Breaking News
Home / Saúde / Taquipneia

Taquipneia

PUBLICIDADE

Definição

A taquipneia é um sinal útil para o diagnóstico de pneumonia na infância e é mais específica e reprodutível do que os sinais auscultatórios.

A taquipneia é uma respiração anormalmente rápida: aumento da taxa de respiração

Uma visão geral da taquipnéia

A taquipneia é definida como uma frequência respiratória elevada ou, mais simplesmente, uma respiração mais rápida que o normal.

A taxa respiratória normal pode variar dependendo da idade e atividade, mas é geralmente entre 12 e 20 respirações por minuto para um adulto em repouso.

Em contraste com o termo hiperpneia que se refere à respiração rápida e profunda, a taquipneia refere-se à respiração rápida e superficial.

O que é Taquipneia?

A taquipneia é uma respiração rápida e superficial, um fenômeno que em si é muitas vezes inofensivo. Este tipo de respiração pode ser causado por esforço físico e exercício, e nestes casos não é perigoso, já que a respiração logo retorna ao normal.

A taquipneia também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença cardíaca, enfisema, meningite ou trauma do sistema respiratório.

Quando isso ocorre, o tratamento da causa da respiração pode ser priorizado sobre o tratamento do sintoma.

A taquipneia pode ser causada por uma variedade de condições respiratórias ou cardíacas, incluindo asma leve e alergias, além de doenças potencialmente fatais.

A respiração rápida ocorre porque o sistema respiratório não está recebendo oxigênio suficiente ou não consegue transportar oxigênio para o coração. Muitas vezes, isso é devido a doenças pulmonares, como enfisema, ou uma condição cardíaca que limita o fluxo de sangue e oxigênio para o coração.

Esse tipo de respiração é relativamente comum em bebês, ocorrendo em cerca de 1% de todos os bebês. É mais provável que ocorra em bebês do sexo masculino.

Além da respiração rápida, os bebês com essa condição podem precisar de um suprimento adicional de oxigênio e podem ter leituras anormais de gases no sangue. Quando ocorre em recém-nascidos, a condição é chamada de taquipnéia transitória ou pulmões úmidos.

Quando esta condição ocorre, é geralmente devido à presença de líquido nos pulmões da criança. Este fluido está presente nos pulmões do bebê durante a gestação e está lá para ajudar a promover o desenvolvimento normal do pulmão.

Durante o trabalho de parto, os sinais químicos estimulam os pulmões a remover o fluido. Por várias razões, esses sinais químicos podem ser fracos em alguns bebês e, como resultado, esses bebês podem nascer com excesso de líquido ainda nos pulmões. Os bebês correm risco se suas mães tiverem diabetes ou asma, se nascerem pequenos para a idade ou se forem nascidos por cesariana.

A respiração rápida se desenvolve logo após o nascimento, mas geralmente é transitória e dura apenas dois ou três dias.

A taquipneia transitória de recém-nascidos é, por definição, não uma condição prejudicial e não é fatal. O efeito colateral mais comum da condição é simplesmente que o bebê requer uma estadia um pouco mais longa no hospital.

Há algumas evidências, no entanto, de que a condição também aumenta o risco de o bebê desenvolver asma durante a infância. Se a respiração rápida durar mais de cinco dias, há motivos para procurar uma razão subjacente para a condição. Possíveis diagnósticos incluem anemia, pneumonia e cardiopatia congênita.

Fonte: medlineplus.gov/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/study.com/www.merriam-webster.com/www.verywellhealth.com/www.remedyland.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Androfobia

PUBLICIDADE Definição Androfobia refere-se à condição de ter um medo anormal, extremo e persistente dos …

Desmoplasia

PUBLICIDADE Definição Desmoplasia é a formação de tecido conjuntivo fibroso ou conjuntivo em qualquer parte …

Pericardite

PUBLICIDADE Pericárdio – O que é O pericárdio é um saco protetor em volta do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.