Breaking News
Home / Saúde / Sonolência

Sonolência

PUBLICIDADE

Definição

Sonolência é uma sensação de querer dormir ou o estado de quase dormir.

Todos nós nos sentimos cansados às vezes, mas cerca de 20 por cento da população pode ser classificada como tendo sonolência excessiva (por vezes referido como excessiva Sonolência diurna).

O que é

Sonolência refere-se ao forte desejo de dormir. Além disso, aqueles que sofrem de síndrome da fadiga mental crônica também podem exibir sonolência.

Quando os indivíduos experimentam a necessidade de dormir após uma refeição, isso é chamado de sonolência pós-prandial.

Embora seja comum sentir-se sonolento após as refeições, quando o desejo se torna incontrolável, pode ser necessária uma avaliação adicional.

A síndrome das pernas inquietas e o movimento periódico dos membros podem prejudicar o sono noturno e causar sonolência diurna.

Da mesma forma, aqueles que sofrem de apneia do sono normalmente não dormem recuperativamente, causando sonolência ao longo do dia.

Isso pode ser perigoso porque predispõe as pessoas a tempos de reação lentos e confusão mental, que são fatores contribuintes em acidentes de automóvel.

A avaliação por um especialista em sono e o tratamento para o ronco podem ajudar a minimizar os sintomas.

Outros fatores que contribuem para a sonolência incluem o consumo de quantidades excessivas de álcool, fadiga e diabetes.

Às vezes, quando os níveis de açúcar no sangue são anormalmente altos ou baixos, podem ocorrer episódios de quase sono. Esse cenário exige atenção médica imediata, pois hiperglicemia ou hipoglicemia podem causar coma, danos aos órgãos e, às vezes, morte.

O tratamento imediato com reposição de glicose ou insulina geralmente pode evitar complicações, mas a avaliação e o tratamento devem ser rápidos.

Ocasionalmente, hipotireoidismo ou baixa função tireoidiana podem predispor uma pessoa à sonolência.

Sonolência excessiva, no entanto, normalmente não é o único sintoma de hipotireoidismo.

É frequentemente acompanhada de intolerância ao frio, prisão de ventre e baixa frequência cardíaca.

Além disso, uma tireoide com baixo funcionamento pode produzir sintomas de inchaço nos olhos, perda de cabelo e rouquidão.

O tratamento com terapia de reposição hormonal da tireoide geralmente é bem-sucedido na regulação da função tireoidiana.

Às vezes, os alunos que recebem “todas as noites” quando estudam para os exames experimentam sonolência diurna. Embora esses episódios sejam geralmente temporários, eles podem interromper o ciclo normal do sono.

Quanto mais vezes um aluno fica acordado a noite toda e dorme durante o dia, mais difícil será regular seu padrão de sono. Nesses casos, são sugeridos métodos de “higiene do sono” para restaurar as rotinas de sono.

Esses métodos incluem se aposentar no mesmo horário todas as noites, tomar um banho noturno ou ler antes de dormir.

A sonolência prolongada precisa ser avaliada para descartar condições médicas, como diabetes, condições neurológicas ou distúrbios cerebrais.

Os testes de diagnóstico podem incluir tomografias, exame de ressonância magnética, exame físico e exames de sangue.

Os exames de sangue importantes que podem revelar razões para o forte desejo de dormir incluem um painel da tireoide, um hemograma completo e um perfil de química do sangue.

Além disso, os testes de função renal podem ajudar a descartar insuficiência renal, outra causa de fadiga e hipersonolência

Resumo

A sonolência é um estado de forte desejo de dormir ou dormir por períodos incomumente longos.

Tem significados e causas distintos.

Pode se referir ao estado usual anterior ao adormecer, à condição de estar em estado sonolento devido a distúrbios do ritmo circadiano ou a um sintoma de outros problemas de saúde.

Pode ser acompanhado por letargia, fraqueza e falta de agilidade mental.

A sonolência é frequentemente vista como um sintoma e não um distúrbio por si só.

No entanto, o conceito de sonolência recorrente em determinados momentos, por certas razões, constitui vários distúrbios, como sonolência diurna excessiva, distúrbio do sono no turno de trabalho e outros; e existem códigos médicos para sonolência, vistos como um distúrbio.

A sonolência pode ser perigosa ao executar tarefas que exigem concentração constante, como dirigir um veículo. Quando uma pessoa está suficientemente cansada, podem ocorrer micro-dormências.

Em indivíduos privados de sono, a sonolência pode se dissipar espontaneamente por curtos períodos de tempo; esse fenômeno resulta da ciclagem normal do ritmo circadiano, interferindo nos processos que o corpo realiza para se preparar para descansar.

A palavra “sonolência” é derivada do latim “somnus”, que significa “sono”.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.