, calafrios, tosse, fraqueza e perda de apetite.

A gripe asiática foi responsável por uma pandemia de gripe de categoria 2, de 1956 a 1958, o que significa que se tratava de uma disseminação mundial do vírus com uma proporção de casos fatais entre 0,1 e 0,5%.

O H2N2 foi extinto na natureza por volta de 1968.

A gripe é uma doença causada por muitos subtipos que podem mudar, sofrer mutação e se cruzar com outras cepas.

Ocasionalmente, uma gripe aviária ou animal pode recombinar seu material genético, atravessar a barreira de espécies animais-humanas e começar a infectar a população humana.

A gripe asiática H2N2 foi o resultado de um cruzamento entre um vírus encontrado em patos selvagens e um vírus da gripe humana.

A gripe asiática causa muitos dos sintomas comumente relatados em um vírus da gripe. A gripe é uma doença respiratória, portanto, uma tosse seca, dor de garganta e dificuldade respiratória são amplamente relatadas entre os que sofrem de gripe.

A Influenza (vírus influenza A do subtipo H2N2) geralmente resulta em febre alta e dores no corpo ou calafrios. Um indivíduo pode não ter apetite e, posteriormente, perder peso. A recuperação do H2N2 pode levar muitas semanas; complicações incluem pneumonia, convulsões, insuficiência cardíaca e morte.

A gripe asiática causou uma pandemia mundial em 1956, quando o vírus saltou de patos para humanos e então começou a transmissão de humano para humano.

Originou-se na província de Guizhou, na China, e viajou para Cingapura e Hong Kong.

A partir daí, o vírus da gripe asiática se espalhou para o resto do mundo. Embora a doença tenha infectado humanos em todo o mundo, ela permaneceu como uma pandemia relativamente leve e foi classificada como Categoria 2 na Tabela do Índice de Gravidade Pandêmica dos Centros de Controle de Doenças dos EUA. Este gráfico classifica a gripe pandêmica de um a cinco – leve a grave – de acordo com o número de mortes por influenza registradas nos EUA.

Gripe de Hong Kong
Vacina para a gripe asiática foi introduzida em 1957

Uma vacina para H2N2 foi introduzida em 1957, e a pandemia diminuiu.

Houve uma segunda onda em 1958, e o H2N2 passou a fazer parte da onda regular da gripe sazonal.

Em 1968, a gripe asiática H2N2 desapareceu da população humana e acredita-se que tenha sido extinta na natureza. Frascos de gripe H2N2 permanecem em laboratórios em todo o mundo.

Fonte: www.medicinenet.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.sinobiological.com/www.merriam-webster.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.