Breaking News
Home / Saúde / Hemoglobinúria

Hemoglobinúria

PUBLICIDADE

Definição

Hemoglobinúria é a presença de hemoglobina livre na urina, que pode fazer a urina parecer escura. Normalmente, não há hemoglobina na urina.

hemoglobinúria é um sinal de várias condições anormais, como hemorragia e hemoglobinúria paroxística noturna.

Hemoglobinúria – Hemoglobina

hemoglobina é a proteína transportadora de oxigênio, pigmentada em vermelho, encontrada nos glóbulos vermelhos.

Quando a hemoglobina está presente na urina, é chamada hemoglobinúria. Certas condições e doenças podem resultar na destruição de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. À medida que o nível de hemoglobina livre aumenta, ele se torna detectável na urina.

A análise laboratorial é usada para confirmar a presença de hemoglobinúria.

O que é Hemoglobinúria?

hemoglobina é um elemento importante dos glóbulos vermelhos. É uma proteína que transporta oxigênio e ajuda a oxigenar tecidos em todo o corpo. Em algumas áreas, não deve estar presente em grande quantidade, como na urina excretada.

Quando a hemoglobina é encontrada na urina, isso é chamado de hemoglobinúria e pode sugerir muitas condições médicas diferentes.

Existem algumas doenças chamadas hemoglobinúria (hemoglobinúria paroxística noturna e paroxística a frio), mas a presença de hemoglobina na urina não precisa estar associada a nenhuma dessas doenças.

Hemoglobinúria paroxística noturna e paroxística a frio são doenças raras que não são relacionadas umas às outras. Ambos descrevem o início das condições em que as células sanguíneas começam a se romper muito rapidamente.

Na forma noturna, a condição pode ocorrer a qualquer momento.

Um sintoma comum de que esta doença está ocorrendo é a urina matinal muito escura ou vermelha, pois contém níveis de hemoglobina mais concentrados.

Hemoglobinúria
A hemoglobina é um elemento importante dos glóbulos vermelhos

Com o tempo, surgem outros sintomas da doença, incluindo pele pálida, ritmo cardíaco acelerado e fadiga.

O sangue pode formar coágulos facilmente, levando ao risco de derrame, ou as pessoas podem sangrar mais facilmente e estar sujeitas a sangramento excessivo devido a lesões.

A contagem de leucócitos geralmente também cai, o que pode levar a infecções frequentes.

Risco de certos tipos de câncer se torna maior, e aqueles com esta condição são propensos a desenvolver leucemia . Existem tratamentos que melhoram a taxa de sobrevivência, incluindo medicamentos que podem ajudar a interromper o processo de quebra do sangue. Além disso, algumas pessoas podem ser curadas desta condição, obtendo um transplante de medula óssea.

A hemoglobinúria paroxística a frio é bastante diferente e pode ser causada pelos efeitos combinados da exposição ao frio e infecção por sífilis ou outras doenças.

Mais uma vez, os glóbulos vermelhos se quebram, mas geralmente o fazem mais nas extremidades (pés e mãos). Isso geralmente só ocorre quando uma pessoa transita de uma temperatura fria para uma mais quente, como de fora para dentro.

Os sintomas desta condição incluem a passagem de sangue na urina ou urina escura, sintomas semelhantes aos da gripe, dor no estômago, cabeça, costas e pernas, e frequentemente calafrios e/ou febre.

O tratamento pode ser mais simples quando esta doença é diagnosticada e desde que a condição subjacente possa ser tratada, esta forma de hemoglobinúria pode não se repetir.

Existem muitas outras doenças que podem ter hemoglobinúria como um sintoma. Isso poderia acontecer em algo relativamente pequeno e curável, como uma infecção renal tratável. Mais frequentemente, a doença é grave e inclui anemia falciforme, inflamação dos rins (nefrite aguda e geralmente glomerulonefrite), tumores nos rins, talassemia (produção de proteína de hemoglobina anormal) ou reação súbita a transfusões de sangue. Em algum momento, as pessoas com lesões que esmagaram partes do corpo desenvolvem essa condição e, outras vezes, queimaduras graves podem criar hemoglobinúria.

Dado o vasto número de causas, o tratamento depende das circunstâncias de cada indivíduo. Deve ser muito claro que as pessoas que apresentam sinais desta condição precisam de tratamento imediato. Permitir o esgotamento contínuo dos glóbulos vermelhos ou a sua destruição súbita não é compatível com a manutenção da saúde.

O que é Hemoglobinúria Noturna Paroxística?

É uma doença do sangue rara que deriva de seus genes. Se você tem, seu sistema imunológico ataca as células vermelhas do sangue em seu corpo e as quebra.

Eles carecem de certas proteínas que os protegem.

Você pode obter hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) em qualquer idade. Você não nasceu com isso. Embora possa ser fatal, os tratamentos podem ajudá-lo a se sentir melhor e controlar algumas de suas complicações.

A condição afeta a todos de maneira diferente. Algumas pessoas têm apenas problemas menores. Para outros, é muito mais grave. O maior risco é coágulos sanguíneos. Cerca de 40% das pessoas com hemoglobinúria paroxística noturna têm um em algum momento.

Causas

Hemoglobinúria paroxística noturna é genética. Mas você não entende isso de seus pais e não pode passar para seus filhos.

Uma mudança em um gene, chamada mutação, faz com que seu corpo produza glóbulos vermelhos anormais. Essas células não têm proteínas que as protejam do seu sistema imunológico. Então o seu corpo as derruba. Os cientistas chamam esse processo de “hemólise”.

Alguns médicos acreditam que a hemoglobinúria paroxística noturna está relacionada à medula óssea fraca. Pessoas com um certo tipo de anemia, chamada anemia aplástica, têm maior probabilidade de contrair a hemoglobinúria paroxística noturna.

O inverso também é verdadeiro: as pessoas com hemoglobinúria paroxística noturna têm maior probabilidade de ter anemia aplástica, embora nem todos o façam. Nesta condição, a sua medula óssea deixa de produzir novas células sanguíneas.

Sintomas

A condição recebe o nome de um dos sintomas: sangue vermelho escuro ou brilhante na urina à noite ou de manhã. “Paroxística” significa “súbita”, “noturna” significa “à noite” e “hemoglobinúria” significa “sangue na urina”. Isso acontece em mais de 60% das pessoas com hemoglobinúria paroxística noturna.

Os sintomas da doença são causados por:

Glóbulos vermelhos quebrados
Poucos glóbulos vermelhos (que podem causar anemia)
Coágulos de sangue nas veias

Você pode ter muitos sintomas ou apenas alguns. Normalmente, quanto mais células sanguíneas defeituosas você tiver em seu corpo, mais a condição afetará você.

Glóbulos vermelhos quebrados e anemia podem fazer você:

Sinta-se cansado e fraco
Tem dores de cabeça
Sentir falta de ar
Têm uma pulsação irregular
Tem dor de barriga
Tem dificuldade em engolir
Tem pele pálida ou amarelada
Contusão facilmente
Os homens podem ter dificuldade em obter ou manter uma ereção

Os sintomas dos coágulos sanguíneos dependem de onde o coágulo acontece:

Pele: Área vermelha, dolorosa ou inchada

Braço ou perna: Membro dolorido, quente e inchado

Estômago: Dor
Úlceras e sangramento

Cérebro: Dor de cabeça ruim com ou sem vômito
Convulsões

Pulmões: Problemas respiratórios
Dor no peito aguda
Tossindo sangue
Suando

Teste de hemoglobinúria

teste de hemoglobinúria é um teste de urina que verifica a presença de hemoglobina na urina.

Fonte: www.sciencedirect.com/medlineplus.gov/rarediseases.org/www.wisegeek.org/www.webmd.com/www.livestrong.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.aamds.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.