Breaking News
Home / Saúde / Dermatófitos

Dermatófitos

PUBLICIDADE

Definição

Dermatófitos são um rótulo comum para um grupo de três tipos de fungos que comumente causam doenças de pele em animais e humanos.

Os dermatófitos são um grupo filogeneticamente relacionado de ascomicetos filamentosos classificados nos gêneros Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton.

Dermatófitos é qualquer infecção fúngica superficial causada por fungos e envolvendo o estrato córneo da pele, cabelo e unhas, incluindo onicomicose e as várias formas de tinha. Chamado também epidermomicose e epidermofitose.

O que são Dermatófitos?

Dermatófitos são uma variedade de fungos que podem causar infecções.

Essas infecções relacionadas a fungos são tecnicamente conhecidas como tinea.

Infecções por tinea podem se desenvolver em qualquer área do corpo, mas tendem a ser mais freqüentes nas unhas, pele ou cabelo.

O tipo de infecção por tinea que ocorre depende da espécie exata de dermatófito com a qual uma pessoa entra em contato.

Tinea capitis é uma infecção que ocorre no couro cabeludo e é frequentemente causada pelo fungo Trichophyton tonsurans. Isso faz com que a pele do couro cabeludo fique extremamente seca e áspera. Nos casos mais graves de tinea capitis, o cabelo pode ficar frágil e cair. A condição é mais provável de ocorrer em crianças que estão na escola ou em outros programas públicos, onde eles estão constantemente expostos a outras crianças.

Dermatófitos também são responsáveis por infecções por tinea pedis, mais comumente referido como pé de atleta, porque é agravado pelo suor e pelo calçado apertado. Esta infecção é tipicamente causada pelo contato com o fungo Trichophyton rubrum. Os principais sintomas do pé de atleta são manchas de pele nos pés e entre os dedos.

Outra infecção dermatofítica comum é a tinea cruris, também conhecida como jock coceira (micose da virilha). Geralmente se desenvolve na região da virilha e coxas após o contato com o fungo Trichophyton rubrum ou até mesmo como uma complicação do pé de atleta. Embora possa ocorrer em mulheres, o jock coceira tende a ser muito mais provável em homens.

Os dermatófitos não ocorrem apenas nas pessoas.

Eles também podem desenvolver em animais também.

O fungo mais comum em animais domésticos é Microsporum canis. Se uma pessoa estiver em contato com um animal de estimação infectado, ela poderá desenvolver tinea corporis, ou infecções indiferenciadas que podem ocorrer na pele em todo o corpo.

Infecções causadas por dermatófitos são normalmente tratadas com medicamentos antifúngicos orais ou tópicos.

Medicamentos antifúngicos orais são frequentemente recomendados para crianças com tinea capitis porque pode ser difícil para versões tópicas atingirem efetivamente as áreas infectadas do couro cabeludo sem que o cabelo fique no caminho.

Medicamentos tópicos são geralmente prescritos para infecções dermatófitas na pele.

A disseminação de dermatófitos geralmente pode ser prevenida.

Os fungos podem ser transmitidos através do contato com a pele infectada, cabelo ou unhas de outra pessoa.

Pessoas em contato regular e próximo com outras pessoas podem reduzir os riscos de contrair infecções lavando as mãos com frequência e não compartilhando itens com outras pessoas que freqüentemente tocam os tecidos do corpo, como pentes, escovas de cabelo ou chapéus.

Quais são os sintomas mais comuns de Tinea?

Os sintomas mais comuns da tinea são erupção cutânea e comichão.

Dependendo do tipo de infecção, a erupção cutânea geralmente aparece vermelha e cresce para fora da pele. Algumas infecções causam uma erupção de cor mais clara que se parece com a pele seca.

Outros sintomas podem incluir pele escamosa, descoloração das unhas e até queda de cabelo se a infecção afetar o couro cabeludo. Existem vários tipos de tinea, portanto, os sintomas exatos variam dependendo da área do corpo envolvida.

O termo tinea realmente se refere a um grupo de infecções fúngicas. Essas infecções, também conhecidas como infecções por dermatofitoses, são causadas por um parasita fúngico que pode crescer na pele.

Os diferentes tipos de infecção são nomeados de acordo com a parte do corpo afetada.

Dermatófitos
No sentido horário da esquerda para a direita: Tinha corporis, Tinea capitis, Tinea ungueal e Tinea pedis

tinea pedis, por exemplo, afeta os pés, enquanto a tinea manuum é uma infecção da mão.

As infecções fúngicas da pele são muito comuns, especialmente entre os atletas que praticam muitos esportes de contato.

Existem alguns sintomas de tinea que são comuns a todos os tipos de infecção.

Uma erupção cutânea, por exemplo, está quase sempre presente. Muitas vezes cresce para fora em um padrão circular, levando a condição, por vezes, sendo conhecida como micose. A apresentação da condição depende de qual parte do corpo é afetada. Em alguns casos, a erupção é vermelha e coceira, enquanto em outros, apenas parece uma área de pele morta.

Outros sintomas potenciais de tinea incluem coceira sobre a área de infecção e uma aparência de pele escamosa. O paciente também pode notar uma mudança na cor das unhas, embora isso dependa do tipo de infecção. Se a infecção afetou o couro cabeludo ou o rosto, isso pode resultar em perda de cabelo. Como há uma tal variedade de sintomas de tinea, a condição é muitas vezes confundida com outras doenças da pele.

Um dos tipos mais comuns de tinea é tinea pedis, também conhecido como pé de atleta. Esta condição freqüentemente afeta a pele na parte inferior do pé, ou seja, a superfície plantar. Juntamente com uma erupção cutânea, outros sintomas de tinea pedis incluem pústulas e descoloração da pele. Como o pé de atleta pode ser passado entre as pessoas, a condição é freqüentemente contratada em academias ou em piscinas.

Existem vários outros tipos de infecção, cada um com diferentes sintomas de tinea.

Tinea capitis, por exemplo, é uma infecção do couro cabeludo.

Outros tipos incluem tinea cruris, que é encontrado na região da virilha, e tinea barbae, que afeta a face.

Fonte: www.aafp.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/www.cell.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com

Veja também

Celulite Orbital

Celulite Orbital

PUBLICIDADE Definição A celulite orbital é uma infecção da gordura e dos músculos ao redor do olho. …

Síndrome de Waardenburg

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Waardenburg refere-se a várias doenças genéticas raras que causam perda …

Síndrome de Lynch

PUBLICIDADE A síndrome de Lynch é um distúrbio hereditário causado por uma mutação em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.