TDAH

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TDAH – Definição

transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é uma doença clinicamente definível.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns que afetam as crianças.

TDAH também afeta muitos adultos.

Os sintomas do TDAH incluem desatenção (não ser capaz de manter o foco), hiperatividade (movimento excessivo que não se encaixa no cenário) e impulsividade (atos precipitados que ocorrem no momento sem pensar).

TDAH – O que é

TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Uma pessoa com TDAH tem diferenças no desenvolvimento do cérebro e na atividade cerebral que afetam a atenção, a capacidade de ficar parado e o autocontrole. O TDAH pode afetar uma criança na escola, em casa e em amizades.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um termo diagnóstico dado a crianças e adultos que têm problemas em quatro grandes áreas importantes de suas vidas.

Essas quatro grandes áreas são: impulsividade, hiperatividade, aborrecimento e desatenção.

TDAH é um transtorno de base neurológica.

A parte inferior do cérebro abriga uma área conhecida como sistema de ativação reticular. Esse sistema no cérebro mantém os centros cerebrais superiores alertas e prontos para entrada.

Com o TDAH, há algumas evidências de que essa área específica não está funcionando corretamente e que o cérebro parece estar dormindo.

A hiperatividade é a tentativa do cérebro de estimular a atividade e manter o estado de alerta.

Outras áreas do cérebro também podem ser afetadas. Estes incluem os mecanismos inibitórios do córtex e dos lobos frontais.

Cada uma dessas áreas específicas do cérebro está associada a uma variedade de várias funções.

Houve alguma controvérsia sobre o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) como uma condição neurológica.

Muitos especialistas dizem que não há nenhuma evidência de que o TDAH seja neurológico, pois não houve exames médicos para diagnosticar a deficiência. Além disso, os critérios encapsulados são muito amplos para fazer um diagnóstico específico.


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Há um número de fatores que são bastante comuns em pessoas com TDAH. A condição parece ocorrer em famílias e há conexões com famílias que têm histórico de depressão e/ou alcoolismo.

A asma pode ser mais prevalente em portadores de TDAH, e as crianças afetadas geralmente demonstram considerável habilidade artística, mas também podem apresentar dificuldades em escrever ou desenhar.

TDAH é cinco a sete vezes mais comum em meninos do que em meninas e ocorre em todos os níveis de inteligência.

TDAH vem em uma variedade de formas.

Ele pode ser subdividido em duas categorias: desordem desatenta e transtorno hiperativo-impulsivo, ou uma combinação dos dois.

O termo ordem de déficit de atenção com ou sem hiperatividade foi recentemente utilizado para descrever a condição. Não há dois portadores de TDAH ou transtorno de déficit de atenção exatamente iguais.

Cerca de 35% de todas as crianças que são encaminhadas para clínicas de saúde mental são encaminhadas com TDAH. A condição afeta cerca de 3% dos adultos e 5% das crianças. Acredita-se que 50 a 60% das crianças superarão o TDAH no momento em que atingirem os 20 anos.

TDAH – Descrição

TDAH também é conhecido como transtorno de déficit de atenção, transtorno de déficit de atenção com e sem hiperatividade, hipercinesia, transtorno de impulso hipercinético, síndrome hiperativa, reação hipercinética da infância, dano cerebral mínimo, disfunção cerebral mínima e transtorno de déficit indiferenciado.

O termo déficit de atenção é inexato, pois não se acredita que o distúrbio envolva falta de atenção. Em vez disso, parece haver dificuldade em regular a atenção, de modo que a atenção é dada simultaneamente a muitos estímulos. O resultado é uma reação desfocada ao mundo. Da mesma forma, as pessoas com TDAH podem ter dificuldade em desconsiderar estímulos que não são relevantes para a tarefa atual.

Eles também podem prestar tanta atenção a um estímulo que não conseguem absorver outro estímulo que seja mais relevante naquele momento específico.

Para muitas pessoas com TDAH, a vida é uma mudança interminável de uma atividade para outra. O foco não pode ser mantido em nenhum tópico por tempo suficiente para uma avaliação detalhada.

O processamento constante de informações também pode ser uma distração, tornando difícil para um indivíduo com TDAH direcionar sua atenção para alguém que está falando com ele ou ela. Pessoalmente, essa luta pelo foco pode causar um grande caos que pode ser perturbador e diminuir a auto-estima.

As manifestações neurológicas do TDAH são distúrbios do que é conhecido como funções executivas.

Especificamente, as seis funções executivas afetadas incluem:

A capacidade de organizar o pensamento
A capacidade de mudar os padrões de pensamento
Memória de curto prazo
A capacidade de distinguir entre respostas emocionais e lógicas
A capacidade de tomar uma decisão fundamentada
A capacidade de definir uma meta e planejar como abordá-la

Cerca de metade ou mais dessas pessoas com TDAH atendem aos critérios estabelecidos pela Associação Americana de Psiquiatria (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [DSM-IV]) para pelo menos uma das seguintes doenças:

Transtorno de aprendizagem
Síndrome da perna inquieta
Depressão
Transtorno de ansiedade
Comportamento antisocial
Abuso de substâncias
Comportamento obsessivo-compulsivo

TDAH – Sintomas em crianças


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Os sintomas são agrupados em três categorias:

Desatenção

Uma criança com TDAH:

É facilmente distraído
Não segue instruções ou conclui tarefas
Não parece estar escutando
Não presta atenção e comete erros descuidados
Esquece-se das atividades diárias
Tem problemas para organizar tarefas diárias
Não gosta de fazer coisas que exigem estar sentado
Muitas vezes perde as coisas
Tende a sonhar acordado

Hiperatividade

Uma criança com TDAH:

Muitas vezes se contorce, agita ou salta quando está sentado
Não fica sentado
Tem dificuldade em jogar tranquilamente
Está sempre em movimento, como correr ou escalar coisas (em adolescentes e adultos, isso é mais comumente descrito como inquietação).
Fala excessivamente
É sempre “em movimento” como se “dirigido por um motor”

Impulsividade

Uma criança com TDAH:

Tem dificuldade em esperar pela sua vez
Dá respostas precipitadas
Interrompe os outros

TDAH – Sintomas em adultos

Os sintomas do TDAH podem mudar à medida que a pessoa envelhece.

Eles incluem:

Atraso crônico e esquecimento
Ansiedade
Baixa autoestima
Problemas no trabalho
Problemas para controlar a raiva
Impulsividade
Abuso ou dependência de substâncias
Desorganizado
Procrastinação
Facilmente frustrado
Tédio crônico
Problema de concentração ao ler
Mudanças de humor
Depressão
Problemas de relacionamento

TDAH – Sinais

Todas as crianças lutam às vezes para prestar atenção, ouvir e seguir instruções, ficar quieto ou esperar sua vez. Mas para as crianças com TDAH, as lutas são mais difíceis e acontecem com mais frequência.

Crianças com TDAH podem ter sinais de uma, duas ou todas as três categorias:

Desatento. Crianças desatentas (facilmente distraídas) têm dificuldade em focar sua atenção, concentrando-se e permanecendo na tarefa. Eles podem não ouvir bem as instruções, podem perder detalhes importantes e podem não terminar o que começam. Eles podem sonhar acordado ou demorar muito. Eles podem parecer distraídos ou esquecidos e perder o controle de suas coisas.
Hiperativo.
 As crianças que são hiperativas são inquietas e facilmente entediadas. Eles podem ter problemas em ficar parados ou ficar quietos quando necessário. Eles podem apressar as coisas e cometer erros descuidados. Eles podem escalar, pular ou malhar quando não deveriam. Sem querer, eles podem agir de maneira a perturbar os outros.
Impulsivo. 
As crianças que são impulsivas agem rápido demais antes de pensar. Eles freqüentemente interrompem, podem empurrar ou agarrar, e acham difícil esperar. Eles podem fazer coisas sem pedir permissão, pegar coisas que não são deles ou agir de maneira arriscada. Eles podem ter reações emocionais que parecem muito intensas para a situação.

Às vezes, pais e professores percebem sinais de TDAH quando a criança é muito jovem. Mas é normal que crianças pequenas sejam distraídas, inquietas, impacientes ou impulsivas – essas coisas nem sempre significam que uma criança tenha TDAH.

Atenção, atividade e autocontrole desenvolvem-se pouco a pouco, à medida que as crianças crescem. As crianças aprendem essas habilidades com a ajuda de pais e professores.

Mas algumas crianças não ficam muito melhor prestando atenção, se acomodando, ouvindo ou esperando. Quando essas coisas continuam e começam a causar problemas na escola, em casa e com amigos, pode ser o TDAH.

TDAH – Causas

Os cientistas ainda não identificaram as causas específicas do TDAH.

Há evidências de que a genética contribui para o TDAH.

Por exemplo, três entre quatro crianças com TDAH têm um parente com o transtorno. Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do TDAH incluem o nascimento prematuro, a lesão cerebral e o tabagismo da mãe, uso de álcool ou estresse extremo durante a gravidez.

TDAH – Tratamento


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O tratamento do comportamento pode consistir no monitoramento do desempenho escolar e na aplicação de testes padronizados de avaliação. Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos, os grupos de apoio podem ser valiosos. Além disso, os pacientes com TDAH podem aprender técnicas comportamentais que são úteis no automonitoramento de seu comportamento e fazer as modificações apropriadas (como um intervalo).

O tratamento comportamental é útil em combinação com terapia medicamentosa ou como tratamento isolado nos casos em que o uso de medicamentos não é tolerado ou não é preferido.

O tratamento médico pode consistir no uso de drogas como a Ritalina, que visam modificar o comportamento excessivamente exuberante, ou outras drogas que têm diferentes alvos de atividade.

Medicamentos psicoestimulantes como Ritalin, Cylert e Dexedrine aumentam a atividade cerebral aumentando a concentração cerebral de substâncias químicas como a dopamina, que estão envolvidas na transmissão de impulsos ou estimulando os receptores aos quais as substâncias químicas se ligam. Os medicamentos psicoestimulantes às vezes podem interromper o sono, diminuir o apetite, causar dores de estômago e de cabeça e desencadear sentimentos de raiva e ansiedade, principalmente em pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas, como transtorno bipolar ou depressão. Para muitas pessoas, os efeitos colaterais são leves e podem se tornar ainda mais leves com o uso prolongado dos medicamentos.

Medicamentos antidepressivos, como a imipramina, agem retardando a absorção de substâncias químicas que funcionam na transmissão de impulsos.

Os agonistas alfa centrais são particularmente usados no tratamento da hiperatividade. Ao restringir a presença de neurotransmissores químicos no espaço entre os neurônios, drogas como a clonidina e a guanfacina restringem o fluxo de informações de um neurônio para o outro.

Houve quatro casos relatados de morte súbita em pessoas que tomaram clonidina em combinação com o medicamento metilfenidato (Ritalina) e relatos de distúrbios cardíacos não fatais em pessoas que tomaram apenas clonidina.

Finalmente, medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação de norepinefrina restringem a produção de norepinefrina entre os neurônios, o que inibe a resposta repentina e muitas vezes hiperativa de “luta ou fuga”.

O tratamento para o TDAH geralmente inclui:

Remédio. Isso ativa a capacidade do cérebro de prestar atenção, diminuir a velocidade e usar mais autocontrole.
Terapia Comportamental.
 Os terapeutas podem ajudar as crianças a desenvolver as habilidades sociais, emocionais e de planejamento que estão atrasadas com o TDAH.
Treinamento de pais. 
Através do treinamento, os pais aprendem as melhores maneiras de responder às dificuldades comportamentais que fazem parte do TDAH.
Apoio escolar.
 Os professores podem ajudar crianças com TDAH a se saírem bem e curtir mais a escola.

O tratamento certo ajuda o TDAH a melhorar. Pais e professores podem ensinar as crianças mais novas a melhorar sua atenção, comportamento e emoções. À medida que envelhecem, as crianças devem aprender a melhorar sua própria atenção e autocontrole.

TDAH – Diagnóstico


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Às vezes, o TDAH é difícil de diagnosticar. Ao contrário da gripe ou de uma fratura de membro, o TDAH não apresenta sintomas que podem ser detectados em um exame físico ou por meio de um teste químico.

Em vez disso, o diagnóstico de TDAH depende da presença de vários comportamentos característicos durante um longo período de tempo. Freqüentemente, o especialista observará a criança durante períodos de alto estímulo, como uma festa de aniversário e durante períodos mais calmos de concentração focada. O diagnóstico usa os critérios do DSM-IV, publicado originalmente em 1994, em combinação com uma entrevista e avaliação da atividade diária por um clínico qualificado. (Em dezembro de 2003, os critérios revisados do DSM estavam pendentes.

Essas revisões refletirão o aumento da conscientização sobre a prevalência de TDAH maior do que a percebida em meninas e mulheres.)

Os pontos de referência para desatenção ou hiperatividade/comportamento impulsivo devem ser atendidos.

Esses pontos de referência geralmente ocorrem aos sete anos de idade e não são exclusivos de um ambiente social específico, como a escola. Esses benchmarks devem estar presentes por um longo período de tempo, pelo menos seis meses ou mais. Existem nove critérios separados para cada categoria. Para o diagnóstico, seis dos nove critérios devem ser preenchidos.

Exemplos de sinais diagnósticos de desatenção incluem dificuldade em manter a concentração em uma tarefa, falha em seguir instruções, dificuldade em organizar abordagens para tarefas, perda repetida de ferramentas necessárias para tarefas e tendência a se distrair facilmente. Exemplos de hiperatividade ou comportamento impulsivo incluem mexer com as mãos ou pés, inquietação, dificuldade em ser capaz de brincar silenciosamente, fala excessiva e tendência a interromper verbal ou fisicamente.

Como o TDAH pode estar associado ao uso de certos medicamentos ou suplementos, o diagnóstico envolve a triagem do uso passado ou atual de medicamentos, como agentes anticonvulsivantes ou anti-hipertensivos e medicamentos que contenham cafeína.

diagnóstico de TDAH também pode ser complicado pela presença simultânea de outra doença. O diagnóstico envolve triagem para transtorno bipolar, depressão, transtorno alimentar, dificuldade de aprendizagem, transtorno do pânico (incluindo agorafobia), transtorno do sono, abuso de substâncias ou síndrome de Tourette. Quase metade de todas as crianças (principalmente meninos) com TDAH exibem o que foi chamado de “comportamento desafiador opositivo”. Essas crianças tendem a ser teimosas, temperamentais, beligerantes e podem atacar os outros por causa de uma pequena provocação. Sem intervenção, essas crianças podem progredir para dificuldades mais sérias, como destruição de propriedade, roubo, incêndio criminoso e direção insegura.

Outras informações não clínicas, como infrações legais (prisões, multas, acidentes com veículos), boletins escolares e entrevistas com familiares, podem ser valiosas, pois o TDAH pode ser percebido como comportamento antissocial, errático ou incomum.

Um exame físico completo é recomendado como parte do diagnóstico. O exame oferece ao clínico a oportunidade de observar o comportamento da pessoa. Testes mais específicos também podem ser realizados.

As crianças podem ser avaliadas usando a Escala de Avaliação de Pais e Professores de Conner. A avaliação de adolescentes e adultos pode utilizar a Escala de Transtorno de Déficit de Atenção Brown.

O comportamento impulsivo e desatento pode ser avaliado usando o Teste de Desempenho Contínuo de Conner (CPT) ou o CPT Visual e Auditivo Integrado.

As meninas podem ser avaliadas especificamente usando a Escala de Autoavaliação de TDAH de Nadeau/Quinn/Littman.

Fonte: www.psychiatry.org/www.understood.org/www.wisegeek.org/www.webmd.com/kidshealth.org/www.ninds.nih.gov/www.add.org/www.chadd.org/www.aacap.org/www.schwablearning.org

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