Breaking News
Home / Saúde / Ressaca

Ressaca

PUBLICIDADE

Definição

Ressaca são os efeitos físicos desagradáveis da embriaguez, como dor de cabeça ou distúrbio estomacal, geralmente eram sentidos várias horas após o fim da bebida.

Ressaca: Um termo não médico comum para os efeitos físicos desagradáveis após o consumo excessivo de álcool (ou o uso de outras drogas psicoativas).

Veisalgia é o nome médico pouco usado para a condição. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos e dificuldades de concentração.

O que é uma Ressaca?

ressaca é um grupo de sinais e sintomas desagradáveis que podem se desenvolver depois de beber muito álcool. Como se sentir horrível não fosse ruim o suficiente, as ressacas freqüentes também estão associadas a um mau desempenho e a conflitos no trabalho.

Como regra geral, quanto mais álcool você ingerir, maior a probabilidade de ter uma ressaca no dia seguinte. Mas não há fórmula mágica para dizer quanto você pode beber com segurança e ainda evitar uma ressaca.

Embora desagradável, a maioria das ressacas desaparece sozinhas, embora possam durar até 24 horas. Se você optar por beber álcool, fazê-lo com responsabilidade pode ajudar a evitar futuras ressacas.

Uma pessoa com ressaca geralmente sente dor de cabeça, sente-se mal, tonta, sonolenta, confusa e com sede.

Ressaca – Fatores

Existem vários fatores que contribuem para uma ressaca na manhã após a noite anterior.

Em primeiro lugar, o etanol, a substância química presente nas bebidas alcoólicas que comumente chamamos de “álcool”, é um diurético, o que significa que estimula o sistema urinário do corpo a produzir mais urina do que o habitual. Essa passagem excessiva de água faz com que nosso corpo fique desidratado, e é essa desidratação – uma quantidade insuficiente de água no corpo – que causa muitos dos sintomas de uma ressaca, incluindo dores de cabeça e tontura.

Em pequenas quantidades, o etanol é inofensivo. Na verdade, tem havido muita pesquisa para sugerir que uma pequena quantidade de álcool apreciado como parte de uma dieta saudável e estilo de vida, pode ser benéfico para a nossa saúde.

No entanto, em quantidades maiores, o álcool pode ser tóxico e danificar o estômago e o fígado. Ter um desconforto no estômago pode atrapalhar nossos padrões de sono, contribuindo para o nosso humor pela manhã, e o dano temporário causado é o que nos faz sentir-nos enjoados e propensos a vomitar.

Sintomas

Os sintomas da ressaca geralmente começam quando o teor de álcool no sangue cai significativamente e está próximo de zero. Eles geralmente estão em pleno vigor na manhã após uma noite de bebedeira.

Dependendo do que e quanto você bebeu, você pode notar:

Fadiga e fraqueza
Sede excessiva e boca seca
Dores de cabeça e dores musculares
Náusea, vômito ou dor de estômago
Sono fraco ou diminuído
Maior sensibilidade à luz e ao som
Tontura ou sensação do quarto girando
Tremor
Diminuição da capacidade de concentração
Distúrbios do humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade
Batimento cardíaco acelerado

Causas

As ressacas são causadas por beber muito álcool. Uma única bebida alcoólica é suficiente para desencadear uma ressaca para algumas pessoas, enquanto outras podem beber muito e escapar completamente de uma ressaca.

Vários fatores podem contribuir para uma ressaca.

Por exemplo:

O álcool faz com que seu corpo produza mais urina. Por sua vez, urinar mais do que o habitual pode levar à desidratação – muitas vezes indicada por sede, tontura e tontura.

O álcool desencadeia uma resposta inflamatória do seu sistema imunológico. Seu sistema imunológico pode desencadear certos agentes que comumente produzem sintomas físicos, como incapacidade de se concentrar, problemas de memória, diminuição do apetite e perda de interesse em atividades habituais.

O álcool irrita o revestimento do estômago. O álcool aumenta a produção de ácido do estômago e atrasa o esvaziamento do estômago. Qualquer um desses fatores pode causar dor abdominal, náusea ou vômito.

O álcool pode fazer com que o açúcar no sangue caia. Se o seu nível de açúcar no sangue baixar muito, poderá sentir fadiga, fraqueza, tremores, perturbações do humor e até convulsões.

O álcool faz com que os vasos sanguíneos se expandam, o que pode levar a dores de cabeça.

O álcool pode deixá-lo sonolento, mas evita estágios mais profundos do sono e freqüentemente causa o despertar no meio da noite. Isso pode deixá-lo grogue e cansado.

Como você pode curar uma ressaca?

Ressaca
Ressaca

Assim como a água, beba suco fresco para obter um aumento de vitamina. Se você realmente precisar, tome um analgésico e um antiácido para acalmar seu estômago e aliviar os sintomas da ressaca.

Coma alguma coisa – bananas e kiwis são exemplos de alimentos que você pode comer para ajudar a curar uma ressaca, pois são uma boa fonte de potássio (um mineral que você perde quando bebe por causa do efeito diurético do álcool).

Fonte: www.drinkaware.co.uk/www.mayoclinic.org/www.medicalnewstoday.com/www.healthguidance.org/www.dictionary.com/www.medicinenet.com

Veja também

Cisto renal

Cisto Renal

PUBLICIDADE Definição A doença renal policística é um dos mais comuns de todos os distúrbios …

Cardite

PUBLICIDADE Definição Inflamação do tecido cardíaco ou tecido muscular no coração é chamada como cardite. …

Arritmia

PUBLICIDADE Definição Uma arritmia é um problema com a frequência ou ritmo do seu batimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.