Oxi

PUBLICIDADE

Oxi – Definição

Uma nova droga começa a fazer vítimas no país, que ainda não conta com os esclarecimentos técnicos necessários para definir o que vem a ser o oxi.

O norte do Brasil está vivendo o surgimento de uma nova droga, mais devastadora que o crack, com origens e formas de consumo e comércio similares.

Chamada de Oxi (do termo oxidado), a droga é o resultado da mistura do resto do refino das folhas de coca, ácido sulfúrico, cal e querosene ou gasolina, enquanto o crack é a mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio.

Possivelmente uma das mais potentes e perigosas drogas conhecidas, o oxi ou oxidado, como é conhecido pelos seus usuários, é uma variante do crack.

A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene ou cal virgem para obter o oxi.

A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene ou cal virgem para obter o oxi.

O consumo de uma droga derivada da cocaína mais potente e letal do que o crack foi descoberto por acaso, no Acre. Chamada de oxi, a droga é feita a partir de resíduos da folha de coca lacerada e misturada à cal virgem e querosene.

Oxi – O que é

Se já não bastassem as drogas atuais como cocaína, crack, álcool e outras, surge agora uma nova droga, conhecida entre os dependentes químicos como oxi ou óleo.

Trata-se de uma droga ainda mais nefasta do que o crack pois é um subproduto dele, que já é um subproduto da cocaína.

Na composição do oxi além da pasta base da cocaína entram nada mais nada menos do que querosene, ácido sulfúrico e cal virgem.

Por isso os efeitos no organismo são devastadores além de viciar no primeiro contato, tal como o crack.

Para os traficantes o custo de produção do Oxi é menor do que o do crack – com o material gasto para fazer um quilo de crack se faz de 3 a 4 quilos de Oxi.

Devido ao menor custo alguns traficantes estão repassando o Oxi como fosse o crack e essa prática tende a aumentar muito. Maior a repressão da polícia, maior o custo para o tráfico que busca novas drogas mais baratas.

oxi é consumido em grande parte pelos consumidores de menor nível social, de menor renda, por ser ainda mais barato que o crack.

Infelizmente também são as pessoas que tem maiores dificuldades para fazer um tratamento da dependência química.

Extremamente nocivo ao organismo, o uso do oxi perturba o sistema nervoso central e leva à paranóia, ao medo constante.

Mas vai além disso: causa nervosismo, emagrecimento rápido, cor amarelada, problemas de fígado, dores estomacais, dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia constante.

Apenas para ilustrar, cerca de 30% dos usuários do oxi foram entrevistados pela equipe de uma ONG de apoio ao dependente químico morreram no período de um ano a grande maioria por efeito da droga, embora alguns também tenham sido mortos por participarem de roubos ou tráfico.

Oxi – Droga

Oxi é droga resultante de um processo com maceramento de folhas de coca, misturado com cal virgem e querosene, apresentando-se em forma de pedra e utilizado como o crack (pipado em latinhas de metal), também de forma macerada com tabaco ou maconha (fumado) ou ainda passado por um processo de refino primário aspirado. Processo que ainda precisa ser estudado e descrito.

Oxi
Preparo da Mescla e Oxi

Oxi ou OX – Características

A amarelada, que parece rapadura, é que é boa a escura, preta, tem muito querosene
Tem várias cores, tem amarela, roxa… A roxa é melhor, a branca é pior
A roxinha é bem mais forte, dá efeito mais rápido
Tem a branca e a roxa, mas a melhor é a roxa, é mais pura e mais forte

Oxi: a nova droga na fronteira amazônica

Não bastasse o efeito devastador do uso do crack, que tem se espalhado pelas regiões sul e sudeste do Brasil, uma nova droga foi descoberta recentemente no estado do Acre, fronteira com a Bolívia.

Possivelmente uma das mais potentes e perigosas drogas conhecidas, o oxi ou oxidado, como é conhecido pelos seus usuários, é uma variante do crack. A diferença é que, na elaboração, ao invés de se acrescentar bicarbonato e amoníaco ao cloridatro de cocaína, como é o caso do crack, adiciona-se querosene e cal virgem para obter o oxi.

A diferença entre o crack e o oxi

Oxi
Oxi

A diferença entre um e outro está na elaboração do produto. Para a produção do Oxi, em vez de adicionar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato da cocaína, os traficantes adicionam querosene e cal virgem.

A droga tem coloração mais amarelada ou esbranquiçaada, dependendo da quantidade de querosene a cal usada no preparo.

Ao ser queimado a substância fica oleosa (por isso também é conhecida como óleo). Fumando num papel, o Oxi fica preto; se queimado em um cachimbo, a pedra fica com uma crosta oleosa.

Outro lado perverso do Oxi

Oxi

Pasta base de cocaína apreendida em Rio Branco e acondicionada
juntamente com pó de café.
Dentre as muitas formas de dissimulação da droga utilizadas
por traficantes, esta é uma das mais populares

Se a dependência química em relação a cocaína já é um problema seríssimo, o uso do oxi quase sempre desencadeia o consumo de Álcool, cachaça, cerveja ou até mesmo o Álcool de farmácia (os usuários do oxi em geral tem uma renda muito baixa). Aém da dependência química o oxi pode levar ao alcoolismo.

No começo o dependente químico em oxi parece sentir uma sensaçao de euforia, de ânimo. Depois vem o medo, a mania de perseguição, a paranóia. A droga só dá barato no momento em que está sendo consumida, e cada pedra dura cerca de 15 minutos. Para perpetuar o barato, o Álcool serve de alívio entre uma dose e outra, num ritual que se alonga por mais de 6 horas, geralmente à noite.

Para conseguir mais droga e dar fim a fissura, é comum que os usuários se entregarem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Oxi, droga mais letal que crack, provoca epidemia de vício pelo país

Oxi
Oxi

Oxi é um derivado da cocaína está provocando uma epidemia de vício na capital do Acre, Rio Branco, e está se espalhando pelo país.

De acordo com reportagem em cinco páginas publicada na edição deste domingo do jornal “O Globo”, a droga chamada de oxi é consumida e procurada por jovens e crianças de todas as classes socioeconômicas do estado da Região Norte. É possível ver viciados perambulando em todas as regiões da cidade.

O nome é uma abreviação de “oxidado”: trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível (como querosene ou gasolina). É semelhante ao crack por ser uma pedra branca fumada em cachimbo, que custa mais barato e mata mais rápido. A droga veio da Bolívia e do Peru e entrou no Brasil pelo Acre.

Há relatos de que o oxi já tenha deixado viciados nos outros estados da Região Norte e também em Goiás, Distrito Federal, em alguns estados do Nordeste e em São Paulo (nas regiões conhecidas como “cracolândia”). Existe a suspeita de que a pedra já pode ser localizada no Rio de Janeiro, mas a polícia não tem registro de apreensões.

O derivado tem o poder de dependência no primeiro uso, causando efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi.

Fonte: Colégio São Francisco/www.saudeeforca.com/www.jornalatribuna.com.br/www.sidneyrezende.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.