Breaking News
Home / Saúde / Epiglotite

Epiglotite

PUBLICIDADE

Definição

A epiglotite é inflamação e inchaço da epiglote. Muitas vezes, é causada por uma infecção, mas também pode ocorrer como resultado de uma lesão na garganta.

Sua principal função é fechar a traqueia enquanto você está comendo para evitar que a comida entre nas vias aéreas.

O que é

A epiglotite é uma doença grave que causa inflamação e inchaço da epiglote, a secção do tecido no topo da traqueia.

Quando uma infecção bacteriana, vírus ou lesão na garganta danifica a epiglote, torna-se muito difícil respirar e engolir.

Insuficiência respiratória com risco de vida pode ocorrer se a epiglotite não for diagnosticada e tratada em seus estágios iniciais. Tubos de respiração de emergência, oxigenoterapia e medicamentos anti-inflamatórios são geralmente necessários para evitar complicações fatais.

A maioria dos casos de epiglotite é desencadeada por uma bactéria chamada Haemophilus influenzae, um patógeno disseminado que geralmente não causa problemas em pessoas saudáveis.

Indivíduos com sistema imunológico enfraquecido, especialmente crianças muito jovens, correm o maior risco de infecção por Haemophilus influenzae e subsequente epiglotite.

Muitos outros patógenos também podem causar infecção, incluindo bactérias da família dos estreptococos e do vírus do herpes simplex. Menos comumente, acidentalmente engolir um irritante, fumar drogas ilícitas ou ser atingido na garganta pode causar irritação grave.

A epiglote é composta de tecido de cartilagem flexível que se dobra para cima e para baixo durante a respiração para permitir que o ar passe através da traqueia.

Quando o tecido fica inflamado, a epiglote incha e não pode dobrar corretamente.

Os sintomas iniciais da epiglotite podem incluir febre moderada, dificuldade em respirar profundamente e dor de garganta.

À medida que a inflamação piora, a deglutição torna-se dolorosa e a respiração torna-se muito superficial. A insuficiência respiratória é quase certa se a epiglote ficar inchada o suficiente para bloquear completamente a traqueia.

Uma pessoa que apresenta sinais de epiglotite precisa ser levada a um pronto-socorro o mais rápido possível. Se a restrição das vias aéreas for grave, o médico pode inserir um tubo de respiração para evitar a insuficiência respiratória. O oxigênio pode precisar ser administrado se a traqueia estiver parcialmente aberta, mas a respiração ainda estiver rasa.

Uma vez que o paciente esteja estabilizado, testes de diagnóstico por imagem são realizados para avaliar a gravidade dos danos à epiglote e ao tecido adjacente.

Amostras de tecido de sangue e garganta são coletadas e analisadas para determinar as bactérias ou vírus responsáveis pelos sintomas.

Depois de identificar a causa subjacente e aliviar as dificuldades respiratórias, o médico pode administrar antibióticos intravenosos e medicamentos anti-inflamatórios.

Um paciente geralmente é mantido no hospital por vários dias para que os médicos possam monitorar cuidadosamente sua recuperação. Uma vez que o paciente começa a se sentir melhor, ele ou ela é prescrito medicamentos orais para tomar diariamente durante uma ou duas semanas e agendado para um exame de acompanhamento. Com o tratamento imediato, a maioria das crianças e adultos apresenta recuperação total da epiglotite.

Epiglote inchada

A epiglote inchada é causada principalmente por infecção bacteriana, fúngica ou viral. Também pode ocorrer como resultado de lesão devido ao calor, a deglutição de um objeto estranho ou dano físico à epiglote.

Esta é uma condição médica com risco de vida que requer atenção imediata.

A epiglote é um pedaço de cartilagem atrás da língua que cobre a laringe para proteger a traqueia, ou traqueia, quando uma pessoa engole; isso é para evitar que alimentos ou líquidos entrem na traqueia, o que pode causar uma pessoa a engasgar. Assim como asfixia pode interferir na capacidade da pessoa de respirar, também pode haver uma epiglote inchada, uma vez que ambas as condições bloqueiam as vias aéreas.

A principal fonte bacteriana de epiglote inchada é a bactéria Haemophilus influenza tipo B (Hib), que é um organismo também responsável por outras doenças, como infecção do trato respiratório superior e meningite.

Estes organismos também têm a capacidade de causar pneumonia, infecções na garganta e catapora, respectivamente.

Sintomas de epiglotite

Os sintomas da epiglotite geralmente se desenvolvem rapidamente e pioram rapidamente, embora possam se desenvolver em alguns dias em crianças mais velhas e adultos.

Os sintomas incluem:

Uma dor de garganta severa
Dificuldade e dor ao engolir
Dificuldade em respirar, o que pode melhorar quando se inclina para a frente
Respiração que soa anormal e aguda (estridor)
Uma alta temperatura (febre) de 38C (100.4F) ou acima
Irritabilidade e inquietação
Voz abafada ou rouca
Babando

Os principais sintomas da epiglotite em crianças pequenas são dificuldades respiratórias, estridor e voz rouca.

Em adultos e crianças mais velhas, dificuldades de deglutição e salivação são os principais sintomas.

Fonte: www.nhs.uk/www.health.harvard.edu/www.wisegeek.org/www.stanfordchildrens.org/www.stlouischildrens.org/my.clevelandclinic.org/www.healthychildren.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.