Breaking News
Home / Saúde / Ofíase

Ofíase

PUBLICIDADE

Definição

Ofíase é uma forma de alopecia areata na qual a perda de cabelo ocorre em bandas ao longo da margem do couro cabeludo, parcialmente ou completamente circundando a cabeça, envolvendo as regiões temporais e occipitais do couro cabeludo.

O que é a Ofíase?

Ofíase é um padrão de calvície que normalmente aparece em uma faixa na área da parte superior das orelhas para baixo.

Seu nome vem da palavra grega ophis, que significa cobra, e é uma referência à forma como o padrão de perda de cabelo envolve a cabeça de uma maneira semelhante ao réptil. Esta condição é um dos tipos de Alopecia areata, uma condição em que o cabelo é perdido em áreas específicas do corpo e particularmente na cabeça. Geralmente começa em um ponto e se espalha lentamente ao longo do tempo.

Acredita-se que a causa primária da condição seja a interrupção do ciclo do folículo piloso.

Os estágios desse ciclo são anágeno, catágeno e telógeno.

A Ofíase começa quando os folículos são danificados durante o período anágeno ou de crescimento. Isso pode fazer com que o corpo se mova através do catágeno, ou período de regressão, período e descanso, telógeno, muito rapidamente. Sem tempo adequado para se regenerar, o próximo ciclo anágeno produzirá muito pouco ou nenhum pêlo nas áreas com folículos danificados.

Embora a Ofíase se desenvolva mais comumente em jovens, sabe-se que ela aparece em qualquer idade. A condição parece afetar homens e mulheres com igual frequência. Tende a ser uma doença rara em geral.

Ofíase
Ofíase é um padrão de perda de cabelo

Ofíase
Ofíase é geralmente uma das formas mais difíceis de alopecia areata para tratar

Ofíase é geralmente uma das formas mais difíceis de alopecia areata para tratar. Embora existam muitos casos de alopecia em que o cabelo eventualmente cresce novamente, as chances de recrudescimento entre os pacientes com doença são muito menores. Isto é principalmente porque os medicamentos, que geralmente são administrados através de xampus e géis, tendem a ter uma eficácia retardada nesta parte específica do corpo.

Além da perda de cabelo real, existem alguns outros sintomas da ofidismo. Normalmente, o único outro sinal é o aparecimento de recortes ou outras formações anormais nas unhas das mãos. Isto é devido a uma perda de queratina similar àquela experimentada no cabelo.

A condição é uma doença auto-imune. Pacientes que têm esse tipo de calvície, muitas vezes, também sofrem de alergias, hipotireoidismo, asma e outros problemas associados ao sistema imunológico. A maioria dos indivíduos que desenvolvem não terá qualquer outra condição da pele.

Há outra condição semelhante chamada Ofíase inversus, na qual o mesmo padrão de perda de cabelo se apresenta na formação oposta na cabeça, acima das orelhas. Também é conhecido como sisaipho (nova forma de apresentação da alopecia areata), que é opiasis soletrado para trás. Indivíduos com essa condição normalmente têm uma faixa de cabelo ao redor da área abaixo das orelhas.

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org

Veja também

Placas ósseas

Placas ósseas

PUBLICIDADE Definição Placa óssea é uma barra de metal com perfurações para a inserção de …

Miíase

PUBLICIDADE Definição A miíase é uma doença causada pela infestação de larvas de moscas na …

Untitled-4

Mastodinia

PUBLICIDADE Mastodinia é uma palavra grega que realmente se refere à dor mamária. A sensibilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.