Afasia

PUBLICIDADE

Afasia – Definição

afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou a compreensão da fala e a capacidade de ler ou escrever.

Afasia é sempre devido a lesão no cérebro mais comumente de um acidente vascular cerebral, especialmente em indivíduos mais velhos.

Mas as lesões cerebrais que resultam em afasia também podem surgir de traumatismo craniano, de tumores cerebrais ou de infecções.

afasia pode ser tão grave que dificulta a comunicação com o paciente, ou pode ser muito leve. Pode afetar principalmente um único aspecto do uso da linguagem, como a capacidade de recuperar os nomes de objetos ou a capacidade de juntar palavras em frases ou a capacidade de ler. Mais comumente, no entanto, múltiplos aspectos da comunicação são prejudicados, enquanto alguns canais permanecem acessíveis para uma troca limitada de informações.

Em síntese: afasia é um distúrbio de comunicação que ocorre após o desenvolvimento da linguagem, geralmente na idade adulta. Não apenas um distúrbio da fala, a afasia pode afetar a capacidade de compreender a fala dos outros, bem como a capacidade de ler e escrever. Na maioria dos casos, a inteligência em si não é afetada.

Afasia – Distúrbio de Linguagem

afasia torna difícil ler, escrever, dizer o que você quer dizer e, às vezes, entender o que os outros dizem. É mais comum em adultos que tiveram um derrame.

Os tumores cerebrais, infecções, lesões e demência também podem causar isso.

afasia ocorre quando partes do cérebro responsáveis pelo processamento da linguagem são danificadas. Para a maioria das pessoas, essas áreas estão no lado esquerdo do cérebro.

Pode ser temporário ou de longo prazo, dependendo da causa e de outros fatores.

Afasia – O que é


Afasia

Afasia é um distúrbio de linguagem que acontece quando você tem danos cerebrais. Seu cérebro tem duas metades. As habilidades de linguagem estão na metade esquerda do cérebro na maioria das pessoas.

O dano geralmente ocorre no hemisfério esquerdo do cérebro e pode acontecer rapidamente em casos como traumatismo craniano ou derrame cerebral e podem levar a problemas de linguagem.

Danos no lado direito do cérebro podem causar outros problemas, como pouca atenção ou memória.

afasia pode dificultar a compreensão, a fala, a leitura ou a escrita. Isso não o torna menos inteligente ou causa problemas com a maneira como você pensa.

Danos cerebrais também podem causar outros problemas juntamente com afasia. Você pode ter fraqueza muscular na boca, chamada disartria.

Você pode ter dificuldade em fazer com que os músculos da boca se movam da maneira correta para dizer palavras, chamadas de apraxia. Você também pode ter problemas de deglutição, chamados disfagia.

Os tumores cerebrais também podem causar afasia, mas os sintomas destes só podem ser vistos gradualmente durante um longo período de tempo.

Pacientes com afasia também podem desenvolver deficiências nas expressões faciais e na compreensão da linguagem. Eles também têm dificuldade em ler e escrever.

Um acidente vascular cerebral é uma causa muito comum de afasia. Um derrame ocorre quando as células cerebrais morrem devido à falta de sangue que chega ao cérebro, resultando na falta de nutrientes vitais e oxigênio.

Outras causas de lesão cerebral são infecções cerebrais e golpes graves na cabeça.


A maioria dos casos de afasia é causada por algum tipo de lesão cerebral,
incluindo acidente vascular cerebral ou trauma

Existem três tipos principais de afasia:

Pacientes com afasia de Broca tiveram danos no lobo frontal do cérebro. Eles devem fazer um grande esforço para falar e a fala é geralmente em frases curtas e significativas. A pessoa freqüentemente deixará de fora palavras curtas como “é” e “o”. A afasia de Broca é caracterizado como afasia não fluente, devido ao curto período de sentenças.
As pessoas com afasia de Broca geralmente conseguem entender o discurso dos outros. Eles também estão cientes de sua própria fala e de como os outros os ouvem. Isso pode causar grande frustração quando tentam produzir sentenças mais longas.
Pessoas com afasia de Broca geralmente sofrem de paralisia ou fraqueza do braço ou perna direita. Isso ocorre porque o lobo frontal do cérebro também é responsável pelo movimento do corpo.
Pessoas que tiveram danos no lobo temporal do cérebro podem sofrer de afasia de Wernicke. Esta é uma afasia fluente que faz com que o sofredor fale em sentenças longas que não têm significado. Adicionam palavras desnecessárias ou criam novas palavras. Eles geralmente desconhecem esses erros, pois têm grande dificuldade em entender a fala. Eles também não costumam ter fraqueza corporal, já que o lobo temporal não é necessário para o movimento do corpo.
Um terceiro tipo de afasia é conhecido como afasia global. Isso resulta de danos a grandes partes do cérebro. Os sofredores têm extrema dificuldade em se comunicar verbalmente e entender a linguagem.

Afasia geralmente ocorre no meio para os anos posteriores da vida. Pode ocorrer em homens e mulheres.

Alguns indivíduos se recuperam completamente sem tratamento, mas uma grande quantidade de pacientes requer tratamento, como terapia fonoaudiológica.

No momento, há também um grande número de pesquisas sendo realizadas, bem como novos medicamentos disponíveis para ajudar os pacientes agora e no futuro.

Afasia – Sintomas

Os sintomas da afasia variam de acordo com o local em que ocorreu o dano no cérebro e o tipo de afasia.

Para afasia causada por derrame, os tipos são fluentes e não fluentes.

O tipo mais comum de afasia fluente é chamado de afasia de Wernicke. Resulta de danos no lobo temporal e áreas adjacentes no cérebro.

As pessoas com afasia de Wernicke podem falar em frases completas que são frequentemente longas, mas têm pouco significado. Eles também costumam ter dificuldade em entender a fala.

afasia de Broca é o tipo mais comum de afasia não fluente. Pessoas com afasia de Broca têm danos principalmente no lobo frontal do cérebro. Isso pode causar fraqueza ou até mesmo paralisia no lado direito do corpo. Eles normalmente entendem a fala, embora possam ter dificuldade em entender frases complexas.

As pessoas com afasia de Broca sabem o que querem dizer, mas têm dificuldade em dizer ou escrever.

Afasia – Causas

afasia pode se desenvolver depois que um indivíduo sofre uma lesão cerebral por acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, tumor ou infecção, como encefalite por herpes. Como resultado dessa lesão, os caminhos para a compreensão ou produção da linguagem são interrompidos ou destruídos.

Para a maioria das pessoas, isso significa danos ao hemisfério esquerdo do cérebro. (Em 95 a 99% das pessoas destras, os centros de linguagem estão no hemisfério esquerdo, e até 70% das pessoas canhotas também têm dominância de linguagem no hemisfério esquerdo.)

De acordo com o esquema de classificação tradicional, cada forma de afasia é causada por danos a uma parte diferente do hemisfério esquerdo do cérebro.

Esse dano afeta uma ou mais das funções básicas da linguagem: fala, nomeação (a capacidade de identificar um objeto, cor ou outro item com uma palavra ou termo apropriado), repetição (a capacidade de repetir palavras, frases e sentenças), compreensão auditiva (a capacidade de entender a linguagem falada), leitura (a capacidade de entender palavras escritas e seu significado) e escrita (a capacidade de se comunicar e registrar eventos com texto).

Afasia – Diagnóstico

Após a lesão cerebral, é feita uma avaliação inicial à beira do leito para determinar se a função da linguagem foi afetada. Se o indivíduo apresenta dificuldade de comunicação, são feitas tentativas para determinar se essa dificuldade surge da compreensão da linguagem prejudicada ou da capacidade de falar prejudicada.

Um exame típico envolve ouvir a fala espontânea e avaliar a capacidade do indivíduo de reconhecer e nomear objetos, compreender o que é ouvido e repetir exemplos de palavras e frases.

O indivíduo também pode ser solicitado a ler o texto em voz alta e explicar o que a passagem significa. Além disso, a capacidade de escrita é avaliada fazendo com que o indivíduo copie o texto, transcreva o texto ditado e escreva algo sem solicitar.

Um fonoaudiólogo ou neuropsicólogo pode ser solicitado a realizar exames mais extensos usando testes padronizados e aprofundados. Os testes comumente usados incluem o Boston Diagnostic Aphasia Examination, a Western Aphasia Battery e, possivelmente, o Porch Index of Speech Ability.

Os resultados desses testes indicam a gravidade da afasia e também podem fornecer informações sobre a localização exata do dano cerebral. Este teste mais extenso também é projetado para fornecer as informações necessárias para projetar um programa de terapia da fala individualizado. Mais informações sobre a localização do dano são obtidas através do uso de tecnologia de imagem, como ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC).

Afasia – Tratamento


Afasia

Inicialmente, a causa subjacente da afasia deve ser tratada ou estabilizada. Para recuperar a função da linguagem, a terapia deve começar o mais rápido possível após a lesão.

Embora não existam procedimentos médicos ou cirúrgicos atualmente disponíveis para tratar essa condição, a afasia resultante de acidente vascular cerebral ou traumatismo craniano pode melhorar com o uso de terapia fonoaudiológica. Para a maioria dos indivíduos, no entanto, a ênfase principal é colocada em aproveitar ao máximo as habilidades linguísticas retidas e aprender a usar outros meios de comunicação para compensar as habilidades linguísticas perdidas.

A terapia da fala é adaptada para atender às necessidades individuais, mas as atividades e ferramentas que são usadas com frequência incluem o seguinte:

Exercício e prática: Músculos enfraquecidos são exercitados ao falar repetidamente certas palavras ou fazer expressões faciais, como sorrir.
Cartões de imagem: Imagens de objetos do cotidiano são usadas para melhorar a memorização de palavras e aumentar o vocabulário. Os nomes dos objetos também podem ser repetidos em voz alta como parte de uma rotina de exercícios e prática.
Quadros de imagens: Imagens de objetos e atividades cotidianas são colocadas juntas, e o indivíduo aponta para certas imagens para transmitir ideias e se comunicar com outras pessoas.
Pastas de trabalho: Exercícios de leitura e escrita são usados para aprimorar a memorização de palavras e recuperar as habilidades de leitura e escrita. A compreensão auditiva também é redesenvolvida usando esses exercícios.
Computadores: O software de computador pode ser usado para melhorar a fala, a leitura, a memória e a compreensão auditiva, por exemplo, exibindo imagens e fazendo com que o indivíduo encontre a palavra certa.

Afasia – Prognóstico

O grau em que um indivíduo pode recuperar as habilidades de linguagem é altamente dependente de quanto dano cerebral ocorreu e da localização e causa da lesão cerebral original.

Outros fatores incluem a idade do indivíduo, estado geral de saúde, motivação e vontade de participar da terapia fonoaudiológica e se o indivíduo é canhoto ou destro. As áreas de linguagem podem estar localizadas nos hemisférios esquerdo e direito em indivíduos canhotos. Indivíduos canhotos são, portanto, mais propensos a desenvolver afasia após lesão cerebral, mas por terem dois centros de linguagem, podem se recuperar mais completamente porque as habilidades de linguagem podem ser recuperadas de ambos os lados do cérebro.

A intensidade da terapia e o tempo entre o diagnóstico e o início da terapia também podem afetar o resultado final.

Afasia – Prevenção

Como não há como saber quando ocorrerá um acidente vascular cerebral, traumatismo craniano ou doença, muito pouco pode ser feito para prevenir a afasia.

A extensão da recuperação, no entanto, em alguns casos, pode ser afetada pela vontade do indivíduo de cooperar e participar da terapia fonoaudiológica diretamente após a lesão.

Afasia – Resumo


Afasia

afasia é uma condição caracterizada pela perda parcial ou total da capacidade de se comunicar verbalmente ou usando palavras escritas. Uma pessoa com afasia pode ter dificuldade em falar, ler, escrever, reconhecer os nomes de objetos ou entender o que outras pessoas disseram. A afasia é causada por uma lesão cerebral, como pode ocorrer durante um acidente traumático ou quando o cérebro é privado de oxigênio durante um acidente vascular cerebral. Também pode ser causada por um tumor cerebral, uma doença como Alzheimer ou uma infecção, como encefalite. A afasia pode ser temporária ou permanente. Afasia não inclui impedimentos de fala causados pela perda de controle muscular.

Para entender e usar a linguagem de forma eficaz, um indivíduo recorre a informações armazenadas na memória de palavras sobre o que certas palavras significam, como juntá-las e como e quando usá-las adequadamente. Para a maioria das pessoas, essas e outras funções da linguagem estão localizadas no lado esquerdo (hemisfério) do cérebro.

Danos a este lado do cérebro são mais comumente ligados ao desenvolvimento de afasia. Curiosamente, no entanto, as pessoas canhotas parecem ter áreas de linguagem nos hemisférios esquerdo e direito do cérebro e, como resultado, podem desenvolver afasia por danos em ambos os lados do cérebro.

Outras causas de danos cerebrais incluem lesões na cabeça, tumores cerebrais e infecções. Cerca de metade das pessoas que apresentam sinais de afasia têm o que é chamado de afasia temporária ou transitória e se recuperam completamente em poucos dias. Estima-se que um milhão de americanos sofram de alguma forma de afasia permanente. Até agora, nenhuma conexão entre afasia e idade, sexo ou raça foi encontrada.

afasia às vezes é confundida com outras condições que afetam a fala, como disartria e apraxia. Essas condições afetam os músculos usados na fala, em vez da função da linguagem em si. A disartria é um distúrbio da fala causado pela falta de controle sobre os músculos usados na fala, talvez devido a danos nos nervos. A apraxia de fala é um distúrbio da fala em que a compreensão da linguagem e o controle muscular são mantidos, mas a memória de como usar os músculos para formar palavras não.

Fonte: www.aphasia.org/www.wisegeek.org/www.aphasiahope.org/medlineplus.gov/www.asha.org/www.nidcd.nih.gov/www.strokeassociation.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.