Home / Saúde / Tumor Ósseo

Tumor Ósseo

PUBLICIDADE

Definição

Um tumor ósseo é um crescimento anormal de células dentro de um osso. Um tumor ósseo pode ser canceroso (maligno) ou não canceroso (benigno).

Embora existam vários tipos de tumores ósseos, poucos tumores realmente se desenvolvem em câncer ósseo.

Detectar um tumor ósseo pode ser desafiador e freqüentemente envolve exames de imagem.

Essas células são transportadas através da corrente sanguínea até a medula óssea. Aqui eles se estabelecem, crescem e formam um tumor ósseo. Dor óssea geralmente é o primeiro sintoma que ocorre quando o câncer se espalhou para o sistema esquelético.

Tumor Ósseo – Benigno

Os tumores ósseos se desenvolvem quando as células dentro de um osso se dividem incontrolavelmente, formando um nódulo ou massa de tecido anormal.

A maioria dos tumores ósseos não é cancerígena (benigna).

Os tumores benignos geralmente não são fatais e, na maioria dos casos, não se espalharão para outras partes do corpo. Dependendo do tipo de tumor, as opções de tratamento são amplas – desde a simples observação até a cirurgia para remoção do tumor.

Alguns tumores ósseos são cancerosos (malignos).

Os tumores ósseos malignos podem metastatizar – ou causar a disseminação de células cancerígenas por todo o corpo. Em quase todos os casos, o tratamento para tumores malignos envolve uma combinação de quimioterapia, radiação e cirurgia.

Descrição

Os tumores ósseos podem afetar qualquer osso do corpo e se desenvolver em qualquer parte do osso – da superfície até o centro do osso, chamado medula óssea.

Um tumor ósseo em crescimento – até mesmo um tumor benigno – destrói tecidos saudáveis e enfraquece os ossos, tornando-os mais vulneráveis a fraturas.

Quando um tumor ósseo é canceroso, é um câncer ósseo primário ou um câncer ósseo secundário.

Na verdade, um câncer ósseo primário começa no osso – enquanto um câncer ósseo secundário começa em algum outro lugar do corpo e depois metastatiza ou se espalha para o osso.

O câncer ósseo secundário também é chamado de doença óssea metastática.

Tipos de câncer que começam em outro lugar e comumente se espalham para o osso incluem:

Mama
Pulmão
Tiróide
Renal
Próstata

O que é um Tumor Ósseo?

Tumor Ósseo
Tumor Ósseo

Um tumor ósseo é um crescimento anormal de células que cresceram em ou ao redor de um osso e pode ou não ser uma ameaça à saúde. Embora existam vários tipos de tumores ósseos, poucos tumores realmente se desenvolvem em câncer ósseo.

Detectar um tumor ósseo pode ser desafiador e freqüentemente envolve exames de imagem.

Alguns pacientes com tumor ósseo apresentam dor leve e dolorida, mas outros apresentam sem sintomas. A causa desses tumores é muitas vezes desconhecida, embora certos fatores de risco genéticos predisponham as pessoas a eles.

De fato, alguns tumores ósseos são encontrados apenas porque um paciente teve que receber um raio X por outro motivo.

Quando um tumor ósseo é suspeito, um médico pode avaliar o histórico médico e realizar um exame físico para avaliar fatores como a sensibilidade no osso e a amplitude de movimento. Até mesmo os raios X às vezes produzem resultados mistos porque diferentes tipos de tumores exibem características únicas.

Ressonância magnética e tomografia computadorizada (tomografia computadorizada ou tomografia de gânglios) são métodos melhores para a identificação de tumores ósseos. Ainda assim, uma biópsia, ou amostra do tecido do tumor suspeito, geralmente é necessária para determinar a gravidade do tumor ósseo.

Embora tumores ósseos benignos não sejam cancerosos e geralmente desapareçam com o passar do tempo, o crescimento anormal no osso ainda precisa ser monitorado ou removido.

Tumores ósseos benignos podem se tornar cancerosos e enfraquecer o osso e causar uma fratura. Alguns exemplos de tumores ósseos benignos são osteoma, osteocondroma e displasia fibrosa.

Os tumores ósseos malignos, no entanto, causam maiores problemas. Um tumor maligno da medula óssea é o tipo mais comum de tumor ósseo. É geralmente referido como mieloma múltiplo e é prevalente entre os adultos mais velhos.

O osteossarcoma, o segundo tipo de câncer ósseo mais comum, ocorre mais freqüentemente em adolescentes, mas também em adultos jovens. Estes tumores geralmente se originam no joelho, quadril ou ombro.

Um tumor ósseo na perna, pelve, parte superior do braço ou costela é chamado de sarcoma de Ewing. Este tumor geralmente afeta crianças e adolescentes.

Outros tumores ósseos no quadril, pelve ou ombro que ocorrem em pacientes com idade entre 40 e 70 anos são chamados de condrossarcomas.

Todos os tumores ósseos malignos podem facilmente espalhar células cancerígenas através da corrente sanguínea ou do sistema linfático para outras partes do corpo. Cirurgia, em combinação com radioterapia e/ou quimioterapia, é um curso de tratamento familiar, dependendo do estágio do câncer.

Em muitos casos, o câncer ósseo é na verdade secundário, ou seja, o tumor desenvolvido em outras partes do corpo e se espalhou para o osso. Cânceres de mama, pulmão, próstata e rim comumente metastizam para o osso.

O que é Câncer Ósseo?

Tumor Ósseo
Osteossarcoma é um tipo de câncer ósseo que começa nas células que formam o osso.
Osteossarcoma ocorre mais frequentemente nos ossos longos dos braços e pernas.

Não existe um fator único que possa causar câncer ósseo.

Embora os cancros sejam frequentemente diagnosticados após uma lesão num osso, a lesão não é a causa – apenas um indicador.

câncer ósseo metastático geralmente se origina nos pulmões e na mama, embora qualquer câncer possa se espalhar para os ossos. Pacientes com câncer ósseo metastático podem requerer uma combinação de opções de tratamento para curar a doença ou prolongar a vida.

Câncer ósseo é um crescimento anormal de células que ocorre nos ossos.

Existem duas formas principais: o câncer primário começa dentro do próprio osso e é bastante raro, enquanto o secundário é causado pelo câncer em outras partes do corpo que se espalham pelos ossos. Não deve ser confundido com leucemia, que é o câncer da medula óssea.

No corpo, as células antigas estão sendo continuamente decompostas e substituídas por novas. Se houver uma anormalidade na nova célula, fazendo com que ela cresça e se replique muito mais rapidamente do que o normal, um tumor pode se desenvolver. Existem tumores benignos e malignos que crescem nas células. Os tumores benignos não são cancerígenos e não se espalharão para outros tecidos, enquanto os malignos o farão. Os tumores benignos podem frequentemente ser removidos através de cirurgia.

Existem vários tipos diferentes de câncer ósseo primário, nomeados com base em que tipo de célula óssea tem o câncer e a área do osso ou tecido circundante, onde é encontrado. Cada tipo tem características diferentes e é tratado de maneira diferente. Os cânceres malignos são comumente chamados de sarcomas.

Tumor Ósseo
Tumor Ósseo

O tipo mais comum de câncer ósseo é o osteossarcoma, que se inicia nas células que estão desenvolvendo novos tecidos ósseos. É mais comumente encontrado nos joelhos, braços ou pelve. Essa forma de câncer geralmente se desenvolve em jovens com menos de 30 anos, em homens mais que em mulheres.

É raro na meia-idade e tem uma incidência muito baixa em adultos na faixa dos 60 e 70 anos. Osteocarcoma geralmente se espalha para outras partes do corpo, particularmente os pulmões.

O condrossarcoma é o segundo tipo mais comum, e começa nas células da cartilagem, de modo que pode se desenvolver em qualquer lugar em que esse tecido seja encontrado. Na maioria dos casos, este é um câncer de crescimento lento, por isso é improvável que se espalhe para outras partes do corpo antes de ser tratado. O condrossarcoma é raro em pessoas jovens, mas o risco aumenta de 20 para 75 anos. Homens e mulheres têm uma chance igual de desenvolvê-lo.

O terceiro tipo mais comum de câncer ósseo primário é o Sarcoma de Ewing. Esta forma tende a começar dentro das cavidades dos ossos, particularmente nas pernas, pelve e parede torácica, mas pode crescer em outros tecidos. É mais comum em crianças e adultos com menos de 30 anos. O câncer cresce muito rapidamente, permitindo que ele se espalhe para outros órgãos e tecidos por todo o corpo.

Cordoma são encontrados na base do crânio ou nas vértebras que compõem a coluna. Este tipo de câncer tende a ser de crescimento lento, mas se não for tratado com cuidado e completamente removido, ele retornará repetidamente para a mesma área. É incomum em pessoas com menos de 30 anos e os homens são duas vezes mais propensos do que as mulheres a desenvolvê-lo.

Não existe um fator único que possa causar câncer ósseo.

Embora os cancros sejam frequentemente diagnosticados após uma lesão num osso, a lesão não é a causa – apenas um indicador.

Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento desta forma de câncer, incluindo ter uma disposição genética para ela, ter tido tumores ósseos benignos ou doença óssea não-cancerosa, e submetidos a tratamento prévio com radiação ou quimioterapia, especialmente quando jovens. Algumas pessoas desenvolverão tumores primários sem nenhum desses fatores de risco.

O sintoma mais comum é a dor na área afetada. Inicialmente, a dor pode ser intermitente, mas à medida que o tumor cresce, piora e ocorre mais frequentemente.

O inchaço pode ocorrer em torno do câncer, geralmente semanas após o início da dor.

Por causa da localização do tumor, muitas vezes é difícil sentir qualquer nódulo real.

Detectar esse câncer não é fácil, e muitas vezes é diagnosticado através de uma biópsia da área dolorida.

Fonte: www.cancer.org/orthoinfo.aaos.org/www.wisegeek.org/www.cancer.gov/medlineplus.gov/health.uconn.edu/my.clevelandclinic.org/www.ucdenver.edu

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Neonatologia

PUBLICIDADE Definição Neonatologia é a especialidade médica de cuidar de recém-nascidos, bebês doentes e bebês prematuros. …

Parasitologia

PUBLICIDADE Definição Parasitologia um ramo da biologia que lida com parasitas e parasitismo, especialmente entre …

Pneumoconiose

PUBLICIDADE Definição Pneumoconiose é um termo geral dado a qualquer doença pulmonar causada por poeiras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.