Breaking News
Home / Saúde / Afasia

Afasia

PUBLICIDADE

Definição de Afasia

A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou a compreensão da fala e a capacidade de ler ou escrever.

Afasia é sempre devido a lesão no cérebro mais comumente de um acidente vascular cerebral, especialmente em indivíduos mais velhos. Mas as lesões cerebrais que resultam em afasia também podem surgir de traumatismo craniano, de tumores cerebrais ou de infecções.

A afasia pode ser tão grave que dificulta a comunicação com o paciente, ou pode ser muito leve. Pode afetar principalmente um único aspecto do uso da linguagem, como a capacidade de recuperar os nomes de objetos ou a capacidade de juntar palavras em frases ou a capacidade de ler. Mais comumente, no entanto, múltiplos aspectos da comunicação são prejudicados, enquanto alguns canais permanecem acessíveis para uma troca limitada de informações.

Afasia – Distúrbio de Linguagem

A afasia torna difícil ler, escrever, dizer o que você quer dizer e, às vezes, entender o que os outros dizem. É mais comum em adultos que tiveram um derrame.

Os tumores cerebrais, infecções, lesões e demência também podem causar isso.

A afasia ocorre quando partes do cérebro responsáveis pelo processamento da linguagem são danificadas. Para a maioria das pessoas, essas áreas estão no lado esquerdo do cérebro. Pode ser temporário ou de longo prazo, dependendo da causa e de outros fatores.

Sobre Afasia

Afasia é um distúrbio de linguagem que acontece quando você tem danos cerebrais. Seu cérebro tem duas metades. As habilidades de linguagem estão na metade esquerda do cérebro na maioria das pessoas. Danos nesse lado do seu cérebro podem levar a problemas de linguagem. Danos no lado direito do cérebro podem causar outros problemas, como pouca atenção ou memória.

A afasia pode dificultar a compreensão, a fala, a leitura ou a escrita. Isso não o torna menos inteligente ou causa problemas com a maneira como você pensa.

Danos cerebrais também podem causar outros problemas juntamente com afasia. Você pode ter fraqueza muscular na boca, chamada disartria. Você pode ter dificuldade em fazer com que os músculos da boca se movam da maneira correta para dizer palavras, chamadas de apraxia. Você também pode ter problemas de deglutição, chamados disfagia.

O que é Afasia?

A afasia é um distúrbio de linguagem que ocorre quando a parte do cérebro responsável pela linguagem fica prejudicada.

O dano geralmente ocorre no hemisfério esquerdo do cérebro e pode acontecer rapidamente em casos como traumatismo craniano ou derrame cerebral.

Os tumores cerebrais também podem causar afasia, mas os sintomas destes só podem ser vistos gradualmente durante um longo período de tempo.

Pacientes com afasia também podem desenvolver deficiências nas expressões faciais e na compreensão da linguagem. Eles também têm dificuldade em ler e escrever.

Um acidente vascular cerebral é uma causa muito comum de afasia. Um derrame ocorre quando as células cerebrais morrem devido à falta de sangue que chega ao cérebro, resultando na falta de nutrientes vitais e oxigênio.

Outras causas de lesão cerebral são infecções cerebrais e golpes graves na cabeça.

Afasia
A maioria dos casos de afasia é causada por algum tipo de lesão cerebral,
incluindo acidente vascular cerebral ou trauma

Existem três tipos principais de afasia:

Pacientes com afasia de Broca tiveram danos no lobo frontal do cérebro. Eles devem fazer um grande esforço para falar e a fala é geralmente em frases curtas e significativas. A pessoa freqüentemente deixará de fora palavras curtas como “é” e “o”. A afasia de Broca é caracterizado como afasia não fluente, devido ao curto período de sentenças.

As pessoas com afasia de Broca geralmente conseguem entender o discurso dos outros. Eles também estão cientes de sua própria fala e de como os outros os ouvem. Isso pode causar grande frustração quando tentam produzir sentenças mais longas.

Pessoas com afasia de Broca geralmente sofrem de paralisia ou fraqueza do braço ou perna direita. Isso ocorre porque o lobo frontal do cérebro também é responsável pelo movimento do corpo.

Pessoas que tiveram danos no lobo temporal do cérebro podem sofrer de afasia de Wernicke. Esta é uma afasia fluente que faz com que o sofredor fale em sentenças longas que não têm significado. Adicionam palavras desnecessárias ou criam novas palavras. Eles geralmente desconhecem esses erros, pois têm grande dificuldade em entender a fala. Eles também não costumam ter fraqueza corporal, já que o lobo temporal não é necessário para o movimento do corpo.

Um terceiro tipo de afasia é conhecido como afasia global. Isso resulta de danos a grandes partes do cérebro. Os sofredores têm extrema dificuldade em se comunicar verbalmente e entender a linguagem.

Afasia geralmente ocorre no meio para os anos posteriores da vida. Pode ocorrer em homens e mulheres.

Alguns indivíduos se recuperam completamente sem tratamento, mas uma grande quantidade de pacientes requer tratamento, como terapia fonoaudiológica.

No momento, há também um grande número de pesquisas sendo realizadas, bem como novos medicamentos disponíveis para ajudar os pacientes agora e no futuro.

Sintomas

Os sintomas da afasia variam de acordo com o local em que ocorreu o dano no cérebro e o tipo de afasia.

Para afasia causada por derrame, os tipos são fluentes e não fluentes.

O tipo mais comum de afasia fluente é chamado de afasia de Wernicke. Resulta de danos no lobo temporal e áreas adjacentes no cérebro.

As pessoas com afasia de Wernicke podem falar em frases completas que são frequentemente longas, mas têm pouco significado. Eles também costumam ter dificuldade em entender a fala.

A afasia de Broca é o tipo mais comum de afasia não fluente. Pessoas com afasia de Broca têm danos principalmente no lobo frontal do cérebro. Isso pode causar fraqueza ou até mesmo paralisia no lado direito do corpo. Eles normalmente entendem a fala, embora possam ter dificuldade em entender frases complexas.

As pessoas com afasia de Broca sabem o que querem dizer, mas têm dificuldade em dizer ou escrever.

Fonte: www.aphasia.org/www.wisegeek.org/medlineplus.gov/www.asha.org/www.nidcd.nih.gov/www.strokeassociation.org

Veja também

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Onicólise

PUBLICIDADE Definição A onicólise é um distúrbio comum que afeta as unhas. A condição é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.