Breaking News
Home / Saúde / Hipercinesia

Hipercinesia

PUBLICIDADE

O que é

A hipercinesia é um termo amplo que descreve o aumento da atividade muscular indesejada que pode contribuir para uma pessoa que exibe movimentos corporais anormais.

A condição é muitas vezes um sintoma de uma miríade de doenças que causam uma inquietação muscular excessiva e às vezes neurológica, como a doença de Huntington, por exemplo.

Vários distúrbios de hipercinesia começam na infância e estão relacionados a certos distúrbios psicológicos e de desenvolvimento, como distúrbios do espectro autista.

A hipercinesia é um termo significativamente amplo, por isso é imperativo distinguir os movimentos uns dos outros com base no grau, aleatoriedade ou repetição e ritmo.

A fim de determinar a origem e o prognóstico da hipercinesia, o médico terá uma história médica completa, com foco no histórico familiar da doença, infecções passadas ou exposição a produtos químicos tóxicos e medicamentos passados ou casos de abuso crônico de substâncias .

Um distúrbio de movimento cinestésico comum, a distonia, é caracterizado por contração sustentada de grupos opostos de músculos que dá origem a posturas anormais, movimentos repetitivos e outros sintomas cinestésicos.

A distonia pode ser localizada em um grupo muscular, como é o caso do blefaroespasmo, uma condição em que há contração involuntária da pálpebra que provoca estranhos padrões de piscadas e até cegueira funcional.

Outra distonia, a distonia laríngea, é caracterizada por contrações anormais na laringe ou na caixa de voz. Os pacientes com o distúrbio tendem a ter uma qualidade “estrangulada” em sua voz ou às vezes não podem vocalizar acima de um sussurro. A cãibra do escritor ou músico é caracterizada como uma distonia específica da tarefa que pode eventualmente se sobrepor a outras áreas, como comer ou fazer outras atividades da vida diária.

A doença de Huntington, um distúrbio genético, é facilmente reconhecível por causa de seus sintomas de hipercinesia.

Os movimentos anormais são chamados de coreia quando estão presentes neste diagnóstico específico. A Coreia, por vezes, são os primeiros sintomas da doença degenerativa e a gravidade dos movimentos anormais aumenta com o tempo. Muitas vezes, a coréia progride e inibe a capacidade do indivíduo de andar, falar e pensar de maneira coerente.

Não há cura para a doença de Huntington, mas alguns medicamentos ajudam a retardar a progressão e diminuir os movimentos anormais.

A síndrome das pernas inquietas é uma doença de hipercinesia. Pacientes com o distúrbio sentem sensações desagradáveis em suas pernas, levando-os a querer se mover.

Isto pode ser debilitante porque os sintomas são frequentemente piores à noite e o paciente pode sofrer de privação de sono significativa.

Medicamentos que ajudam a relaxar os nervos associados à condição proporcionam alívio para alguns pacientes.

Resumo

A Hipercinesia refere-se a um aumento na atividade muscular que pode causar movimentos anormais excessivos, movimentos normais excessivos ou uma combinação de ambos.

A hipercinesia é um estado de inquietação excessiva que ocorre em uma ampla variedade de distúrbios que afetam a capacidade de controlar o movimento motor, como a doença de Huntington.

É o oposto da hipocinesia, que se refere à diminuição do movimento do corpo, como comumente se manifesta na doença de Parkinson.

Muitos movimentos hipercinéticos são o resultado de uma regulação inadequada dos circuitos dos gânglios basais talamocorticais.

A hiperatividade de uma via direta combinada com a diminuição da atividade de uma via indireta resulta na ativação de neurônios talâmicos e na excitação de neurônios corticais, o que resulta em um aumento na potência motora.

Muitas vezes, a hipercinesia é combinada com hipotonia, uma diminuição no tônus muscular.

Muitos distúrbios hipercinéticos são de natureza psicológica e são tipicamente proeminentes na infância.

Dependendo do tipo específico de movimento hipercinético, existem diferentes opções de tratamento disponíveis para minimizar os sintomas, incluindo diferentes terapias médicas e cirúrgicas.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.