Equimoses

PUBLICIDADE

Equimoses – Definição

Equimose é o termo médico para o hematoma comum.

A maioria das contusões se formam quando os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele são danificados, geralmente por impacto de uma lesão.

A força do impacto faz com que os vasos sanguíneos se abram e vazem sangue. Esse sangue fica preso sob a pele, onde se forma em uma pequena poça que transforma sua pele em roxo, preto ou azul.

Depois que um vaso sanguíneo é ferido, plaquetas no sangue vêm para ajudar no processo de coagulação.

A coagulação evita que os vasos sanguíneos lesionados vazem mais sangue e tornem seu hematoma ainda maior. Algumas proteínas no sangue, chamadas fatores de coagulação, também ajudam a parar o sangramento, para que o tecido comece a cicatrizar.

equimose é, na verdade, o termo dado para a descoloração em tecidos moles que ocorre devido a forças compressivas. Forças compressivas são aquelas forças que empurram o tecido para baixo.

Se a compressão é superficial (ou na superfície), então o sangue que é liberado por causa do dano ao tecido pode causar a descoloração da pele. A descoloração pode aparecer como diferentes tons de vermelho, roxo, amarelo ou azul.

Equimoses – O que é

A equimose é uma contusão: uma marca inicialmente preto-azulada na pele, resultante da liberação de sangue nos tecidos, seja por lesão ou por vazamento espontâneo de sangue dos vasos.

Equimose é o termo médico para um hematoma com mais de um centímetro de diâmetro.

Contusões menores podem ser classificadas como púrpura se tiverem pelo menos três milímetros de diâmetro ou petéquia (pequeno ponto vermelho) se forem menores.

As equimoses podem aparecer na pele ou nas membranas mucosas.

Uma contusão é um tipo de hematoma ou uma coleção (hematoma) de sangue fora dos vasos sanguíneos. É um sangramento interno relativamente pequeno, geralmente devido a um traumatismo contuso que faz com que pequenos vasos sanguíneos quebrem sob a superfície da pele.

Equimoses e outras contusões são visíveis quando ocorrem na pele como manchas escuras.

equimose tem uma borda mais difusa do que contusões menores.

Naqueles com cor de pele clara, os hematomas geralmente aparecem roxos ou azuis alguns dias após a lesão, depois ficam verdes, amarelos e marrons quando se curam.

Essa mudança gradual na cor é resultado de enzimas presentes no hematoma durante a cicatrização. Depois que os capilares ou vênulas se quebram devido a um trauma local, o sangue é derramado na área circundante.


Equimose é o termo médico para uma contusão
que mede mais de um centímetro de diâmetro

Macrófagos, glóbulos brancos responsáveis pela limpeza de detritos, ingerem os glóbulos vermelhos na área do hematoma. Através deste processo, a hemoglobina nos glóbulos vermelhos é degradada em biliverdina, depois a bilirrubina e a hemossiderina.

Esses diferentes subprodutos da quebra da hemoglobina são responsáveis pela mudança de cores das equimoses.

O hematoma não será eliminado até que o processo de decomposição seja concluído. Muitas vezes, entretanto, o dano tecidual subjacente causado pelo trauma foi curado bem antes que a quebra da hemoglobina esteja completa e a contusão desapareça.

As equimoses podem ser tratadas em casa pelo repouso, pela aplicação de gelo, pela elevação e pelos analgésicos.

Mais tarde, no processo de cura, exercícios leves de alongamento, calor ou massagem leve podem ser úteis, desde que não exacerbem nenhuma dor.

Se a contusão não melhorar após alguns dias ou for extremamente dolorosa, ou se a contusão for frequente, é importante consultar um médico.

Equimoses – Sintomas

O sinal e sintoma mais definido de equimose é uma porção moderada a grande de pele plana, mas descolorida (maior que 1 centímetro). Sintomas adicionais podem incluir dor, aumento da sensibilidade e inchaço.

Alguém com equimose também pode apresentar sintomas de dor e inchaço em outras partes do corpo como resultado de uma lesão, como uma queda.


Equimoses – Hematoma

O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque.

Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.

A progressão de cores que você verá normalmente segue esse pedido:

Vermelho ou roxo
Preto ou azul
Castanho
Amarelo

equimose é comum em seus braços e pernas, já que é mais provável que eles sejam feridos. Os hematomas também podem acontecer quando você tensiona ou torce um osso, especialmente no pulso ou no tornozelo.

Os adultos mais velhos podem notar hematomas indecisos em seus antebraços e nas costas das mãos. À medida que envelhece, a sua pele fica mais fina. Quando você tem pele fina, seus vasos sanguíneos rebentam mais facilmente, levando a contusões mais frequentes. Porque a lesão é tão pequena, essas contusões geralmente não machucam.

A pele ao redor dos olhos também é muito fina, o que torna mais provável a contusão. A equimose ao redor da cavidade ocular é mais comumente conhecida como olho roxo.

Equimoses – Causas

A equimose pode ser causada por um incidente traumático, como ser atingido por um objeto ou cair em uma superfície dura. Certas condições médicas, como câncer ou distúrbios de coagulação do sangue, podem causar equimose.

Se o corpo não tiver vitamina K ou vitamina C, um indivíduo corre o risco de apresentar equimose. Se alguém é diagnosticado com uma infecção ou está tomando certos medicamentos, como Coumadin (varfarina) ou aspirina, eles também correm um risco maior de apresentar equimose.

As crianças são mais propensas a apresentar equimoses durante o verão, quando vivem em um clima temperado ou durante a temporada de esportes coletivos.


Equimoses – Hematoma

equimose geralmente é causada por uma lesão, como uma colisão, um golpe ou uma queda. Esse impacto pode fazer com que um vaso sangüíneo se rompa com vazamento de sangue sob a pele, criando uma contusão.

Embora os hematomas sejam muito comuns e afetem quase todos, as mulheres tendem a obtê-los mais facilmente do que os outros.

Se você encontrar regularmente hematomas em seu corpo, mas não se lembra de ter se machucado, pode haver uma causa subjacente.

Muitos medicamentos estão associados a sangramentos e hematomas aumentados, incluindo:

Anticoagulantes, como aspirina ou varfarina (Coumadin, Jantoven)
Antibióticos
Corticosteróides
Suplementos dietéticos, incluindo ginkgo biloba

Às vezes, as contusões fáceis são um sinal de uma condição médica mais séria, como um distúrbio de sangramento.

Equimoses – Diagnóstico e Tratamento


Equimoses – Hematoma

equimose é tipicamente diagnosticada em exame minucioso por um médico. Uma vez identificada como uma equimose, a causa subjacente deve ser investigada. Vários exames de sangue, incluindo contagem de plaquetas e níveis de vitamina K, podem ser solicitados para identificar uma causa subjacente.

Normalmente, as equimoses se resolvem por conta própria. No entanto, os tratamentos podem depender da causa subjacente (por exemplo, suplementos de vitamina K para deficiência de vitamina K). No entanto, várias medidas conservadoras podem ser utilizadas para auxiliar na cicatrização. Descansar a área pode ajudar no reparo tecidual e na redução do inchaço, principalmente se a equimose estiver localizada em uma área propensa ao movimento, como as extremidades inferiores.

Aplicar compressas frias o mais rápido possível após a lesão e elevar a parte do corpo afetada pode ajudar a contrair os vasos sanguíneos danificados e evitar o aumento da disseminação do sangue.

Medicamentos de venda livre, como acetaminofeno, podem ser usados para aliviar a dor se o sangramento não for resultado de uma condição médica mais grave, como cirrose hepática.

Equimoses – Prevenção


Equimoses – Hematoma

Contusões são normais e impossíveis de evitar, mas há coisas que você pode fazer para diminuir o risco.

Essas dicas são especialmente importantes se você tiver uma condição que o torne mais propenso a se machucar:

Use equipamentos de proteção ao praticar esportes
Mantenha pisos e passarelas livres de detritos para evitar quedas
Nunca deixe itens em uma escada
Reorganize os móveis de uma maneira que reduza a probabilidade de solavancos
Mantenha uma luz noturna acesa em seu quarto e banheiro
Use a lanterna do seu celular ou coloque uma pequena luz nas teclas para poder enxergar em áreas mal iluminadas

Fonte: www.healthline.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.medicalnewstoday.com/www.hxbenefit.com/www.encyclopedia.com/www.osmosis.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.