Breaking News
Home / Saúde / Cisto mamário

Cisto mamário

PUBLICIDADE

O que é

Um cisto mamário é um saco cheio de líquido no seio que pode ser sentido como um pedaço de tamanho variável e tem o potencial de causar dor, mas nem sempre é o caso.

O cisto pode ser muito pequeno ou tão grande quanto uma bola de golfe, redondo ou oval, e às vezes só pode ser detectado por uma mamografia ou ultra-som.

Cistos mamários são geralmente associados com câncer de mama e outras doenças graves, mas há muitas vezes quando um cisto de mama pode ser inofensivo ou benigno.

É muito importante procurar o conselho de um médico profissional quando um cisto ou outra anormalidade for descoberto para determinar seu nível de nocividade, se existir algum.

O caroço de um cisto de mama começa como uma glândula normal de leite que cresceu em tamanho e pode ser sólida ou preenchida com fluido.

Quando os cistos mamários são descobertos, um ultra-som permite que o médico determine se está ou não cheio de líquido e se contém ou não um tumor, que pode ou não ser benigno.

A partir daí, o cisto pode ser aspirado, que é o processo de inserir uma agulha para remover o líquido do cisto, ou testar o tecido para determinar sua composição.

Geralmente, o fluido não precisa ser testado, a menos que pareça haver sangramento no cisto ou se o tamanho e a forma do cisto mamário pareçam estar anormais.

Existem vários passos que uma mulher pode tomar para evitar o aparecimento de cistos mamários ou reduzir o desconforto dos cistos existentes.

Um deles é usar um sutiã que é de suporte, a fim de aliviar um pouco da inflamação ao redor do tecido do cisto.

Várias medidas preventivas que podemos tomar, que não foram necessariamente comprovadas cientificamente, são a redução da cafeína e do sal na dieta diária.

Estudos sobre as ligações entre esses itens e os cistos mamários são inconclusivos. No entanto, muitas mulheres alegaram ter aliviado os sintomas quando reduziram a ingestão desses itens.

Muitas vezes, quando os cistos mamários são benignos, o médico não recomendará nenhum curso de ação.

Quando deixados sozinhos, os cistos benignos ainda podem mudar de forma ao longo do tempo ou até desaparecer.

Uma das principais razões para tomar o curso de aspiração e remover o líquido do cisto é quando está causando uma quantidade desnecessária de dor ou desconforto.

É quando o cisto mamário apresenta sinais de sangue ou outras características perturbadoras, ou simplesmente quando a aspiração não funciona, que o curso de ação recomendado pelo médico será a remoção cirúrgica do cisto.

O que é um tumor benigno da mama?

Um tumor benigno da mama é uma área de crescimento celular anormal na mama que não é considerada cancerígena.

Uma percentagem muito elevada de nódulos na mama revela-se benigna, o que significa que devem causar poucos ou nenhuns problemas de saúde ao dono da mama, mas todos os nódulos mamários devem ser examinados por um médico para verificar se existem malignidades. Exames mensais de auto-mamas são fortemente recomendados para todas as mulheres, para que alterações no tecido mamário possam ser detectadas o mais cedo possível.

Mamogramas para fins de rastreio do cancro também são recomendados para mulheres mais velhas.

Os tumores são causados por um defeito genético em uma célula que faz com que ele se multiplique incontrolavelmente, levando à formação de um pedaço de tecido.

Em alguns casos, os tumores são benignos, com pouco risco de disseminação para os órgãos vizinhos, e algumas verificam seu crescimento.

Tumores benignos ainda podem causar problemas de saúde, dependendo da sua localização, e eles também podem ser vistos como defeitos cosméticos.

Os tumores malignos, por outro lado, têm o potencial de metastatizar e crescem muito rapidamente e de forma agressiva.

Existem várias formas diferentes de tumores de mama benignos, incluindo tumores de filódios, tumores de células granulares, papilomas e fibroadenomas.

Todos esses crescimentos benignos podem causar caroços no seio ou ao redor do ducto de leite.

Classicamente, um tumor de mama benigno tem bordas lisas quando é palpado e pode ser movimentado no tecido mamário. Algumas mulheres também experimentam alterações fibrocísticas, nódulos nos seios que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.

Muitas mamas têm naturalmente alguns caroços e, às vezes, pode ser difícil discernir a natureza exata de um nódulo. Nestes casos, um médico pode solicitar uma biópsia da mama.

As biópsias mamárias são usadas para coletar uma pequena amostra do tumor suspeito, para que ele possa ser examinado ao microscópio por um patologista. O patologista pode determinar se o nódulo é benigno ou maligno, e um plano de tratamento pode ser desenvolvido de acordo.

Embora um tumor de mama benigno não seja canceroso, pode causar dor, irritação ou desconforto.

Algumas mulheres optam por remover tumores benignos em um procedimento de lumpectomia.

Alguns nódulos também podem indicar um risco aumentado de desenvolver câncer de mama, em cujo caso exames de acompanhamento de rotina podem ser recomendados para monitorar a mama de perto para quaisquer alterações.

Um médico pode discutir um tumor de mama benigno e suas implicações com os pacientes em uma base individual.

Quais são os diferentes tipos de nódulos mamários?

Os nódulos mamários são causados por infecções, lesões, tumores ou câncer. Os nódulos mamários são formados sob a pele e podem ser benignos ou malignos.

Eles também podem ser temporários e ir embora com remédios caseiros ou podem ser mais permanentes e precisam de medicação ou cirurgia para corrigir.

A infecção mais comum que causa nódulos mamários é a mastite. Isso é causado quando as mães que amamentam desenvolvem uma rachadura ou corte na aréola.

As bactérias entram na ferida e formam um caroço duro e doloroso. Isso pode levar a um abcesso onde o pus preenche a ferida ou a celulite, onde toda a área fica vermelha e infectada.

Outra infecção que causa nódulos mamários é o piercing nos mamilos. Se as ferramentas usadas para perfurar não estiverem estéreis, as bactérias podem entrar no local perfurado.

A infecção também pode ocorrer se o mamilo recém-perfurado não for mantido limpo até cicatrizar.

O tratamento para ambos os tipos de infecções normalmente inclui compressas quentes e massagens para a área infectada. Se a mama ainda estiver infectada ou se ocorrer drenagem, os antibióticos são geralmente prescritos.

Lesões na mama também podem causar caroços. Isto pode ser devido a um acidente de veículo ou um golpe no peito e é causado quando os vasos sanguíneos da mama se rompem.

O hematoma resultante deve ser tratado com compressas frias para reduzir o inchaço.

Os crescimentos são outra fonte de nódulos mamários. Existem mamas fibrocísticas, que causam vários pequenos nódulos e são resultado de alterações hormonais.

Uma mamografia geralmente é realizada para que o médico tenha uma linha de base para rastrear futuras nódulos mamários, mas nenhum tratamento é necessário, a menos que surjam problemas adicionais.

Os cistos mamários são nódulos mamários benignos preenchidos com fluido e podem ser sensíveis ao toque. Um auto-exame de mama pode encontrar esses caroços, mas eles não se sentirão duros ou sólidos.

Os cistos podem mudar de tamanho devido a flutuações hormonais durante os ciclos menstruais e normalmente não são removidos.

Os fibroadenomas são outro nódulo mamário benigno. No entanto, estes são sólidos, firmes crescimentos que podem crescer rapidamente. Como uma mamografia pode não ser capaz de determinar se o crescimento é canceroso, freqüentemente os fibroadenomas são removidos e enviados para um laboratório para avaliação.

O tipo mais sério de nódulos mamários são aqueles causados pelo câncer de mama. Este tipo de doença da mama pode não ter dor, mas os sintomas geralmente incluem corrimento do mamilo e inflamação ao redor da mama. O diagnóstico geralmente requer uma biópsia da mama, e o tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Sintomas

Os cistos mamários podem ser encontrados em um ou nos dois seios.

Sinais e sintomas de um cisto de mama incluem:

Um caroço arredondado ou oval, suave e facilmente móvel com bordas distintas (que normalmente, embora nem sempre, indica que é benigno)
Correção do mamilo que pode ser clara, amarela, cor de palha ou marrom escuro
Dor ou sensibilidade mamária na região do nódulo mamário
Aumento do tamanho da massa mamária e sensibilidade mamária pouco antes do período menstrual
Diminuição do tamanho dos nódulos mamários e resolução de outros sintomas após o período menstrual

Ter cistos mamários não aumenta o risco de câncer de mama. Mas ter cistos pode tornar mais difícil encontrar novos nódulos mamários ou outras alterações que possam precisar de avaliação por seu médico.

Esteja familiarizado com o que seus seios normalmente sentem para que você saiba quando algo muda.

Causas

Cada um dos seus seios contém lóbulos de tecido glandular, dispostos como pétalas de uma margarida.

Os lóbulos são divididos em pequenos lóbulos que produzem leite durante a gravidez e amamentação.

O tecido de suporte que dá forma à mama é composto de tecido adiposo e tecido conjuntivo fibroso.

Os cistos mamários se desenvolvem como resultado do acúmulo de líquido no interior das glândulas mamárias.

Os cistos mamários podem ser definidos pelo seu tamanho:

Microcistos são pequenos demais para serem sentidos, mas podem ser vistos durante exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia.
Os macrocistos são grandes o suficiente para serem sentidos e podem atingir cerca de 2,5 a 5 centímetros de diâmetro. Cistos mamários grandes podem exercer pressão sobre o tecido mamário nas proximidades, causando dor ou desconforto nos seios.

Os especialistas não sabem o que causa cistos mamários. Eles podem se desenvolver como resultado de alterações hormonais da menstruação mensal. Algumas evidências sugerem que o excesso de estrogênio em seu corpo, que pode estimular o tecido mamário, pode contribuir para os cistos mamários.

Definição

Os cistos mamários são sacos cheios de líquido dentro da mama, que geralmente não são cancerígenos (benignos). Você pode ter um ou muitos cistos mamários e eles podem acontecer em um ou ambos os seios.

Eles são frequentemente descritos como pedaços redondos ou ovais com bordas distintas. Um cisto mamário geralmente parece uma uva ou um balão cheio de água, mas às vezes um cisto mamário parece firme.

Os cistos mamários não requerem tratamento a menos que um cisto seja grande e doloroso ou desconfortável. Nesse caso, drenar o fluido de um cisto mamário pode aliviar os sintomas.

Os cistos mamários são comuns em mulheres antes da menopausa, entre 35 e 50 anos de idade. Mas podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade.

Eles também podem ocorrer em mulheres na pós-menopausa em uso de terapia hormonal.

Cisto mamário – Fotos

Fonte: www.nationalbreastcancer.org/www.fairview.org/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.breastcancercare.org.uk/www.breastcancer.org/www.thewomens.org.au/www.stclair.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.