Breaking News
Home / Saúde / Flebite

Flebite

PUBLICIDADE

Definição de flebite

A flebite é uma condição na qual uma veia se torna inflamada. A inflamação pode causar dor e inchaço. Quando a inflamação é causada por um coágulo ou trombo, é chamada de tromboflebite. A tromboflebite geralmente ocorre nas veias das pernas, mas também pode afetar as veias dos braços.

Existem dois conjuntos de veias nos braços e nas pernas:

1) as veias superficiais que correm logo abaixo da pele e

2) as veias profundas.

A flebite superficial afeta as veias na superfície da pele. A condição raramente é grave e geralmente se resolve com o tratamento local da inflamação com compressas mornas e medicamentos antiinflamatórios. Às vezes, a flebite superficial pode estar associada à tromboflebite venosa profunda e a avaliação médica pode ser necessária.

Flebite nas veias profundas é referido como tromboflebite venosa profunda. A trombose venosa profunda afeta as veias localizadas mais profundamente nos braços e pernas. Os coágulos sanguíneos (trombos) que se formam podem embolizar ou romper e viajar para os pulmões. Esta é uma condição potencialmente fatal chamada embolia pulmonar.

Flebite – Significado

A palavra flebite é composta de duas partes:

“Phleb” – que significa “veia”
“itis” – que geralmente é colocado no final de uma palavra médica para significar “inflamação”

Assim, “flebite” significa simplesmente inflamação nas veias. No entanto, as veias praticamente nunca se inflamam sem qualquer motivo. A causa mais comum de flebite que ocorre naturalmente é quando um coágulo se forma em uma veia perto da superfície e a veia fica inflamada, que é a reação natural de uma veia a um coágulo e a maneira pela qual os coágulos são removidos naturalmente.

O que é Flebite?

Flebite ou tromboflebite é o inchaço de uma veia, geralmente com a presença de grandes ou pequenos coágulos sanguíneos na veia.

Existem basicamente dois tipos dessa condição: flebite superficial e flebite venosa profunda ou trombose venosa profunda.

A flebite superficial é menos grave, embora ainda exija tratamento médico.

A trombose venosa profunda pode ser uma condição potencialmente letal, uma vez que grandes coágulos em uma veia podem se romper, entrar na corrente sanguínea e causar derrame.

Flebite
Flebite

Os sintomas da tromboflebite superficial incluem os seguintes:

Inchaço da veia
Inchaço, vermelhidão e/ou aperto na pele ao redor da veia
Febre ligeira
Sensação de queimação ou desconforto ao redor da veia

Os sintomas da trombose venosa profunda podem não estar presentes, mas em casos mais graves você pode observar o seguinte:

Inchaço e desconforto de todo o membro em que a veia está localizada
Febre
Aperto, queimação e desconforto ao redor da veia
Vermelhidão ao redor da veia ou vermelhidão no membro afetado.

A flebite venosa superficial e profunda pode ser causada pelos mesmos fatores.

Esses incluem:

Obesidade
Sentado por longos períodos de tempo, como em um carro ou avião para uma longa viagem
Fumar
Pílulas anticoncepcionais
Gravidez
Estilo de vida inativo
Lesão traumática de uma veia

O tratamento da flebite em qualquer das formas é muito importante.

Na trombose venosa profunda, é vital que os coágulos sejam quebrados, seja através de medicação inserida nas veias, seja para romper o coágulo, seja tomando medicação oral, como a aspirina, para ajudar a prevenir a coagulação.

O mesmo tratamento também pode ser usado para flebite superficial. Além disso, o uso da compressão no local pode ajudar os dois tipos, assim como o uso de anti-inflamatórios não esteroidais, como o ibuprofeno.

A trombose venosa profunda pode requerer hospitalização e cirurgia para remover coágulos sanguíneos. Em ambas as condições, os pacientes serão aconselhados sobre as escolhas de estilo de vida que podem estar causando a condição.

A maioria dos pacientes é solicitada a seguir uma dieta saudável para o coração, fazer mais exercícios e pedir para deixar de fumar se o fizerem. Se os pacientes são saudáveis em muitos aspectos, mas tomam contraceptivos hormonais, eles serão aconselhados sobre outros métodos que não representam esse risco.

Também é importante que os pacientes não permaneçam sedentários por longos períodos de tempo, especialmente se tiverem tido trombose venosa profunda. Se eles planejam viajar de avião ou fazer longas viagens de carro, eles também devem se levantar e esticar as pernas a cada hora para ter certeza de que os coágulos não se formam nas pernas.

Embora o inchaço nas veias superficiais seja desconfortável e exija tratamento, ele também pode fornecer um aviso para os pacientes de que seu estilo de vida pode estar afetando significativamente sua saúde. Esta forma inicial pode significar que uma pessoa progredirá para trombose venosa profunda mais tarde.

Portanto, ele precisa de atenção imediata para ajudar a encontrar e eliminar a causa, quando possível, para que uma pessoa possa diminuir seu risco de derrame.

As causas da flebite

Flebite
Flebite

A flebite superficial é geralmente encontrada nas veias logo abaixo da superfície da pele. Pode exigir tratamento, mas não é uma condição com risco de vida.

As causas de flebite podem incluir:

Trauma ou lesão na veia
Varizes
Câncer não diagnosticado ou distúrbios de coagulação
Cateteres IV (intravenosos) ou uso de drogas intravenosas
Cirurgia
Estar hospitalizado ou acamado por um longo período de tempo

Outras causas de flebite incluem um coágulo de sangue nas veias, chamado tromboflebite. Se o coágulo de sangue está nas veias profundas da perna, a condição é chamada de trombose venosa profunda. Esta condição pode ser fatal e levar a uma embolia pulmonar.

A tromboflebite e a trombose venosa profunda podem ser causadas ao se sentar em uma posição por longos períodos de tempo, como durante um vôo. Isso permite que o sangue se acumule nas veias, fazendo o sangue coagular e formar um coágulo.

Sintomas de flebite

Flebite
Flebite

Os sintomas de flebite afetam o braço ou a perna onde a veia inflamada está localizada.

Esses sintomas incluem:

Vermelhidão
Inchaço
Calor
“listras” vermelhas visíveis no seu braço ou perna
Estrutura de corda ou cordão que você pode sentir através da pele

Você também pode notar dor na panturrilha ou na coxa se a flebite for causada por uma trombose venosa profunda. A dor pode ser mais perceptível ao caminhar ou flexionar o pé.

Apenas cerca de metade das pessoas que desenvolvem uma trombose venosa profunda apresentam sintomas. Esse é o motivo pelo qual as tromboses venosas profundas podem não ser diagnosticadas até que ocorra uma complicação séria, como uma embolia pulmonar.

Fonte: www.emedicinehealth.com/www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.healthline.com/gilvydisvein.com/www.drweil.com/www.thewhiteleyclinic.co.uk

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Fenômeno de Ashman

PUBLICIDADE Definição O fenômeno de Ashman, também conhecido como batimento do Ashman, descreve um tipo particular …

Lipogênese

Lipogênese

PUBLICIDADE Definição Lipogênese é a formação metabólica de gordura, a transformação de materiais alimentares não gordurosos …

Cortisol

PUBLICIDADE Definição O cortisol é um hormônio baseado em esteróides e é sintetizado a partir do colesterol …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.