Vigorexia

PUBLICIDADE

Vigorexia – Definição

dismorfia muscular, também conhecida como como complexo de Adonis, vigorexia ou anorexia reversa, é um tipo de distúrbio alimentar (como anorexia nervosa ou bulimia) que afeta principalmente os homens.

dismorfia muscular envolve a crença de uma pessoa de que seu corpo é insuficientemente musculoso e que deve melhorar constantemente sua aparência.

A busca por melhorar o corpo consome uma quantidade excessiva de tempo e esforço, levando à negligência de outros aspectos da vida diária para se concentrar no controle de peso, rotinas de exercícios e um regime alimentar rigoroso. O uso de esteroides anabolizantes para aumentar o tônus muscular também é comum.

vigorexia é definida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-5) como um distúrbio dismórfico corporal que desencadeia uma preocupação com a ideia de que seu corpo é muito pequeno ou não é musculoso o suficiente.

Vigorexia – O que é

vigorexia é um distúrbio dismórfico corporal no qual alguém acredita que não importa o quanto se exercite, nunca será musculoso o suficiente.

termo técnico para vigorexia é “dismorfia muscular”, refletindo o fato de que o foco das pessoas que sofrem dessa condição são os músculos, mas as pessoas também chamam de “anorexia reversa” ou “bigorexia” porque a condição envolve crescer o máximo possível, ao invés de tentar ficar o menor possível, como é o caso da anorexia.

A maioria dos pacientes de vigorexia são homens, refletindo um padrão de beleza masculino que coloca grande ênfase em ser bem musculoso, embora as mulheres também possam sofrer dessa condição.

Como outros distúrbios dismórficos corporais, a vigorexia decorre de uma desconexão fundamental entre a percepção do corpo do paciente e o corpo real.

Homens corpulentos com músculos perfeitamente esculpidos podem se olhar no espelho e ver um fracote, e depois se repreender por não trabalharem mais.

Um dos principais sintomas da vigorexia é um programa de treinamento intenso e persistente que se concentra no levantamento de peso com o objetivo de construir músculos.

Os pacientes treinam com dores e lesões, negligenciam o trabalho e as obrigações familiares de treinar e ficam obcecados com o treinamento quando não estão na academia.

Pessoas com dismorfia muscular também tendem a ser muito controladoras sobre suas dietas, pois querem construir seus corpos o mais rápido possível e também querem eliminar a gordura corporal; o objetivo é um corpo magro e muito musculoso.

A verificação constante do espelho também é comum na dismorfia muscular, embora, paradoxalmente, muitos pacientes sejam muito tímidos. Assim como os pacientes com anorexia, eles veem seus corpos como imperfeitos e, portanto, não querem se expor ao julgamento dos outros.


Vigorexia

Alguns bigoréxicos também usam drogas para estimular o desenvolvimento muscular e podem desenvolver distúrbios alimentares, como bulimia, na tentativa de controlar suas dietas.

Muitos também pulam refeições com familiares e amigos porque querem ter controle total sobre o que comem.

tratamento para a vigorexia envolve cuidados psicológicos de longo prazo. O aconselhamento geralmente é recomendado e, às vezes, drogas psiquiátricas podem ser usadas para controlar a depressão, especialmente nos estágios iniciais do tratamento. O apoio de amigos e familiares também é fundamental. A comunidade de levantamento de peso tem demorado a reconhecer a dismorfia muscular, embora uma crescente compreensão da situação tenha levado algumas academias a criar grupos de apoio e sistemas de amigos para detectar vigorexia nos estágios iniciais e apoiar as pessoas na recuperação.

Vigorexia – Sintomas


Vigorexia

vigorexia é principalmente uma condição psicológica, embora possa aparecer de maneira física.

Os sintomas mais comuns da dismorfia muscular incluem:

Constantemente se olhando no espelho
Frequentemente comparando seu corpo com o corpo de outra pessoa
Sentindo-se estressado ao pular uma sessão de treino ou uma refeição
Preocupação frequente em atingir sua meta diária de ingestão de proteínas
Negligenciar família e amigos, estudar ou trabalhar
Fazendo exercício e malhando a prioridade central na vida

Muitos sintomas de vigorexia podem parecer relativamente normais. Mas quando você está forçando seu corpo para atingir metas de condicionamento físico que sempre parecem fora de alcance, pode haver mais coisas acontecendo do que simplesmente querer estar em boa forma.

Vigorexia – Diagnóstico


Vigorexia

A dismorfia muscular é diagnosticada quando alguém mostra consistentemente dois ou mais dos seguintes comportamentos:

A priorização do exercício e manter a dieta acima de tudo
Ter medo de mostrar o corpo
Experimentando isolamento social ou perda de emprego devido à dedicação a um regime de condicionamento físico
Malhando independentemente de lesões físicas e tomando esteróides anabolizantes.

Vigorexia – Causa

A idealização social e cultural do corpo masculino e feminino pode resultar em algumas pessoas desenvolvendo um complexo de inferioridade. Um número crescente de pessoas sofre de vários distúrbios alimentares, incluindo dismorfia muscular, embora homens entre 25 e 35 anos sejam estatisticamente mais afetados por esse distúrbio.

Vigorexia – Tratamento


Vigorexia

O tratamento da dismorfia muscular depende da gravidade da condição. Para sintomas relativamente leves, o clínico geral pode recomendar o encaminhamento para um tipo de terapia de fala chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC). Para sintomas mais graves, pode ser prescrito um antidepressivo, sozinho ou em combinação com a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Fonte: warbletoncouncil.org/www.wisegeek.com/www.oxfordreference.com/www.topdoctors.co.uk/www.healthline.com/webmediums.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.