Breaking News
Home / Saúde / Equimoses

Equimoses

PUBLICIDADE

Definição

Equimose é o termo médico para o hematoma comum.

A maioria das contusões se formam quando os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele são danificados, geralmente por impacto de uma lesão. A força do impacto faz com que os vasos sangüíneos se abram e vazem sangue. Esse sangue fica preso sob a pele, onde se forma em uma pequena poça que transforma sua pele em roxo, preto ou azul.

Depois que um vaso sanguíneo é ferido, plaquetas no sangue vêm para ajudar no processo de coagulação. A coagulação evita que os vasos sanguíneos lesionados vazem mais sangue e tornem seu hematoma ainda maior. Algumas proteínas no sangue, chamadas fatores de coagulação, também ajudam a parar o sangramento, para que o tecido comece a cicatrizar.

equimose é, na verdade, o termo dado para a descoloração em tecidos moles que ocorre devido a forças compressivas. Forças compressivas são aquelas forças que empurram o tecido para baixo. Se a compressão é superficial (ou na superfície), então o sangue que é liberado por causa do dano ao tecido pode causar a descoloração da pele. A descoloração pode aparecer como diferentes tons de vermelho, roxo, amarelo ou azul.

O que é Equimoses?

Equimose é o termo médico para um hematoma com mais de um centímetro de diâmetro.

Contusões menores podem ser classificadas como púrpura se tiverem pelo menos três milímetros de diâmetro ou petéquia (pequeno ponto vermelho) se forem menores.

As equimoses podem aparecer na pele ou nas membranas mucosas.

Uma contusão é um tipo de hematoma ou uma coleção (hematoma) de sangue fora dos vasos sanguíneos. É um sangramento interno relativamente pequeno, geralmente devido a um traumatismo contuso que faz com que pequenos vasos sangüíneos quebrem sob a superfície da pele.

Equimoses e outras contusões são visíveis quando ocorrem na pele como manchas escuras.

equimose tem uma borda mais difusa do que contusões menores.

Naqueles com cor de pele clara, os hematomas geralmente aparecem roxos ou azuis alguns dias após a lesão, depois ficam verdes, amarelos e marrons quando se curam. Essa mudança gradual na cor é resultado de enzimas presentes no hematoma durante a cicatrização. Depois que os capilares ou vênulas se quebram devido a um trauma local, o sangue é derramado na área circundante.

Equimoses
Equimose é o termo médico para uma contusão
que mede mais de um centímetro de diâmetro

Macrófagos, glóbulos brancos responsáveis pela limpeza de detritos, ingerem os glóbulos vermelhos na área do hematoma. Através deste processo, a hemoglobina nos glóbulos vermelhos é degradada em biliverdina, depois a bilirrubina e a hemossiderina.

Esses diferentes subprodutos da quebra da hemoglobina são responsáveis pela mudança de cores das equimoses.

O hematoma não será eliminado até que o processo de decomposição seja concluído. Muitas vezes, entretanto, o dano tecidual subjacente causado pelo trauma foi curado bem antes que a quebra da hemoglobina esteja completa e a contusão desapareça.

As equimoses podem ser tratadas em casa pelo repouso, pela aplicação de gelo, pela elevação e pelos analgésicos.

Mais tarde, no processo de cura, exercícios leves de alongamento, calor ou massagem leve podem ser úteis, desde que não exacerbem nenhuma dor. Se a contusão não melhorar após alguns dias ou for extremamente dolorosa, ou se a contusão for frequente, é importante consultar um médico.

Quais são os sintomas de equimoses?

Equimoses
Equimoses – Hematoma

O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque. Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.

A progressão de cores que você verá normalmente segue esse pedido:

Vermelho ou roxo
Preto ou azul
Castanho
Amarelo

equimose é comum em seus braços e pernas, já que é mais provável que eles sejam feridos. Os hematomas também podem acontecer quando você tensiona ou torce um osso, especialmente no pulso ou no tornozelo.

Os adultos mais velhos podem notar hematomas indecisos em seus antebraços e nas costas das mãos. À medida que envelhece, a sua pele fica mais fina. Quando você tem pele fina, seus vasos sanguíneos rebentam mais facilmente, levando a contusões mais frequentes. Porque a lesão é tão pequena, essas contusões geralmente não machucam.

A pele ao redor dos olhos também é muito fina, o que torna mais provável a contusão. A equimose ao redor da cavidade ocular é mais comumente conhecida como olho roxo.

O que causa equimoses?

Equimoses
Equimose

equimose geralmente é causada por uma lesão, como uma colisão, um golpe ou uma queda. Esse impacto pode fazer com que um vaso sangüíneo se rompa com vazamento de sangue sob a pele, criando uma contusão.

Embora os hematomas sejam muito comuns e afetem quase todos, as mulheres tendem a obtê-los mais facilmente do que os outros.

Se você encontrar regularmente hematomas em seu corpo, mas não se lembra de ter se machucado, pode haver uma causa subjacente.

Muitos medicamentos estão associados a sangramentos e hematomas aumentados, incluindo:

Anticoagulantes, como aspirina ou varfarina (Coumadin, Jantoven)
Antibióticos
Corticosteróides
Suplementos dietéticos, incluindo ginkgo biloba

Às vezes, as contusões fáceis são um sinal de uma condição médica mais séria, como um distúrbio de sangramento.

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.medicalnewstoday.com/www.hxbenefit.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.