Breaking News
Home / Saúde / Xerose

Xerose

PUBLICIDADE

Definição de Xerose

O termo “xerose” vem da língua grega. “Xero-” significa “seco” e “-osis” é livremente traduzido para significar “doença”.

Não deve ser confundido com xeroderma, um distúrbio genético raro.

Hoje, a xerose é o termo médico que os médicos usam para falar sobre a pele seca. Mas este não é um caso comum de pele seca – é o ressecamento irritante, coçando e que você pode sentir durante o frio do inverno ou quando a pele está sob muito estresse.

Xerose – Pele Seca

Xerose é uma condição comum que ocorre quando a camada externa da pele fica desidratada.

A pele perde sua elasticidade e pequenas rachaduras e/ou rachaduras aparecem, seguidas por descamação ou escamas.

A pele pode ficar vermelha e com coceira.

xerose afeta homens e mulheres igualmente e tende a ocorrer em pessoas mais velhas com mais frequência.

O que é Xerose?

Xerose é o termo médico usado para descrever a pele seca. A condição ocorre quando a camada externa da pele perde a umidade, causando aspereza, coceira e vermelhidão.

As áreas mais comuns afetadas pela xerose são a face, os antebraços, as mãos, a parte inferior das pernas e os pés, embora possam aparecer em qualquer parte do corpo. Indivíduos expostos a níveis excessivos de luz solar e poluentes do ar são mais propensos a desenvolver a pele seca, e o problema aparece com mais frequência no inverno, quando a umidade relativa é menor.

As pessoas mais velhas freqüentemente desenvolvem xerose, pois a camada externa da pele torna-se menos capaz de reter a umidade com a idade. Alguns medicamentos prescritos também podem causar a condição, alterando a composição química da pele.

Outras causas comuns incluem o uso de sabões e detergentes agressivos, banhos freqüentes em água quente e herança genética.

Os sintomas da xerose são facilmente reconhecidos e incluem comichão, manchas de descamação da pele, que muitas vezes pioram durante o inverno ou em áreas de baixa umidade.

Em casos graves, a pele pode começar a rachar, o que pode levar a problemas mais sérios. Se irritantes entrarem nas rachaduras na pele seca, vermelhidão, inchaço, descamação e dor localizada podem ocorrer. Este é um indicador de eczema, uma condição inflamatória crônica da pele que requer atenção médica.

Xerose
Xerose pode ser caracterizada por vermelhidão, coceira e aspereza da pele

Xerose é tipicamente uma condição incurável, mas os sintomas podem ser controlados com técnicas adequadas de cuidados com a pele.

Tomar banho apenas uma vez por dia, usar sabonete hidratante com poucos aditivos químicos e usar roupas feitas de materiais naturais pode ajudar a reduzir a frequência de surtos.

Um umidificador dentro de casa também pode ajudar a reduzir a pele seca, bem como usar um hidratante diário nas áreas mais propensas à xerose.

Hidratantes que contêm petróleo ou lanolina são os melhores, pois esses ingredientes prendem e retêm a umidade da pele. Indivíduos que são suscetíveis à xerose devem aplicar hidratante generosamente e com frequência, particularmente após o banho, natação ou estar ao ar livre em climas frios por longos períodos de tempo.

Produtos de cuidados com a pele que contêm álcool e fragrâncias são mais propensos a secar a pele e devem ser evitados.

Em casos raros, podem ser necessários produtos de prescrição para controlar a pele xerótica.

Cremes que contêm altos níveis de ácido lático ou glicólico mantêm a pele úmida e ajudam a remover escamas dolorosas. Produtos de prescrição que contêm uréia, um composto orgânico produzido pelo corpo quando a proteína é metabolizada, também podem ser usados para hidratar as áreas mais secas da pele.

Se a pele ficar vermelha, inchada ou dolorida devido à xerose, o médico pode prescrever uma pomada corticosteróide que reduza esses sintomas.

Tratamento para pele seca (Xerose)

O objetivo da terapia é reverter a fissura e a descamação e adicionar umidade à pele. Como a água proporciona flexibilidade à pele, a hidratação da camada externa da pele é mais importante. Emolientes são cremes que podem ser aplicados na área afetada para evitar que a água evapore da superfície da pele.

Os emolientes também alisam as bordas escamosas que podem se soltar e causar coceira intensa. Os emolientes devem ser aplicados após o banho e com frequência ao longo do dia.

Os óleos podem ser adicionados à água do banho, mas eles não são tão eficazes quanto os cremes emolientes. Tomar banho por longos períodos ou tomar banho com mais frequência do que uma vez por dia pode ser prejudicial ao tratamento, mesmo que pareça dar alívio.

Cremes e loções que contêm agentes queratolíticos, como uréia, salicilato, ácido lático, vitamina A e propilenoglicóis também estão disponíveis. Essas loções não são tão hidrolizantes quanto os emolientes.

causa da xerose determina a melhor opção de tratamento. Por exemplo, se a causa for um agente infeccioso, como uma infecção viral ou bacteriana, pode ser necessária uma medicação sistêmica. A xerose, na ausência de um agente infeccioso, pode exigir uma terapia hidratante frequente e prolongada.

A xerose severa pode requerer tratamento com um medicamento de prescrição que seja mais forte e mais eficaz do que os medicamentos isentos de prescrição médica. Se loções não aliviarem a pele seca, ou a secura durar mais de 2 semanas, um podólogo deve ser consultado para um diagnóstico e opções de tratamento. Pode haver outra causa para a secura.

O pé de atleta, por exemplo, é um problema comum da pele que pode causar ressecamento e coceira.

Fonte: int.eucerin.com/www.wisegeek.org/draxe.com/www.dermcoll.edu.au/www.dermatologyadvisor.com/www.healthcommunities.com/www.americanskin.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Doença de Addison

Doença de Addison

PUBLICIDADE Definição A doença de Addison é causada por danos nas glândulas supra-renais, que produzem hormônios para …

Anticoagulante

Anticoagulante

PUBLICIDADE Definição Os anticoagulantes evitam que o sangue coagule ou se transformem em aglomerados sólidos de células …

Trauma Cervical

Trauma Cervical

PUBLICIDADE Definição O trauma da coluna cervical é um problema comum com uma ampla faixa de gravidade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.