Breaking News
Home / Saúde / Sarcoidose

Sarcoidose

PUBLICIDADE

A sarcoidose ou doença Besnier-Boeck , é uma doença granulomatosa de natureza sistêmica auto-imune, que afeta todas as populações e grupos étnicos humanos, e principalmente adultos entre 20 e 40 anos.

Suas causas são desconhecidas. Os sintomas podem aparecer de repente, mas geralmente aparecem gradualmente. O curso da doença é variável e pode ser de assintomático até crônicas (em 5% dos casos) e podem conduzir à morte.
A doença pode ocorrer em qualquer órgão do corpo, mais frequentemente no pulmão e linfa intratorácica. Há também são manifestações frequentes olho, pele e fígado.

Etiologia 
Sua etiologia é desconhecida, a hipótese mais aceita é que ele é uma resposta imune à exposição a fatores ambientais em indivíduos geneticamente predispostos.

Epidemiologia 
Comumente afeta adultos jovens de ambos os sexos, embora seja ligeiramente mais comum entre as mulheres. Existem dois picos de incidência: na faixa etária de 20 a 29 anos e mulheres com mais de 50 anos.
É uma doença que afeta todas as populações humanas, com uma incidência média de 16,5 / 100.000 em homens e 19 / 100.000 em mulheres. É mais comum em países do norte da Europa, com a maior incidência anual na Suécia e na Islândia (60 por 100.000).
Diferenças na incidência desta doença pode ser em parte devido à falta de diagnóstico em certas regiões do mundo e da presença de outras doenças granulomatosas, como a tuberculose, o que pode mascarar o sarcoidose.

Pode haver diferenças étnicas na gravidade da doença. Vários estudos sugerem que as pessoas de ascendência Africana a doença pode ser mais grave, enquanto caucasianos tendem a desenvolver de forma assintomática com mais frequência.
Os sintomas são diferentes dependendo de etnia e gênero: eritema nodoso é muito mais comum em homens do que em mulheres e em caucasianos do que qualquer outra etnia. No Japão doenças cardíacas e oftalmológicas são mais comuns.

Diagnóstico

Seu diagnóstico é geralmente feito por exclusão compatíveis, imagens sugestivas radiológicas clínicas e confirmação histológica com nenhuma presença de granulomas.

Outras conclusões que podem ser encontrados com relativa frequência são:
– Hipercalcemia
– Altos níveis de vitamina D
– Altos níveis de VHS
– Os níveis séricos elevados de ACE

Sintomas

A sarcoidose é uma doença sistêmica que pode afetar qualquer órgão. Os sintomas mais comuns são vagos: fadiga, falta de energia, perda de peso, dor nas articulações, olhos secos, visão turva, falta de ar, tosse seca ou lesões de pele que vão desde vermelhidão e pequenos nódulos de eritema nodoso ou lúpus. Muitas vezes é assintomática.
A combinação de eritema nodoso, linfadenopatia bilateral e dor nas articulações é chamada síndrome de Löfgren, e tem um prognóstico relativamente bom.

Tratamento

Entre 30 e 70% dos pacientes não necessitam de tratamento. Eles usam corticosteróides , particularmente a prednisona. Em alguns pacientes, este tratamento pode retardar ou reverter o curso da doença, mas outros não respondem a esta terapia. O seu uso é controverso, porque em muitos casos a doença remite espontaneamente.

Fonte: es.wikipedia.org

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.