Breaking News
Home / Saúde / Tumor de Brenner

Tumor de Brenner

PUBLICIDADE

Definição

tumor de Brenner é um tumor ovariano raro que faz parte do grupo epitelial de superfície do neoplasma ovariano. Geralmente é assintomática e na maioria das vezes é um achado patológico incidental.

O tumor de Brenner do ovário é uma neoplasia relativamente incomum. A idade média de apresentação é de 50 anos, com 71% dos pacientes com mais de 40 anos. Constitui de 1,4 a 2,5% de todos os tumores ovarianos e tem predileção pela mulher na pós-menopausa. A maioria deles é benigna e menos de 5% está proliferando ou limítrofe.

O que é um tumor de Brenner?

Um tumor de Brenner é uma massa rara de tecido que às vezes se desenvolve em ou sobre um ovário.

Na maioria dos casos, esse tipo de tumor afeta apenas um ovário. A maioria das mulheres que desenvolvem um tumor de Brenner no ovário não apresenta nenhum sintoma, e um diagnóstico geralmente é feito durante um exame ginecológico de rotina.

Algumas mulheres que sofreram menopausa podem notar sangramento vaginal ocasional se esse tipo de massa estiver presente.

O tratamento normalmente consiste na remoção cirúrgica do tumor, desde que o paciente esteja saudável o suficiente para se submeter à cirurgia. Quaisquer dúvidas ou preocupações específicas sobre um tumor do Brenner em uma situação individual devem ser discutidas com um médico ou outro profissional da área médica.

Como um tumor de Brenner geralmente não causa nenhum sintoma perceptível, pode levar anos para ser diagnosticado. Consultas regulares ao ginecologista para um exame pélvico de rotina aumentam as chances de diagnóstico precoce.

Existem vários tipos de testes diagnósticos que podem ser usados para diagnosticar a presença do tumor. Estes testes incluem uma tomografia computadorizada, ultra-som e biópsia.

Um ultra-som pélvico quase sempre permite que o médico supervisor detecte a presença de um tumor de Brenner. Este procedimento usa ondas sonoras para ajudar a equipe médica a obter imagens claras das várias estruturas dentro do corpo. Um ultrassom pode ser solicitado se houver suspeita de outras condições médicas ou se o paciente estiver apresentando outros sintomas, como desconforto ou sangramento vaginal anormal.

A tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por vezes, pode ser encomendada em um esforço para diagnosticar com precisão a presença de um tumor de Brenner. Esses testes podem fornecer ao médico informações mais detalhadas sobre o tumor, como tamanho, localização e se o tumor começou a se espalhar para fora do ovário.

Depois que a presença do tumor de Brenner for confirmada, uma biópsia é geralmente programada. Este é um procedimento minimamente invasivo que normalmente é realizado em nível ambulatorial no consultório do médico ou em outro centro médico. Uma porção do tumor e uma pequena quantidade de tecido saudável ao redor do tumor são removidos e enviados para um laboratório externo para testes adicionais. Uma biópsia pode determinar se o tumor é canceroso.

Independentemente de o tumor ser maligno ou benigno, o tratamento para um tumor de Brenner geralmente consiste em remover cirurgicamente a massa.

Se as células cancerosas são encontradas durante uma biópsia, medidas adicionais de tratamento, como quimioterapia ou radioterapia, podem se tornar necessárias. O paciente e o médico discutirão as várias opções de tratamento e quaisquer riscos potenciais que possam ser aplicáveis à situação individual.

Tumor de Brenner – Carcinoma ovariano

Tumor de Brenner
Carcinoma ovariano

Em todo o mundo, o carcinoma ovariano continua a ser responsável por mais mortes do que todas as outras neoplasias ginecológicas.

Geralmente ocorre em mulheres mais velhas e a idade média na apresentação é de 50 anos.

O tumor de Brenner do ovário é muito raro, principalmente benigno, pequeno e unilateral.

O tumor maligno de Brenner é muito mais raro. Acredita-se que esses tumores surjam da metaplasia urotelial do epitélio da superfície ovariana. O tumor maligno de Brenner do ovário se assemelha ao carcinoma de células transicionais do ovário. Eles devem ser diferenciados porque o último tem um pior prognóstico.

Tumor Benigno de Brenner

Tumor de Brenner
Tumor de Brenner

Os tumores benignos de Brenner são compostos de células que se assemelham ao epitélio de transição maduro (urotélio), dispostas em aglomerados sólidos, ninhos e trabéculas bem definidos dentro de um estroma fibromatoso denso.

As células transicionais têm citoplasma eosinofílico pálido ou claro, núcleos redondos ou ovóides uniformes que podem ter sulcos, cromatina fina e nucléolos pontuados. Não há atipia citológica e a atividade mitótica não é aumentada.

Resumo

A maioria dos tumores do Brenner não são cancerígenos (benignos).

Cerca de 5% dos tumores de Brenner são cancerígenos (malignos) ou têm uma pequena chance de se espalhar além de sua localização original (limítrofe).

Estes tumores ocorrem mais frequentemente em mulheres após a menopausa.

Eles geralmente não causam sintomas a menos que sejam muito grandes.

Quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir dor abdominal ou sangramento vaginal.

causa dos tumores de Brenner é desconhecida. Eles são geralmente encontrados por acidente durante a cirurgia por outro motivo ou durante um exame médico de rotina.

O diagnóstico é feito por exame microscópico de um tumor obtido por biópsia cirúrgica.

O tratamento geralmente consiste em cirurgia para remover o tumor.

Se um tumor de Brenner não se espalhou para os tecidos circundantes ou para partes mais distantes do corpo, há um resultado bom a excelente a longo prazo.

Fonte: rarediseases.info.nih.gov/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/radiopaedia.org/www.ccij-online.org/www.jmidlifehealth.org/www.webpathology.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.