Breaking News
Home / Saúde / Hidrofobia

Hidrofobia

PUBLICIDADE

Definição

Hidrofobia é um medo anormal ou não natural de água.

Ser hidrofóbico significa, literalmente, temer a água.

1. Literalmente, um medo irracional da água, beber ou nadar. Alguém que tem medo da água é hidrofóbico.

2. Um termo comumente usado para a raiva, porque nos últimos estágios dessa doença, o animal (ou pessoa) tem dificuldade em engolir e, portanto, teme um copo de água.

A palavra hidrofóbico vem das raízes gregas hidro- (que significa água) e -fobia (que significa temer ou odiar).

Hidrofobia – Distúrbio Psicológico

A hidrofobia é um distúrbio psicológico caracterizado por um medo irracional, excessivo e injustificado da água.

Esse medo geralmente está relacionado a praias e piscinas, devido à quantidade de água nesses locais.

No entanto, a hidrofobia não se limita ao medo de estar na água, nadar ou tomar banho. Alguém com essa condição pode ter medo de qualquer coisa relacionada à água, inclusive o uso de torneiras e chuveiros.

A água é um dos elementos mais importantes da vida e é impossível escapar dela.

A hidrofobia pode afetar seriamente um indivíduo, pois pode causar medo constante em sua vida diária.

O que é Hidrofobia?

A hidrofobia é um distúrbio de ansiedade caracterizado por um medo extremo de se afogar.

O pânico é geralmente tão intenso que pode ter um efeito prejudicial na qualidade de vida de uma pessoa.

As pessoas com hidrofobia podem às vezes achar desconfortável ver uma grande massa de água ou uma piscina, e algumas podem até se assustar com coisas menores, como uma banheira cheia ou um lavatório.

Indivíduos com hidrofobia estão, na verdade, em maior risco de afogamento do que outras pessoas que não sabem nadar, porque seu pânico pode ser tão intenso quando se encontram submersos.

Quando alguém tem hidrofobia, ela é geralmente tão dominada pela extremidade de sua resposta emocional que tem dificuldade em ouvir argumentos racionais contra o medo.

Uma das diferenças entre a hidrofobia e um medo regular da água é o elemento físico da reação.

Pessoas com hidrofobia têm uma adrenalina bastante extrema, que pode causar várias respostas físicas, incluindo boca seca, sudorese e dificuldade para respirar.

Eles podem sentir o desejo de fechar os olhos para evitar olhar para a água, e eles também podem ter dificuldade em falar com outras pessoas ou entender o que alguém lhes diz.

A causa do distúrbio varia, mas geralmente acontece por causa de alguma experiência passada, muitas vezes ocorrida durante a infância.

Um exemplo comum seria alguém que quase se afogou ou caiu na água quando era jovem demais para entender o que estava acontecendo com ele.

Experiências extremas como essa podem potencialmente fazer com que uma pessoa faça associações permanentes sobre causa e efeito, e essas associações podem levar a um comportamento irracional mais tarde na vida.

Lidar com a hidrofobia sozinha pode ser perigoso por causa do risco de afogamento.

A maioria dos tratamentos acabará envolvendo a submersão de um indivíduo na água e isso geralmente exigirá supervisão.

Os adultos com hidrofobia geralmente não procuram tratamento – isso geralmente acontece com muitas fobias, porque os que sofrem têm tanto medo que até mesmo o pensamento sobre o tratamento pode ser assustador demais para serem contemplados. Os pais muitas vezes enviam seus filhos para terapia e, por causa disso, os métodos de tratamento mais eficazes foram geralmente planejados com as crianças em mente.

A abordagem mais comum é expor gradualmente a pessoa à água enquanto o ajuda a lidar com os gatilhos mentais que criam seu medo. Indivíduos podem começar com algo como uma sauna ou banheira e, gradualmente, chegar a fontes de água maiores, como piscinas e lagos. O terapeuta tentará desenvolver um bom nível de conforto a cada passo antes de prosseguir. Usando esse método, algumas pessoas são capazes de se livrar completamente da fobia, enquanto outras são capazes apenas de tornar o medo menos incapacitante. As taxas de sucesso podem variar muito, porque a intensidade das fobias pode ser diferente de pessoa para pessoa.

Características da hidrofobia

Hidrofobia
Hidrofobia

A hidrofobia é classificada como um transtorno de ansiedade específico de acordo com o DSM-5 (Livro por Associação Americana de Psiquiatria, o manual para a classificação de transtornos mentais).

Fobias específicas são distúrbios em que o indivíduo sente medo irracional e excessivo em relação a uma coisa específica.

No caso da hidrofobia, o elemento temido é a água. O indivíduo experimentará medo intenso quando exposto a ele.

hidrofobia tem sido classificada como uma condição de ansiedade devido aos sintomas que aparecem quando o paciente entra em contato com o estímulo fóbico. Nesse distúrbio, quando o indivíduo é exposto à água, apresenta sinais de ansiedade.

A hidrofobia também inclui duas mudanças comportamentais: evitação e táticas de fuga. O indivíduo tentará constantemente evitar o contato com a água.

Isso é visto em situações específicas. Por exemplo, um hidrófobo nunca irá para a praia em um dia de verão quente, nem irá para perto de um riacho ou rio durante uma caminhada.

No entanto, evitar não basta parar por aí: pode ser muito mais extremo. Alguém que sofre de hidrofobia tentará evitar o contato com a água em muitas situações normais, como o uso de água de lavar louça, o funcionamento do chuveiro ou o uso de uma mangueira para regar as plantas.

Fonte: www.dictionary.com/www.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/study.com/www.quora.com/en.lifeder.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome de Williams

Síndrome de Williams

PUBLICIDADE A síndrome de Williams é um distúrbio do desenvolvimento que afeta muitas partes do …

Líquen Escleroso

Líquen Escleroso

PUBLICIDADE O líquen escleroso é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres após a menopausa …

Irite

Irite

PUBLICIDADE O que é A irite é inflamação da íris (a parte colorida do olho). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.