Cisto mamário

PUBLICIDADE

Cisto mamário – Definição

Os cistos mamários são sacos cheios de líquido na mama que geralmente não são cancerosos (benigno). Ocorre quando o fluido enche uma glândula de leite vazia.

Alguns cistos são pequenos demais para serem sentidos, enquanto outros crescem até vários centímetros – grandes o suficiente para deixá-lo desconfortável.

Às vezes você pode senti-los, especialmente se eles se tornarem dolorosos alguns dias antes do seu ciclo menstrual.

Os cistos mamários são uma das causas mais comuns de um nódulo mamário e podem se desenvolver em um ou ambos os seios.

Na maioria dos casos, os cistos mamários não precisam de tratamento.

Aglomerados de cistos podem se formar em uma mama ou em ambas.

Cisto mamário – O que é

Um cisto mamário é um saco cheio de líquido no seio que pode ser sentido como um pedaço de tamanho variável e tem o potencial de causar dor, mas nem sempre é o caso.

O cisto pode ser muito pequeno ou tão grande quanto uma bola de golfe, redondo ou oval, e às vezes só pode ser detectado por uma mamografia ou ultrassom.

Cistos mamários são geralmente associados com câncer de mama e outras doenças graves, mas há muitas vezes quando um cisto de mama pode ser inofensivo ou benigno.

É muito importante procurar o conselho de um médico profissional quando um cisto ou outra anormalidade for descoberto para determinar seu nível de nocividade, se existir algum.

O caroço de um cisto de mama começa como uma glândula normal de leite que cresceu em tamanho e pode ser sólida ou preenchida com fluido.

Quando os cistos mamários são descobertos, um ultrassom permite que o médico determine se está ou não cheio de líquido e se contém ou não um tumor, que pode ou não ser benigno.

A partir daí, o cisto pode ser aspirado, que é o processo de inserir uma agulha para remover o líquido do cisto, ou testar o tecido para determinar sua composição.

Geralmente, o fluido não precisa ser testado, a menos que pareça haver sangramento no cisto ou se o tamanho e a forma do cisto mamário pareçam estar anormais.

Existem vários passos que uma mulher pode tomar para evitar o aparecimento de cistos mamários ou reduzir o desconforto dos cistos existentes.

Um deles é usar um sutiã que é de suporte, a fim de aliviar um pouco da inflamação ao redor do tecido do cisto.

Várias medidas preventivas que podemos tomar, que não foram necessariamente comprovadas cientificamente, são a redução da cafeína e do sal na dieta diária.

Estudos sobre as ligações entre esses itens e os cistos mamários são inconclusivos. No entanto, muitas mulheres alegaram ter aliviado os sintomas quando reduziram a ingestão desses itens.

Muitas vezes, quando os cistos mamários são benignos, o médico não recomendará nenhum curso de ação.

Quando deixados sozinhos, os cistos benignos ainda podem mudar de forma ao longo do tempo ou até desaparecer.

Uma das principais razões para tomar o curso de aspiração e remover o líquido do cisto é quando está causando uma quantidade desnecessária de dor ou desconforto.

É quando o cisto mamário apresenta sinais de sangue ou outras características perturbadoras, ou simplesmente quando a aspiração não funciona, que o curso de ação recomendado pelo médico será a remoção cirúrgica do cisto.

O que é um tumor benigno da mama?

Um tumor benigno da mama é uma área de crescimento celular anormal na mama que não é considerada cancerígena.

Uma percentagem muito elevada de nódulos na mama revela-se benigna, o que significa que devem causar poucos ou nenhuns problemas de saúde ao dono da mama, mas todos os nódulos mamários devem ser examinados por um médico para verificar se existem malignidades. Exames mensais de auto-mamas são fortemente recomendados para todas as mulheres, para que alterações no tecido mamário possam ser detectadas o mais cedo possível.

Mamogramas para fins de rastreio do cancro também são recomendados para mulheres mais velhas.

Os tumores são causados por um defeito genético em uma célula que faz com que ele se multiplique incontrolavelmente, levando à formação de um pedaço de tecido.

Em alguns casos, os tumores são benignos, com pouco risco de disseminação para os órgãos vizinhos, e algumas verificam seu crescimento.

Tumores benignos ainda podem causar problemas de saúde, dependendo da sua localização, e eles também podem ser vistos como defeitos cosméticos.

Os tumores malignos, por outro lado, têm o potencial de metastatizar e crescem muito rapidamente e de forma agressiva.

Existem várias formas diferentes de tumores de mama benignos, incluindo tumores de filódios, tumores de células granulares, papilomas e fibroadenomas.

Todos esses crescimentos benignos podem causar caroços no seio ou ao redor do ducto de leite.

Classicamente, um tumor de mama benigno tem bordas lisas quando é palpado e pode ser movimentado no tecido mamário. Algumas mulheres também experimentam alterações fibrocísticas, nódulos nos seios que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.

Muitas mamas têm naturalmente alguns caroços e, às vezes, pode ser difícil discernir a natureza exata de um nódulo. Nestes casos, um médico pode solicitar uma biópsia da mama.

As biópsias mamárias são usadas para coletar uma pequena amostra do tumor suspeito, para que ele possa ser examinado ao microscópio por um patologista.

O patologista pode determinar se o nódulo é benigno ou maligno, e um plano de tratamento pode ser desenvolvido de acordo.

Embora um tumor de mama benigno não seja canceroso, pode causar dor, irritação ou desconforto.

Algumas mulheres optam por remover tumores benignos em um procedimento de lumpectomia.

Alguns nódulos também podem indicar um risco aumentado de desenvolver câncer de mama, em cujo caso exames de acompanhamento de rotina podem ser recomendados para monitorar a mama de perto para quaisquer alterações.

Um médico pode discutir um tumor de mama benigno e suas implicações com os pacientes em uma base individual.

Quais são os diferentes tipos de nódulos mamários?

Os nódulos mamários são causados por infecções, lesões, tumores ou câncer. Os nódulos mamários são formados sob a pele e podem ser benignos ou malignos.

Eles também podem ser temporários e ir embora com remédios caseiros ou podem ser mais permanentes e precisam de medicação ou cirurgia para corrigir.

A infecção mais comum que causa nódulos mamários é a mastite. Isso é causado quando as mães que amamentam desenvolvem uma rachadura ou corte na aréola.

As bactérias entram na ferida e formam um caroço duro e doloroso. Isso pode levar a um abcesso onde o pus preenche a ferida ou a celulite, onde toda a área fica vermelha e infectada.

Outra infecção que causa nódulos mamários é o piercing nos mamilos. Se as ferramentas usadas para perfurar não estiverem estéreis, as bactérias podem entrar no local perfurado.

A infecção também pode ocorrer se o mamilo recém-perfurado não for mantido limpo até cicatrizar.

O tratamento para ambos os tipos de infecções normalmente inclui compressas quentes e massagens para a área infectada. Se a mama ainda estiver infectada ou se ocorrer drenagem, os antibióticos são geralmente prescritos.

Lesões na mama também podem causar caroços. Isto pode ser devido a um acidente de veículo ou um golpe no peito e é causado quando os vasos sanguíneos da mama se rompem.

O hematoma resultante deve ser tratado com compressas frias para reduzir o inchaço.

Os crescimentos são outra fonte de nódulos mamários. Existem mamas fibrocísticas, que causam vários pequenos nódulos e são resultado de alterações hormonais.

Uma mamografia geralmente é realizada para que o médico tenha uma linha de base para rastrear futuras nódulos mamários, mas nenhum tratamento é necessário, a menos que surjam problemas adicionais.

Os cistos mamários são nódulos mamários benignos preenchidos com fluido e podem ser sensíveis ao toque. Um auto-exame de mama pode encontrar esses caroços, mas eles não se sentirão duros ou sólidos.

Os cistos podem mudar de tamanho devido a flutuações hormonais durante os ciclos menstruais e normalmente não são removidos.

Os fibroadenomas são outro nódulo mamário benigno. No entanto, estes são sólidos, firmes crescimentos que podem crescer rapidamente. Como uma mamografia pode não ser capaz de determinar se o crescimento é canceroso, freqüentemente os fibroadenomas são removidos e enviados para um laboratório para avaliação.

O tipo mais sério de nódulos mamários são aqueles causados pelo câncer de mama. Este tipo de doença da mama pode não ter dor, mas os sintomas geralmente incluem corrimento do mamilo e inflamação ao redor da mama. O diagnóstico geralmente requer uma biópsia da mama, e o tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Cisto mamário – Tipos


Cisto mamário

Existem três tipos de cistos mamários:

Cisto de mama simples: preenchido inteiramente com fluido, os cistos simples são sempre não cancerosos.
Cisto de mama complicado: Um cisto complicado tem alguns fragmentos sólidos flutuando no fluido. Seu médico pode querer realizar uma aspiração de cisto de mama ou biópsia por agulha (retirar fluido com uma agulha para análise).
Cisto mamário complexo: Este tipo de cisto é preocupante porque parece ter algum tecido sólido, que pode ser cancerígeno. Se você tiver esse tipo de cisto, seu médico fará uma biópsia por agulha.

Cisto mamário – Sintomas

Os cistos mamários podem ser macios ou duros e podem ser de qualquer tamanho, variando de alguns milímetros a vários centímetros.

Eles geralmente são ovais ou redondos e podem se desenvolver rapidamente em qualquer lugar da mama. Para algumas pessoas, os cistos podem parecer desconfortáveis e até dolorosos. Antes de um período, os cistos podem ficar maiores e doloridos e sensíveis à medida que os níveis hormonais mudam. No entanto, muitas mulheres podem ter cistos e não conseguir senti-los.

Embora muito mais comum em mulheres, os homens também podem ter cistos mamários.

Os cistos mamários podem ser encontrados em um ou nos dois seios.

Sinais e sintomas de um cisto de mama incluem:

Um caroço arredondado ou oval, suave e facilmente móvel com bordas distintas (que normalmente, embora nem sempre, indica que é benigno)
Correção do mamilo que pode ser clara, amarela, cor de palha ou marrom escuro
Dor ou sensibilidade mamária na região do nódulo mamário
Aumento do tamanho da massa mamária e sensibilidade mamária pouco antes do período menstrual
Diminuição do tamanho dos nódulos mamários e resolução de outros sintomas após o período menstrual

Ter cistos mamários não aumenta o risco de câncer de mama. Mas ter cistos pode tornar mais difícil encontrar novos nódulos mamários ou outras alterações que possam precisar de avaliação por seu médico.

Esteja familiarizado com o que seus seios normalmente sentem para que você saiba quando algo muda.

Cisto mamário – Causas


Cisto mamário

Cada um dos seus seios contém lóbulos de tecido glandular, dispostos como pétalas de uma margarida.

Os lóbulos são divididos em pequenos lóbulos que produzem leite durante a gravidez e amamentação.

O tecido de suporte que dá forma à mama é composto de tecido adiposo e tecido conjuntivo fibroso.

Os cistos mamários se desenvolvem como resultado do acúmulo de líquido no interior das glândulas mamárias.

Os cistos mamários podem ser definidos pelo seu tamanho:

Microcistos são pequenos demais para serem sentidos, mas podem ser vistos durante exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia.
Os macrocistos são grandes o suficiente para serem sentidos e podem atingir cerca de 2,5 a 5 centímetros de diâmetro. Cistos mamários grandes podem exercer pressão sobre o tecido mamário nas proximidades, causando dor ou desconforto nos seios.

Os especialistas não sabem o que causa cistos mamários. Eles podem se desenvolver como resultado de alterações hormonais da menstruação mensal.

Algumas evidências sugerem que o excesso de estrogênio em seu corpo, que pode estimular o tecido mamário, pode contribuir para os cistos mamários.

Cisto mamário – Tratamento


Cisto mamário

Na maioria dos casos, você não precisa de tratamento.

Cistos mamários simples não causam nenhum dano e às vezes até desaparecem por conta própria.

Se o cisto for desconfortável, seu médico pode drenar o fluido dele com uma biópsia por agulha. No entanto, o fluido pode voltar. Se ele retornar e continuar dolorido, você pode precisar de cirurgia para removê-lo.

Para cistos mamários complicados ou complexos, você pode precisar de exames mais frequentes para acompanhar quaisquer alterações.

Se você tiver um cisto ou cistos mamários, geralmente não precisará de nenhum tratamento ou acompanhamento. A maioria dos cistos desaparecem por conta própria e não são motivo de preocupação.

Se o cisto for grande ou causar desconforto, seu especialista pode retirar o fluido usando uma agulha fina e seringa. Às vezes, isso é feito usando ultrassom para ajudar a encontrar o cisto.

O fluido pode variar de cor e variar de claro a muito escuro. Se o fluido estiver manchado de sangue, ele será enviado para um laboratório para teste.

Uma vez que o fluido é removido, o cisto geralmente desaparece. Você pode sentir algum desconforto à medida que o fluido está sendo retirado, e a área pode ficar machucada e sensível por alguns dias depois.

Nesse caso, tomar analgésicos como o paracetamol deve ajudar.

Os cistos mamários podem voltar ou você pode desenvolver novos cistos. O tratamento para cistos geralmente é o mesmo a cada vez.

Você deve consultar o seu médico se achar que seu cisto retornou ou você acha que tem um novo.

Cisto mamário – Diagnóstico

Os médicos geralmente encontram cistos mamários durante mamografias de rotina que detectam câncer de mama. Mas você também pode descobrir um cisto mamário grande por conta própria.

Durante um exame clínico, seu médico pode dizer se o nódulo parece um cisto. Você ainda pode precisar de uma mamografia ou ultrassom para ver se o nódulo é sólido ou cheio de líquido.

Os ultrassons podem ajudar a descobrir se um nódulo é sólido ou cheio de líquido, como um cisto benigno.

Se você tem menos de 40 anos, é mais provável que faça um ultrassom do que uma mamografia. O tecido mamário de mulheres mais jovens pode ser denso, o que pode tornar a imagem de raio-x menos clara, de modo que alterações normais ou condições benignas podem ser mais difíceis de identificar. No entanto, para algumas mulheres com menos de 40 anos, as mamografias ainda podem ser necessárias para completar a avaliação.

Se o nódulo puder ser facilmente sentido, seu especialista pode colocar uma agulha fina nele e retirar o fluido para confirmar que é um cisto cheio de fluido.

Cisto mamário – Prevenção

Você não pode prevenir cistos mamários. Mas auto-exames regulares e mamografias de rotina são boas maneiras de gerenciar a saúde geral da mama.

Fonte: www.nationalbreastcancer.org/my.clevelandclinic.org/www.fairview.org//www.wisegeek.org/www.breastcancercare.org.uk/www.breastcancer.org/www.thewomens.org.au/www.stclair.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.