Pneumonia por Aspiração

PUBLICIDADE

Pneumonia por Aspiração – Definição

pneumonia por aspiração é um tipo de pneumonia que pode ocorrer se uma pessoa respirar algo em vez de engoli-la. Os germes de partículas de alimentos, saliva, vômito ou outras substâncias podem infectar as vias aéreas e levar à pneumonia por aspiração.

pneumonia por aspiração ocorre quando a comida, a saliva, os líquidos ou o vômito são inalados nos pulmões ou nas vias respiratórias que levam aos pulmões, em vez de serem engolidos para o esôfago e para o estômago.

Pneumonia por Aspiração – O que é

pneumonia por aspiração é uma forma de broncopneumonia, uma inflamação dos bronquíolos dos pulmões, causada por corpos estranhos que são aspirados ou respirados para os pulmões.

A condição é frequentemente causada por partículas de alimentos ou pílulas, saliva, secreções nasais ou bile.

Pode ser complicado pela alta acidez da matéria aspirada e pela presença de bactérias anaeróbias normalmente encontradas na boca humana.

Os pulmões contêm uma estrutura ramificada das vias aéreas chamadas brônquios.

Os ramos menores dos brônquios, começando no ponto em que não há mais cartilagem na via aérea, são chamados de bronquíolos.

Os bronquíolos terminam nos sacos alveolares ou alvéolos, o local das trocas gasosas nos pulmões, onde o sangue é oxigenado.

Os bronquíolos e alvéolos são as estruturas afetadas na pneumonia por aspiração.

pneumonia por aspiração, como outras formas de broncopneumonia, é uma inflamação aguda dos bronquíolos que leva a uma resposta imune na qual os alvéolos se enchem de líquido.

Isso resulta em espaço aéreo reduzido nos pulmões e congestão no peito.

A inflamação química também pode estar presente se uma substância ácida é inalada pelos pulmões.

A localização da pneumonia nos pulmões depende da gravidade, de modo que ela aparece mais baixa nos pulmões em pacientes que aspiram em posição ereta e mais alta nos pulmões em pacientes que aspiram em decúbito ventral.


A pneumonia por aspiração leva a uma resposta imune na
qual os alvéolos se enchem de líquido

Este tipo de pneumonia é frequentemente causado por comprometimento da deglutição, como em uma pessoa que está intoxicada ou que sofreu danos neurológicos como um derrame.

Também é uma possível complicação da cirurgia sob anestesia geral. Recomenda-se, portanto, aos pacientes submetidos a anestesia geral que se abstenham de comer ou beber qualquer coisa por um número de horas antes da cirurgia.

As bactérias mais comumente presentes na pneumonia por aspiração são aquelas normalmente encontradas na boca.

Estes incluem bactérias dos gêneros Bacteriodes, Prevotella e Peptostreptococcus.

Tais bactérias são anaeróbias, o que significa que não precisam de oxigênio para sobreviver, mas são aerotolerantes, o que significa que podem viver na presença de oxigênio.

Patógenos bacterianos também podem contribuir para a pneumonia por aspiração. Estes podem incluir espécies de Fusobacterium, bem como bactérias aeróbicas que necessitam de oxigênio para sobreviver, como Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Haemophilus influenzae.

pneumonia por aspiração causa sintomas como tosse, febre, dor e fraqueza, falta de ar, dor de cabeça, náusea e perda de peso.

A primeira linha de tratamento é estabilizar as vias aéreas e fornecer líquidos e eletrólitos perdidos por via intravenosa.

A via aérea pode ser estabilizada através de aspiração e, se necessário, através do uso de um tubo de respiração.

Antibióticos ou corticosteróides podem ser usados para combater a infecção bacteriana nos pulmões.

Pneumonia por aspiração – Causas


Pneumonia por aspiração

Os fatores de risco para a inalação (aspiração) de material estranho para os pulmões são:

Estar menos alerta devido a medicamentos, doenças, cirurgias ou outros motivos
Coma
Beber grandes quantidades de álcool
Tomar drogas ilícitas (como opioides) que o deixam menos alerta
Recebendo medicamento para colocá-lo em sono profundo para cirurgia (anestesia geral)
Velhice
Fraco reflexo de vômito em pessoas que não estão alertas (inconscientes ou semiconscientes) após um acidente vascular cerebral ou lesão cerebral
Problemas para engolir

Ser hospitalizado pode aumentar o risco para esta condição.

Os materiais que podem ser inalados para os pulmões incluem:

Saliva
Vomitar
Líquidos
Alimentos

O tipo de bactéria que causa a pneumonia depende de:

Sua saúde
Onde você mora (em casa ou em uma instituição de enfermagem de longo prazo, por exemplo)
Se você foi hospitalizado recentemente
Seu uso recente de antibióticos
Se o seu sistema imunológico está enfraquecido

Pneumonia por aspiração – Sintomas

Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:

Dor no peito
Tosse com catarro fétido, esverdeado ou escuro (escarro) ou catarro que contém pus ou sangue
Fadiga
Febre
Falta de ar
Chiado
Odor da respiração
Suor excessivo
Problemas para engolir
Confusão

Pneumonia por aspiração – Tratamento


O sistema respiratório humano

tratamento para a pneumonia por aspiração pode incluir medicamentos para matar organismos infecciosos nos pulmões, apoiar a respiração e descansar para ajudar o paciente a se recuperar.

Vários fatores podem desempenhar um papel nas recomendações de tratamento, incluindo a idade do paciente e o nível geral de saúde, juntamente com a gravidade da infecção.

Algumas pessoas podem precisar ser hospitalizadas porque suas necessidades de cuidado são extremamente complexas, geralmente como resultado de doença subjacente ou idade.

Uma vez que os pacientes se recuperam com o tratamento para pneumonia por aspiração, eles podem precisar de suporte por várias semanas ou meses enquanto recuperam a força.

As pessoas desenvolvem a pneumonia por aspiração quando inadvertidamente inalam alimentos, partículas do ar ou conteúdo do estômago. Estes podem contribuir para o desenvolvimento de inflamação, irritação e infecção nos pulmões. Os primeiros sintomas podem incluir tosse e febre.

O paciente pode começar a sentir falta de ar, muito cansado e enjoado à medida que a infecção progride. O teste para pneumonia por aspiração pode incluir ouvir os pulmões, realizar um raio X e avaliar uma amostra de sangue para indicadores de inflamação.

A primeira linha de tratamento para a pneumonia por aspiração é o uso de medicamentos antibióticos para matar organismos infecciosos nos pulmões.

Alguns pacientes também precisam de medicamentos esteróides, dependendo da natureza específica da pneumonia.

À medida que o paciente passa por tratamento, os pulmões podem ser revistos para determinar se o medicamento prescrito está funcionando. Geralmente, é possível tomar antibióticos em nível ambulatorial, desde que o paciente não apresente alto risco de complicações e possa respirar razoavelmente confortavelmente.

Pacientes que desenvolvam falta de ar podem precisar de suporte respiratório na forma de uma máscara de oxigênio ou ventilação mecânica completa, onde uma máquina respira para o paciente. Nesta situação, a hospitalização pode fazer parte do tratamento da pneumonia por aspiração, porque o paciente precisa ser monitorado.

As internações hospitalares também podem ser recomendadas para adultos muito idosos, que possam apresentar complicações, bem como para pessoas que tenham doenças crônicas que possam interagir com a pneumonia e causar uma crise. Alguém com uma desordem de deglutição, por exemplo, pode começar a engasgar com comida ou água enquanto luta contra uma pneumonia.

A avaliação frequente do paciente é um aspecto importante do tratamento da pneumonia por aspiração.

As complicações precisam ser identificadas precocemente para que possam ser tratadas e resolvidas antes que coloquem o paciente em sério risco.

Os acidentes atendidos em casa que percebem um declínio súbito de sua condição podem ligar para seus médicos ou uma linha direta de enfermagem para determinar se precisam de atendimento clínico ou transferência para um hospital.

Fonte: medlineplus.gov/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.msdmanuals.com/bestpractice.bmj.com/www.mountsinai.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.