Breaking News
Home / Saúde / Azotemia

Azotemia

PUBLICIDADE

Definição

Um nível sanguíneo maior que o normal de ureia ou outros compostos contendo nitrogênio. O principal teste para azotemia é o nível sérico de nitrogênio uréico no sangue. A azotemia geralmente é causada pela incapacidade dos rins de excretar esses compostos.

O que é Azotemia?

Azotemia refere-se a uma quantidade anormalmente alta de produtos residuais de nitrogênio na corrente sanguínea.

Normalmente, os rins filtram o sangue e expelem os resíduos na forma de urina.

No caso da azotemia, os rins não conseguem remover suficientemente a ureia, creatinina e outros compostos contendo nitrogênio do sangue. Um indivíduo com essa condição pode sentir fadiga, confusão, pressão alta e eventual insuficiência renal sem tratamento. O atendimento de emergência é frequentemente necessário para identificar e corrigir a causa subjacente para evitar complicações graves de saúde.

A medicina classifica a azotemia em três categorias gerais, dependendo de onde os problemas ocorrem pela primeira vez:

A azotemia pré-renal refere-se a uma complicação que diminui o fluxo sanguíneo para os rins, como a aterosclerose.

A azotemia intrarrenal é essencialmente insuficiência renal; o problema está nos próprios rins.

A azotemia pós-renal é o resultado de uma obstrução do fluxo de urina depois que os resíduos deixam os rins.

Os três tipos podem levar a aumentos perigosos de nitrogênio ureico no sangue e outros compostos que geralmente são expelidos na urina.

Uma pessoa com qualquer um dos três tipos de azotemia pode sofrer de uma frequência cardíaca acelerada e aumento da pressão arterial. Ele pode ficar confuso, cansado, tonto e ter uma diminuição na produção de urina. Além disso, a pele pode ficar pálida e as articulações podem ficar inflamadas e inchadas.

Algumas pessoas experimentam dor significativa e sensibilidade no abdômen e parte inferior das costas. O início da doença é muitas vezes agudo, o que significa que os sintomas surgem repentinamente, embora alguns casos piorem progressivamente ao longo de várias semanas ou meses.

Um indivíduo que acredita ter ter sintomas de azotemia deve visitar um médico ou ir ao pronto-socorro o mais rápido possível. Um médico pode realizar um exame físico completo, perguntar ao paciente sobre os sintomas e coletar amostras de sangue e urina para análise laboratorial.

Os pacientes são frequentemente colocados no hospital e recebem fluidos intravenosos para reduzir o risco de desidratação. Se o problema for intrarenal, uma máquina de diálise pode ser usada para assumir temporariamente o processo de filtração do sangue, enquanto os problemas renais são avaliados.

Muitos pacientes com problemas pré-renais e pós-renais são capazes de se recuperar tomando medicamentos para controlar a pressão arterial, abrir vasos sanguíneos contraídos e reduzir a inflamação. A cirurgia pode ser necessária se os rins forem desligados completamente ou se o bloqueio não for resolvido com medicamentos.

Azotemia – Doença

Azotemia é uma condição que ocorre quando seus rins foram danificados por uma doença ou lesão. Você obtém quando seus rins não são mais capazes de se livrar de resíduos de nitrogênio suficientes.

A azotemia geralmente é diagnosticada por meio de exames de urina e sangue. Estes testes irão verificar os níveis de nitrogênio e creatinina no sangue.

Tipos

Existem três tipos de azotemia:

Pré-renal: A azotemia pré-renal ocorre quando o fluido não está fluindo o suficiente pelos rins. Este baixo fluxo de fluido cria altos níveis de concentração de creatinina sérica e uréia. Este tipo de azotemia é o mais comum e geralmente pode ser revertido.

Intrínseca: A azotemia intrínseca geralmente ocorre por infecção, sepse ou doença. O tipo mais comum de azotemia intrínseca ou insuficiência renal intrínseca é a necrose tubular aguda.

Pós-renal: Uma obstrução do trato urinário causa azotemia pós-renal ou insuficiência renal. A azotemia pós-renal também pode ocorrer com azotemia pré-renal.

Esses tipos de azotemia podem ter tratamentos, causas e resultados um pouco diferentes. No entanto, cada um deles pode levar a lesão renal aguda. A azotemia também pode levar à insuficiência renal aguda se não for tratada ou se não for descoberta precocemente.

Sintomas

Azotemia e uremia são dois tipos diferentes de condições renais. Azotemia é quando há nitrogênio no sangue. A uremia ocorre quando há urina no sangue. No entanto, eles estão relacionados a doenças renais ou lesões.

Muitas vezes, você não notará nenhum sintoma de algo errado com seus rins, incluindo azotemia, até um estágio tardio. Esta fase final é geralmente quando a insuficiência renal foi iniciada.

Os sintomas da azotemia podem incluir:

Insuficiência renal aguda (se a azotemia continuar a progredir ao longo de um período de horas ou dias)
Lesão renal aguda
Perda de energia
Não querendo participar de suas atividades habituais
Perda de apetite
Retenção de fluidos
Nausea e vomito

Náuseas e vômitos são um sinal de que a doença piorou.

Causas

A principal causa de azotemia é uma perda de função dos rins.

No entanto, os diferentes tipos de azotemia ou insuficiência renal têm diferentes causas:

Quando o fluido que flui através dos rins não é suficiente para remover o azoto (azotemia pré-renal)
Quando o trato urinário é obstruído por algo ou por uma ruptura (azotemia postrenal)
Infecção ou doença (azotemia intrínseca)
Insuficiência cardíaca
Complicações do diabetes
Alguns medicamentos, particularmente drogas nefrotóxicas e altas doses de esteróides
Idade avançada
História de dificuldades renais
Exposição ao calor
Queimaduras graves
Desidratação
Volume de sangue reduzido
Algumas cirurgias
Uma lesão no rim

Fonte: www.medicinenet.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/chemocare.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Flebite

PUBLICIDADE Definição de flebite A flebite é uma condição na qual uma veia se torna …

Regeneração Hepática

Regeneração Hepática

PUBLICIDADE O fígado tem a maior capacidade regenerativa de qualquer órgão do corpo. A regeneração do fígado tem sido …

Manorexia

PUBLICIDADE Definição Manorexia é um termo usado para se referir à anorexia nervosa nos homens. Este não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.