Breaking News
Home / Saúde / Isquemia renal

Isquemia renal

PUBLICIDADE

Definição

A isquemia renal, também conhecida como isquemia nefrética, é a deficiência de sangue em um ou ambos os rins ou néfrons, geralmente devido à constrição funcional ou obstrução real de um vaso sanguíneo.

O que é

Órgãos precisam de um suprimento constante de sangue fresco para funcionar adequadamente.

Quando os rins não têm uma quantidade adequada de sangue, pode ocorrer isquemia renal.

Esta condição médica, às vezes denominada isquemia nefrica, pode ser causada por artérias constritas ou pelo bloqueio desses vasos. Embora esse tipo de isquemia possa ser reversível, também pode levar a consequências potencialmente fatais.

A lesão renal aguda é uma das consequências desse problema, e essa privação de sangue fresco é uma das maiores causas de insuficiência renal completa.

Lesões, estados de doença e até mesmo certos tipos de cirurgia podem ser gatilhos para isquemia renal.

Muitas vezes, esta condição começa com uma constrição temporária dos vasos sanguíneos para o rim, ou um pequeno bloqueio.

As respostas imunes na área renal podem levar à inflamação e mais perturbações no fluxo sanguíneo, à medida que o tecido tenta lidar com essas questões.

Com o tempo, isso pode levar a vasoconstrição de longa duração ou a uma contração dos vasos sanguíneos, o que inibe o fluxo sanguíneo.

Quantidades mais baixas de sangue são capazes de penetrar nos glomérulos, tecido especial que ajuda a filtrar as toxinas, como resultado dessa condição, que pode aumentar ainda mais os danos e contribuir para a insuficiência renal aguda .

Os sintomas de isquemia renal nem sempre são imediatamente aparentes e podem depender da extensão da inibição do fluxo sanguíneo e da extensão do dano tecidual.

A dor sentida perto dos rins às vezes é um sinal, e outros sintomas podem incluir sentimentos de fraqueza, hipertensão e náusea.

Casos graves de isquemia renal que levam à insuficiência renal podem levar ao acúmulo de toxinas, já que esses órgãos são incapazes de removê-los do corpo com a rapidez ou eficácia que normalmente teriam.

Desidratação, dificuldade em urinar e alterações na cor da urina também podem resultar em alguns desses casos.

Os tratamentos para isquemia renal podem variar com base nas causas da condição e outras diferenças individuais.

As mulheres às vezes têm uma taxa de recuperação mais alta para esse problema de saúde, que pode estar relacionado aos seus níveis de estrogênio.

Terapias hormonais como o estradiol às vezes são administradas tanto a homens quanto a mulheres, especialmente para isquemia pós-cirúrgica.

Os vasodilatadores são drogas que expandem os vasos sanguíneos e, ocasionalmente, podem ser usados como tratamento, mas, devido à reação dos rins a danos causados por essa condição, eles nem sempre são eficazes.

A diálise, um tratamento que remove os resíduos do sangue fora do corpo, pode ser necessária nos casos mais extremos de isquemia renal.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.