Breaking News
Home / Saúde / Laparotomia

Laparotomia

PUBLICIDADE

Definição

Uma laparotomia é uma incisão cirúrgica (corte) na cavidade abdominal.

Esta operação é realizada para examinar os órgãos abdominais e ajudar no diagnóstico de qualquer problema, incluindo dor abdominal.

Em muitos casos, o problema – uma vez identificado – pode ser corrigido durante a laparotomia.

Em outros casos, uma segunda operação é necessária. Outro nome para laparotomia é a exploração abdominal.

O que é uma Laparotomia?

Uma laparotomia é literalmente uma “incisão no abdômen ”, geralmente pelo flanco.

Este procedimento cirúrgico pode ser realizado por diagnóstico ou terapia, dependendo da situação do paciente, e é tipicamente feito por um cirurgião geral.

Quando as laparotomias são realizadas, o paciente recebe anestesia geral, pois o procedimento é bastante invasivo.

Em uma laparotomia diagnóstica, também conhecida como laparotomia exploratória, o cirurgião abre o paciente para ver o que está acontecendo dentro do corpo. Uma laparotomia exploratória é um procedimento cirúrgico realizado para fins de diagnóstico

Este tipo de cirurgia exploratória pode ser usado para procurar uma causa para um problema médico, para aprender mais sobre anormalidades vistas em estudos de imagens médicas, e para tratamento de problemas como ferimentos por arma de fogo e hemorragia, nos quais o abdômen precisa ser aberto.

Em alguns casos, o cirurgião geral pode trabalhar com um especialista, como um oncologista, para que as anormalidades vistas no curso da laparotomia possam ser atendidas prontamente.

Laparotomia
O cirurgião faz uma incisão para acessar a cavidade abdominal durante uma laparotomia

Laparotomia
É importante manter o local da incisão de uma laparotomia limpa, a fim de reduzir as chances de infecção

Em uma laparotomia terapêutica, a incisão é feita para obter acesso ao abdômen com o propósito de um procedimento médico.

Em alguns casos, pode ser possível realizar um procedimento laparoscópico, no qual os instrumentos são inseridos através de pequenas incisões na pele e o interior do abdômen é visto com uma câmera. Esta opção é muito menos invasiva, mas pode ser um fator limitante para o cirurgião, e pode haver situações em que uma laparoscopia está programado, mas um cirurgião acaba precisando realizar uma laparotomia para ver mais claramente ou para remover o tecido doente.

Antes de uma laparotomia, o paciente será entrevistado e os testes serão realizados para confirmar se ele é um bom candidato para a cirurgia. O cirurgião se encontrará com o paciente para falar sobre o motivo do procedimento e possíveis complicações que possam surgir, e o paciente também se encontrará com o anestesiologista que administrará a anestesia. Após o término do procedimento, o paciente será levado para uma área de recuperação e monitorado.

O tempo de recuperação de uma laparotomia pode ser extenso, porque a incisão pode ser muito grande. O controle da dor é muito importante, especialmente nos primeiros dias, e o paciente pode precisar descansar para evitar a incisão. Geralmente são feitos ajustes temporários na dieta do paciente, e ele ou ela é monitorado de perto quanto a sinais de infecção e outras complicações.

Investigação cirúrgica de dor abdominal

Uma razão comum para uma laparotomia é investigar a dor abdominal, mas o procedimento pode ser necessário para uma ampla gama de indicações. Os órgãos abdominais incluem o trato digestivo (como estômago, fígado e intestinos) e os órgãos de excreção (como os rins e a bexiga).

O cirurgião pode precisar operar para descobrir a causa exata da sua reclamação. Por exemplo, eles podem precisar identificar a causa do sangramento interno no trato digestivo ou descobrir onde seu intestino pode estar perfurado (explosão), antes que o tratamento possa começar.

Procedimento da laparotomia

Uma laparotomia é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz um único corte através da pele e do músculo do abdômen, para que os órgãos subjacentes possam ser vistos claramente. Os órgãos expostos são então cuidadosamente examinados.

Uma vez diagnosticado, o problema pode ser corrigido no local (por exemplo, um intestino perfurado pode ser reparado).

Em outros casos, uma segunda operação pode ser necessária.

Uma vez que a laparotomia está completa, o músculo da parede abdominal e a pele sobrejacente são suturados (costurados) fechados.

Fonte: www.betterhealth.vic.gov.au/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.irishhealth.com/myhealth.ucsd.edu/dictionary.cambridge.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome de Williams

Síndrome de Williams

PUBLICIDADE A síndrome de Williams é um distúrbio do desenvolvimento que afeta muitas partes do …

Líquen Escleroso

Líquen Escleroso

PUBLICIDADE O líquen escleroso é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres após a menopausa …

Irite

Irite

PUBLICIDADE O que é A irite é inflamação da íris (a parte colorida do olho). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.