Sonolência

PUBLICIDADE

Sonolência – Definição

Sonolência é uma sensação de querer dormir ou o estado de quase dormir.

Todos nós nos sentimos cansados às vezes, mas cerca de 20 por cento da população pode ser classificada como tendo sonolência excessiva (por vezes referido como excessiva Sonolência diurna).

sonolência, definida como um forte desejo de adormecer, pode ser caracterizada como um sintoma benigno, como um estado de sonolência antes de adormecer ou, mais comumente, como um sintoma de uma condição subjacente, como uma distúrbio do sono, ansiedade, depressão ou estresse.

Dependendo da doença, distúrbio ou condição subjacente, os indivíduos que sofrem de sonolência também podem apresentar outros sintomas, como alterações de humor, personalidade ou comportamento; memória prejudicada; letargia; e fraqueza. Indivíduos que apresentam sonolência juntamente com uma mudança na consciência, incapacidade de se aquecer, confusão, alucinações, convulsões, fortes dores de cabeça ou rigidez do pescoço requerem atenção médica urgente.

Sonolência – O que é

Sonolência refere-se ao forte desejo de dormir. Além disso, aqueles que sofrem de síndrome da fadiga mental crônica também podem exibir sonolência.

Quando os indivíduos experimentam a necessidade de dormir após uma refeição, isso é chamado de sonolência pós-prandial.

Embora seja comum sentir-se sonolento após as refeições, quando o desejo se torna incontrolável, pode ser necessária uma avaliação adicional.

A síndrome das pernas inquietas e o movimento periódico dos membros podem prejudicar o sono noturno e causar sonolência diurna.

Da mesma forma, aqueles que sofrem de apneia do sono normalmente não dormem recuperativamente, causando sonolência ao longo do dia.

Isso pode ser perigoso porque predispõe as pessoas a tempos de reação lentos e confusão mental, que são fatores contribuintes em acidentes de automóvel.

A avaliação por um especialista em sono e o tratamento para o ronco podem ajudar a minimizar os sintomas.

Outros fatores que contribuem para a sonolência incluem: o consumo de quantidades excessivas de álcool, fadiga e diabetes.

Às vezes, quando os níveis de açúcar no sangue são anormalmente altos ou baixos, podem ocorrer episódios de quase sono. Esse cenário exige atenção médica imediata, pois hiperglicemia ou hipoglicemia podem causar coma, danos aos órgãos e, às vezes, morte.

O tratamento imediato com reposição de glicose ou insulina geralmente pode evitar complicações, mas a avaliação e o tratamento devem ser rápidos.

Ocasionalmente, hipotireoidismo ou baixa função tireoidiana podem predispor uma pessoa à sonolência.

Sonolência excessiva, no entanto, normalmente não é o único sintoma de hipotireoidismo.

É frequentemente acompanhada de intolerância ao frio, prisão de ventre e baixa frequência cardíaca.

Além disso, uma tireoide com baixo funcionamento pode produzir sintomas de inchaço nos olhos, perda de cabelo e rouquidão.

O tratamento com terapia de reposição hormonal da tireoide geralmente é bem-sucedido na regulação da função tireoidiana.


Sonolência

Às vezes, os alunos que recebem “todas as noites” quando estudam para os exames experimentam sonolência diurna. Embora esses episódios sejam geralmente temporários, eles podem interromper o ciclo normal do sono.

Quanto mais vezes um aluno fica acordado a noite toda e dorme durante o dia, mais difícil será regular seu padrão de sono. Nesses casos, são sugeridos métodos de “higiene do sono” para restaurar as rotinas de sono.

Esses métodos incluem se aposentar no mesmo horário todas as noites, tomar um banho noturno ou ler antes de dormir.

sonolência prolongada precisa ser avaliada para descartar condições médicas, como diabetes, condições neurológicas ou distúrbios cerebrais.

Os testes de diagnóstico podem incluir tomografias, exame de ressonância magnética, exame físico e exames de sangue.

Os exames de sangue importantes que podem revelar razões para o forte desejo de dormir incluem um painel da tireoide, um hemograma completo e um perfil de química do sangue.

Além disso, os testes de função renal podem ajudar a descartar insuficiência renal, outra causa de fadiga e hipersonolência

Qual a diferença entre fadiga e sonolência?


Sonolência

sonolência é caracterizada como um estado de sonolência em que um indivíduo pode apresentar comprometimento cognitivo e falta de capacidade de prestar atenção. A fadiga, por outro lado, é caracterizada por exaustão mental e/ou física, bem como baixa energia sem o comprometimento cognitivo observado na sonolência.

sonolência aumenta com a inatividade e o repouso e geralmente é seguida pelo sono. Pode ser perigoso em certas situações em que é necessária atenção e alerta, como dirigir um veículo.

fadiga aumenta com a atividade, principalmente se for de longa duração e intensidade, como o exercício físico. Também é comumente aliviado por inatividade e repouso e geralmente não se mostra perigoso.

Sonolência – Causa


Sonolência

sonolência pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo condições médicas agudas e crônicas, medicamentos e fatores de estilo de vida.

Condições médicas agudas, como distúrbios eletrolíticos (por exemplo, hiponatremia ou hipomagnesemia), lesões na cabeça, hipotermia e infecções (por exemplo, mononucleose ou meningite) podem servir como causa subjacente de sonolência.

Condições médicas crônicas, como síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, obesidade, depressão, ansiedade, diabetes, dor crônica e hipotireoidismo também podem contribuir para a sonolência.

Distúrbios do sono-vigília, como insônia, apneia do sono, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas ou distúrbio da fase atrasada do sono também são caracterizados por sonolência.

Vários medicamentos, incluindo anti-histamínicos, benzodiazepínicos, hipnóticos, opioides, antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos, podem precipitar a sonolência, particularmente no caso de overdose de medicamentos. A intoxicação alcoólica também pode causar sonolência.

Fatores de estilo de vida, como excesso de trabalho, horário de trabalho irregular, jet lag e estresse, também podem levar à sonolência.

Sonolência – Tratamento


Sonolência

tratamento da sonolência depende da causa subjacente. Uma vez que a causa exata da sonolência pode ser devido a uma combinação de fatores, o diagnóstico por um profissional de saúde pode incluir uma variedade de técnicas, incluindo uma revisão completa dos sistemas e do histórico médico, seguida da realização de um exame físico e exames de imagem ou laboratoriais.

Em alguns casos, exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou eletroencefalograma (EEG), podem ser realizados para descartar qualquer anormalidade cerebral potencial que cause sonolência.

Um eletrocardiograma (ECG) também pode ser realizado para descartar quaisquer anormalidades cardíacas que contribuam para a sonolência. Testes laboratoriais, como amostras de sangue e urina, também podem ser usados.

prevenção da sonolência pode ser alcançada controlando as causas subjacentes comuns. Nos casos em que a sonolência se deve a fatores do estilo de vida, podem ser exploradas opções de tratamento não farmacológico, como repouso, meditação, exercícios de atenção plena, aconselhamento e terapia cognitivo-comportamental (TCC).

sonolência devido a uma condição médica subjacente ou medicação é comumente curada uma vez que a condição médica subjacente é tratada ou a medicação ofensiva é modificada. Se não forem tratadas, as complicações da sonolência podem incluir depressão, incapacidade de realizar tarefas diárias e baixa qualidade de vida.

Sonolência – Resumo


Sonolência

sonolência é um estado de forte desejo de dormir ou dormir por períodos incomumente longos.

Tem significados e causas distintos.

Pode se referir ao estado usual anterior ao adormecer, à condição de estar em estado sonolento devido a distúrbios do ritmo circadiano ou a um sintoma de outros problemas de saúde.

Pode ser acompanhado por letargia, fraqueza e falta de agilidade mental.

sonolência é frequentemente vista como um sintoma e não um distúrbio por si só.

No entanto, o conceito de sonolência recorrente em determinados momentos, por certas razões, constitui vários distúrbios, como sonolência diurna excessiva, distúrbio do sono no turno de trabalho e outros; e existem códigos médicos para sonolência, vistos como um distúrbio.

sonolência pode ser perigosa ao executar tarefas que exigem concentração constante, como dirigir um veículo. Quando uma pessoa está suficientemente cansada, podem ocorrer micro-dormências.

Em indivíduos privados de sono, a sonolência pode se dissipar espontaneamente por curtos períodos de tempo; esse fenômeno resulta da ciclagem normal do ritmo circadiano, interferindo nos processos que o corpo realiza para se preparar para descansar.

A palavra “sonolência” é derivada do latim “somnus”, que significa “sono”.

Fonte: Equipe Portal São Francisco/www.osmosis.org/www.rxlist.com/www.oxfordlearnersdictionaries.com/dictionary.apa.org/www.findatopdoc.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.