Língua fissurada

PUBLICIDADE

Língua fissurada – Definição

língua fissurada também é conhecida como “língua escrotal” ou “língua plicata”. É uma condição benigna caracterizada por um ou mais sulcos rasos ou profundos ou sulcos (fissuras) na superfície superior da língua.

Esta condição pode ser óbvia desde o nascimento ou se desenvolver durante a infância. Na verdade, alguns sulcos ou rachaduras na língua são considerados simplesmente uma variação do formato da língua, da mesma forma que os narizes variam de pessoa para pessoa.

Felizmente, não há necessidade de se preocupar, pois fissuras na língua provavelmente não são motivo de preocupação.

Línguas normais são relativamente planas em seus comprimentos. Um sulco profundo e proeminente marca uma língua fissurada no meio. Você encontrará fissuras rasas ou profundas de vários graus de profundidade.

É comum que surjam fissuras (rachaduras) no terço médio da língua. A gravidade dessa condição também aumenta à medida que as pessoas envelhecem. É um pouco mais comum em homens do que em mulheres.

Língua fissurada – O que é

Língua fissurada é uma variação geralmente benigna na estrutura da língua onde a superfície tem um ou mais sulcos profundos.

Enquanto a própria língua não deve apresentar problemas de saúde ao paciente, pode ser um sinal de uma condição subjacente que requer tratamento.

Alguns pacientes com línguas fissuradas também têm uma condição conhecida como língua geográfica, onde manchas aparecem na superfície da língua e causam uma aparência irregular.

Certas condições genéticas são conhecidas por estarem associadas com a língua fissurada, incluindo síndrome de Down e síndrome de Melkersson-Rosenthal, juntamente com outros distúrbios que causam anormalidades na estrutura facial.

Em outros casos, pode ser transmitido como um traço genético sem nenhum distúrbio associado.

As fissuras na língua podem se tornar mais perceptíveis com a idade, à medida que a língua cresce e o restante da boca do paciente se desenvolve.


Língua fissurada


Língua fissurada

Esta variação natural não requer nenhum tratamento médico.

Os pacientes com língua fissurada podem precisar de mais cuidado em seus regimes de higiene oral para garantir que a língua esteja completamente limpa.

A fissura pode criar um refúgio quente e úmido para bactérias orais e outros microorganismos.

Escovar regularmente a língua e usar produtos de higiene bucal apropriados, como bochechos, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de colônias de bactérias e também pode evitar odores orais desagradáveis.

Os pais que notam uma língua fissurada em uma criança sem distúrbios genéticos e que não têm histórico familiar de fissura lingual podem querer discutir a situação com um pediatra.

O médico pode avaliar o paciente para determinar se a língua é parte de um problema médico. Pode não ser, caso em que os pais não precisam tomar nenhuma medida adicional.

Se o paciente também tiver língua geográfica ou outras anomalias orais, estas podem ser simplesmente sinais de variações aleatórias que ocorreram durante o desenvolvimento fetal.

Nos casos em que as fissuras são profundas ou causam desconforto, pode ser possível corrigir cirurgicamente a língua fissurada.

Um cirurgião bucomaxilofacial pode avaliar o paciente e determinar se ele é um bom candidato para cirurgia. Na cirurgia, o médico fechará as fissuras e suavizará a textura e a aparência da língua.

O tempo de cura tende a ser rápido, pois a língua cresce rapidamente. Durante os primeiros dias, o paciente precisa ter cuidado ao comer e beber para proteger a língua e o local da sutura.

Língua fissurada – Causas

causa da língua fissurada não é conhecida. Na comunidade científica, acredita-se amplamente que a língua fissurada é apenas uma variação física de uma língua “normal”.

Qualquer pessoa pode desenvolver língua fissurada, especialmente à medida que envelhecemos. Embora a causa seja desconhecida, sabemos que não é uma doença contagiosa.

Como as causas dessa condição não são conhecidas, você não pode prevenir a língua fissurada, da mesma forma que não pode impedir a herança de características físicas de seus pais.

Língua fissurada – Tratamento

A língua fissurada geralmente não requer tratamento. Independentemente disso, é importante manter uma higiene bucal adequada para remover restos de comida e limpar a língua.

Bactérias e placas podem se acumular nas fissuras da língua, levando ao mau hálito e aumentando o risco de cáries.

Não é comum precisar de uma biópsia de uma língua fissurada.

Se uma língua fissurada causar algum sintoma, seu dentista provavelmente apenas pedirá que você escove sua língua com mais cuidado.

É altamente recomendável que você incorpore um raspador de língua em sua rotina como uma maneira suave de manter sua língua livre de detritos.

O enxaguante bucal também pode ajudar a desalojar pedaços menores de comida presos em qualquer uma das rachaduras.

Língua fissurada – Resumo


Língua fissurada

A língua é o local para uma variedade de lesões que variam de alterações insignificantes da mucosa à malignidade.

As lesões na língua surgem devido a uma variedade de causas, como trauma, infecção e neoplasia, ou às vezes idiopáticas.

As lesões na língua geralmente são sintomáticas, pois a língua é parte integrante da deglutição e da fala.

No entanto, algumas lesões não causam nenhum sintoma, mas o paciente se apresenta ao médico por auto-apreciação da lesão.

língua fissurada é uma dessas condições.

A língua fissurada também conhecida como língua escrotal ou língua plicata é geralmente um achado incidental, caracterizado por sulcos na parte dorsal da língua, às vezes envolvendo os aspectos laterais

Essa é uma das anormalidades de língua mais comuns. A literatura mostra uma ampla variação na prevalência dessa condição, de tão baixo quanto 0,6% na África do Sul a tão alto quanto 30,6% em Israel

No entanto, o estudo na África do Sul foi feito em crianças pré-escolares, o que não pode ser aplicado à população em geral.

Embora uma etiologia específica não tenha sido identificada para a língua fissurada, suspeita-se de uma herança poligênica ou autossômica dominante com penetrância incompleta, porque essa condição é observada com maior frequência nas famílias dos afetados. Este poderia ser o motivo da variabilidade da prevalência em todo o mundo.

A fissura da língua é vista em pacientes com anemia perniciosa ou síndrome de Sjogren. Também é observada na síndrome de Melkerson Rosenthal, que está associada à erupção facial recorrente e à paralisia do nervo facial inferior. Alguns autores acreditam que seja uma manifestação da mucosa da psoríase pustulosa.

Linguagem ocasionalmente fissurada e língua geográfica foram relatadas em associação com doenças granulomatosas crônicas.

incidência de língua fissurada progride com a idade, sendo mais comum em idosos, o que se acredita ser devido à hipoperfusão salivar, deficiência de vitamina B12.

Kullaa-Mikkonen descreveu dois tipos de língua fissurada lingual-fissurada com papilas filiformes normais; e síndrome da língua da fissura, onde as fissuras estão associadas à língua geográfica.

Geralmente, a língua fissurada é detectada durante o exame de rotina da cavidade oral, quando o paciente procura consulta médica para algum outro distúrbio de saúde bucal.


Língua fissurada

Fissuras profundas podem resultar em coleta de alimentos dentro dos pomares, causando desconforto.

A associação da língua fissurada com a língua geográfica pode levar à sensação de queimação enquanto a comida é picante, devido à língua geográfica.

Às vezes, o paciente pode procurar consulta médica, após o autoexame da língua, com a preocupação de ter alguma doença grave.

Ao examinar a língua fissurada, o paciente é solicitado a empurrar a ponta da língua contra os incisivos inferiores, pois as fissuras podem se tornar proeminentes com essa manobra.

Fissura isolada em si não levará a nenhuma complicação adicional, mas as doenças associadas precisam ser descartadas.

Nenhum tratamento é necessário para fissuras e a pessoa precisa ser informada sobre a natureza benigna da condição, e é aconselhável manter os pomares limpos com a ajuda da escova.

Quando as fissuras são profundas, pode ocorrer infecção por Candida albicans, que é tratada com medicação antifúngica tópica.

Para concluir, a língua fissurada é uma condição insignificante envolvendo a língua oral, que pode ser diagnosticada facilmente pelo exame clínico. A associação de outras doenças precisa ser descartada, antes de aconselhar o paciente sobre a natureza benigna da natureza e aconselhar sobre a manutenção de uma boa higiene bucal.

Fonte: www.alliedacademies.org/www.jaad.org/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.aaom.com/www.hxbenefit.com/whitewingdental.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.