Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Saúde / Glicohemoglobina

Glicohemoglobina

PUBLICIDADE

Definição

glicohemoglobina é uma substância produzida quando moléculas de açúcar no sangue se ligam a moléculas de hemoglobina, que transportam oxigênio através da corrente sanguínea.

Um teste de hemoglobina glicosilada (HbA1c) é um exame de sangue que mede a porcentagem de hemoglobina (uma proteína encontrada nas hemácias) que se liga à glicose. Quanto maior o seu açúcar no sangue, mais a glicose fica presa à sua hemoglobina.

O que é Glicohemoglobina?

glicohemoglobina, ou glicohemoglobina A1c, é um tipo de exame de sangue usado por profissionais de saúde para monitorar e controlar o diabetes. Tem várias vantagens sobre os testes padrão de açúcar no sangue, incluindo que fornece uma leitura a longo prazo dos níveis de glicose do paciente.

O teste é relativamente simples de executar, embora seja necessário tomar mais de uma amostra de sangue em alguns casos. Além de avaliar os níveis de glicose de uma pessoa, o teste também é usado para verificar possíveis complicações relacionadas ao diabetes, como insuficiência renal e problemas oculares.

A razão pela qual a glicohemoglobina é tão comumente usada para avaliação do diabetes é que ela fornece uma visão geral de longo prazo dos níveis de glicose do paciente. Por esse motivo, é útil para diagnosticar a condição e verificar se um paciente está gerenciando corretamente.

A maioria dos pacientes precisará passar por um teste de glicohemoglobina a cada quatro a seis meses, porque isso fornece uma imagem precisa de como os níveis de açúcar no sangue estão mudando. Até recentemente, o teste era usado apenas para avaliar o quão bem uma pessoa com diabetes está gerenciando a condição, mas agora foi aprovada como uma ferramenta de diagnóstico.

Existem outras maneiras de monitorar o diabetes – mais comumente um teste de açúcar no sangue -, mas um teste de glicohemoglobina oferece várias vantagens.

Primeiro, se o paciente realiza um teste de glicemia em casa, isso apenas fornece um instantâneo da condição naquele momento, especialmente porque os níveis de glicose podem variar ao longo do dia. Além disso, é comum que os diabéticos se esqueçam de monitorar seus níveis de açúcar no sangue.

Um teste de glicohemoglobina mede os níveis de A1c no sangue, que é uma maneira muito mais precisa e estável de avaliar o diabetes do que as outras formas de monitoramento.

Um teste de glicohemoglobina geralmente não requer qualquer preparação pelo paciente. Para iniciar o procedimento, o profissional de saúde interromperá o fluxo sanguíneo usando um elástico. Depois que a área da pele tiver sido limpa, uma agulha será inserida em uma veia para obter uma amostra de sangue. Isso pode precisar ser repetido várias vezes.

Glicohemoglobina
A glicohemoglobina é um tipo de exame de sangue usado
por profissionais de saúde para monitorar e controlar o diabetes

Existem benefícios adicionais ao uso do teste de glicohemoglobina A1c. Além do diagnóstico de diabetes, o nível de A1c é uma medida da probabilidade de o paciente sofrer de outros efeitos do diabetes. Estes incluem problemas com visão ou insuficiência renal. Na maioria dos casos, quanto menor o nível de A1c, menor a probabilidade de o paciente sofrer desses transtornos.

Glicohemoglobina – Hemoglobina Glicosilada

Glicohemoglobina, também conhecida como hemoglobina glicosilada, hemoglobina à qual a glicose é ligada, uma medida do controle de longo prazo do diabetes mellitus.

O nível de glicohemoglobina é aumentado nas células vermelhas do sangue de pessoas com diabetes mellitus mal controlada. Como a glicose permanece ligada à hemoglobina durante a vida dos glóbulos vermelhos (normalmente cerca de 120 dias), o nível de glicohemoglobina reflete o nível médio de glicose no sangue nos últimos 3 meses.

nível normal de glicohemoglobina é inferior a 7%.

Os diabéticos raramente atingem esses níveis, mas o controle rígido visa aproximar-se disso.

Níveis acima de 9% mostram controle ruim, e níveis acima de 12% mostram controle muito ruim. É comumente recomendado que a glicohemoglobina seja medida a cada 3 a 6 meses no diabetes.

glicohemoglobina é também conhecida como hemoglobina A1C (sua fração principal).

Glicohemoglobina (HbA1c, A1c)

Visão geral do teste

Glicohemoglobina
Glicohemoglobina

Um teste de glicohemoglobina, ou hemoglobina A1c, é um exame de sangue que verifica a quantidade de açúcar (glicose) ligada à hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Quando a hemoglobina e a glicose se ligam, uma camada de açúcar se forma na hemoglobina. Esse casaco fica mais grosso quando há mais açúcar no sangue. Os testes de A1c medem a espessura do revestimento nos últimos 3 meses, que é o tempo de vida de um glóbulo vermelho. As pessoas que têm diabetes ou outras condições que aumentam seus níveis de glicose no sangue têm mais glicohemoglobina (açúcar ligado à hemoglobina) do que o normal.

Um teste de A1c pode ser usado para diagnosticar pré-diabetes ou diabetes.

O teste de A1c verifica o controle a longo prazo dos níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes.

A maioria dos médicos acha que verificar um nível de A1c é a melhor maneira de verificar o quanto uma pessoa está controlando seu diabetes. Este teste pode não ser apropriado para todos porque muitas coisas podem afetar a vida útil das células vermelhas do sangue, como o segundo ou terceiro trimestre da gravidez, uma perda recente de sangue ou transfusão de sangue, doença falciforme, hemodiálise ou eritropoetina.

Um teste de glicose no sangue caseiro mede o nível de glicose no sangue apenas naquele momento. Os níveis de glicose no sangue mudam durante o dia por muitas razões, incluindo medicina, dieta, exercício e o nível de insulina no sangue.

É útil para uma pessoa diabética ter informações sobre o controle a longo prazo dos níveis de açúcar no sangue. O resultado do teste A1c não muda com quaisquer mudanças recentes na dieta, exercícios ou medicamentos.

A glicose se liga à hemoglobina nos glóbulos vermelhos em uma taxa constante. Como os glóbulos vermelhos duram de 3 a 4 meses, o teste de A1c mostra a quantidade de glicose presente na parte plasmática do sangue. Este teste mostra quão bem seu diabetes foi controlado nos últimos 2 a 3 meses e se seu plano de tratamento para diabetes precisa ser alterado.

O teste A1c também pode ajudar o seu médico a ver o tamanho do seu risco de desenvolver problemas de diabetes, como insuficiência renal, problemas de visão e dormência nas pernas ou nos pés. Mantendo o seu nível de A1c no seu intervalo de destino pode diminuir sua chance de problemas.

Outros nomes: HbA1c, A1c, glicohemoglobina, hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada.

Fonte: www.uofmhealth.org/www.wisegeek.org/www.ebscohost.com/www.diabetesselfmanagement.com/medlineplus.gov/diabetessociety.com.au/www.cancercarewny.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.