Breaking News
Home / Saúde / Pneumologia

Pneumologia

PUBLICIDADE

O que é

A pneumologia é um ramo da medicina que se preocupa com a função do sistema respiratório, incluindo os pulmões e os tubos bronquiais.

É geralmente considerada uma especialidade dentro do campo maior da medicina interna, embora a pneumologia também intercepte a terapia intensiva, o atendimento de emergência e a cirurgia cardiotorácica.

Especialistas neste campo são conhecidos como pneumologistas, e eles podem trabalhar em hospitais, clínicas e ambulatórios.

Várias condições podem ser avaliadas e tratadas por um pneumologista, incluindo condições hereditárias que afetam os pulmões, trauma pulmonar, condições crônicas, doenças adquiridas, infecções e cânceres.

Especialistas neste campo geralmente se concentram em manter as vias aéreas abertas para que os pacientes possam respirar livremente. Manter as vias aéreas abertas também torna o paciente mais confortável, dando ao médico tempo para desenvolver um plano de tratamento para gerenciar ou tratar a condição que causou a função pulmonar prejudicada.

Especialistas em pneumologia geralmente são consultados quando se torna evidente que um paciente tem um problema no pulmão. Enquanto outros médicos podem tratar doenças pulmonares, os especialistas pulmonares têm anos de experiência trabalhando com os pulmões, e geralmente são informados sobre os tratamentos mais recentes e eficazes.

Alguns médicos optam por se especializar no tratamento de uma determinada condição pulmonar, como fibrose cística ou asma , desenvolvendo planos de tratamento adaptados a seus pacientes. Outros trabalham de forma mais geral em pneumologia para fornecer uma variedade de tratamentos que podem variar de administrações de medicamentos a manejo de um ventilador mecânico.

Os pneumologistas podem usar uma variedade de técnicas para diagnosticar e tratar seus pacientes.

Testes de função pulmonar podem ser usados para avaliar a função pulmonar básica, enquanto testes médicos mais invasivos podem ser usados para examinar os pulmões e tubos brônquicos, coletar amostras de áreas específicas de interesse e medir a resposta ao tratamento. Os estudos de imagens médicas são frequentemente utilizados para obter uma imagem da área, e o especialista pode trabalhar com um cirurgião ou um médico de cuidados intensivos para coordenar um plano de tratamento para o paciente.

Os pacientes também podem procurar um especialista pulmonar para tratar de preocupações específicas ou para fornecer uma segunda opinião. Muitas condições pulmonares têm uma diversidade de abordagens de tratamento, e os pacientes podem achar que algumas abordagens são mais eficazes do que outras para suas necessidades específicas.

Buscar uma segunda opinião muitas vezes pode fornecer mais opções de tratamento e mais perspectiva sobre a condição. Ao consultar um especialista em pneumologia para obter informações adicionais sobre uma condição, é uma boa ideia trazer todos os registros médicos, incluindo os resultados dos testes.

O que é um pneumologista?

O pneumologista um especialista em anatomia, fisiologia e patologia dos pulmões.

Um pneumologista é um médico especializado no tratamento de distúrbios relacionados aos pulmões e ao sistema respiratório. Ele analisa testes de diagnóstico, pesquisa sintomas, consulta com outros profissionais e administra tratamentos apropriados. Este profissional é especializado em ajudar pacientes com condições crônicas, como asma , assim como complicações agudas de insuficiência respiratória.

Os pneumologistas podem trabalhar em muitos locais diferentes, incluindo hospitais gerais, centros de atendimento de emergência e consultórios particulares. Uma vez que os pulmões são órgãos tão complexos e delicados, este médico é obrigado a passar vários anos na escola de medicina e programas de residência para obter conhecimentos sobre o assunto.

Ao ver um paciente com uma condição crônica, o pneumologista primeiro identifica os sintomas físicos por meio de um exame físico cuidadoso. Ele pode usar um estetoscópio para ouvir os pulmões, um broncoscópio para ver o interior das vias aéreas ou um espirômetro para medir a capacidade pulmonar. Depois de identificar os sintomas, o médico pode decidir realizar exames de sangue de exames de diagnóstico por imagem para fazer um diagnóstico diferencial. Ao investigar possibilidades e manter registros cuidadosos dos testes realizados, ele geralmente pode determinar as causas exatas dos problemas de um paciente.

Um pneumologista pode ajudar as pessoas que sofrem de bronquite , asma, pneumonia , câncer ou outras condições crônicas prescrevendo medicamentos ou recomendando cirurgia. Em uma situação de emergência, o médico pode administrar oxigenoterapia ou ressuscitação cardiopulmonar para evitar um problema com risco de vida.

Ele ou ela pode decidir colocar um paciente em um respirador mecânico até que a condição possa ser resolvida.

Após o tratamento, o profissional médico geralmente faz consultas regulares com os pacientes para monitorar suas condições e garantir que os problemas respiratórios não retornem.

Uma pessoa que quer se tornar um pneumologista deve receber um grau de Doutor em Medicina de uma escola de medicina credenciada de quatro anos. Após a formatura, um novo médico geralmente entra em um programa de estágio de um ano em um hospital geral ou sala de emergência para ganhar experiência prática em lidar com pacientes.

Um programa de residência de três anos em medicina interna segue um estágio, durante o qual o médico pratica sob a supervisão de médicos experientes. Finalmente, um profissional gasta de dois a quatro anos em uma bolsa de medicina pulmonar para dominar suas habilidades.

A conclusão de uma bolsa qualifica um novo médico para fazer um exame de licenciamento administrado por um conselho regional ou nacional.

A certificação do conselho é necessária antes que ele ou ela possa começar a praticar de forma independente. Os médicos licenciados geralmente desfrutam de muitas oportunidades de emprego em hospitais e clínicas, e alguns profissionais são capazes de abrir práticas privadas de sucesso imediatamente.

Definição

A pneumologia é um ramo da medicina e uma subespecialidade da medicina interna.

É especializada no tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório.

Ele lida com todos os distúrbios dos pulmões, das vias aéreas superiores, da cavidade torácica e da parede torácica. Ele também lida com todos os problemas que envolvem o nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

A pneumologia também faz parte da medicina intensiva, pois envolve o fornecimento de suporte vital e ventilação mecânica aos pacientes que precisam deles. É também conhecida como pneumologia e medicina respiratória.

Fonte: www.docdoc.com.sg/www.southcoasthealth.com/www.renown.org/www.wisegeek.org/www.cancer.gov/www.hospitaldaluz.pt/www.acponline.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.