Breaking News
Home / Saúde / Polimiosite

Polimiosite

PUBLICIDADE

Definição

A polimiosite é uma doença que faz com que os músculos fiquem irritados e inflamados. Os músculos eventualmente começam a se quebrar e se tornam fracos. A condição pode afetar os músculos em todo o corpo.

Isso pode dificultar até mesmo movimentos simples.

Polimiosite é uma doença em um grupo de doenças chamadas miopatias inflamatórias.

Doença

A polimiosite é uma doença que faz com que os músculos esqueléticos – os músculos que permitem que o corpo se mova – se tornem irritados e inflamados. Os músculos começam a se desintegrar e tornam-se fracos, dificultando até mesmo movimentos simples.

Polimiosite é apenas uma doença em um grupo maior de doenças semelhantes chamadas miopatias inflamatórias. Pode afetar os músculos em todo o corpo.

Outro tipo de miosite, ou inflamação do músculo esquelético, é chamado dermatomiosite.

A dermatomiosite é uma condição que também leva à fraqueza muscular, mas também é acompanhada por uma erupção cutânea característica.

O que é

A polimiosite é uma das miopatias inflamatórias, um grupo de doenças musculares que envolve inflamação dos músculos ou tecidos associados, como os vasos sangüíneos que suprem os músculos.

Uma miopatia é uma doença muscular e a inflamação é uma resposta ao dano celular.

Outra palavra para miopatia inflamatória é miosite. A raiz do myo significa músculo, e a raiz do itis significa inflamação; então uma miosite é uma doença muscular inflamatória.

Causa

A causa exata da polimiosite não é conhecida. É mais frequente em pessoas com idades entre os 31 e os 60 anos. Raramente ocorre em pessoas com menos de 18 anos.

Os especialistas consideram que a polimiosite pode estar relacionada ou desencadeada por um vírus ou por uma reação auto-imune. Uma reação auto-imune é quando o corpo ataca seus próprios tecidos.

Em alguns casos, um medicamento pode levar a uma reação alérgica que causa irritação muscular e danos.

Mas na maioria dos casos, os provedores de assistência médica não conseguem encontrar a causa exata da condição.

Sinais da Polimiosite

A polimiosite é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente começa após os 20 anos. Ao longo de um período de semanas ou meses, vários músculos tornam-se fracos e gradualmente enfraquecem.

Os mais afetados são os músculos dos quadris e coxas, os braços, a parte superior das costas, a área dos ombros e os músculos que movem o pescoço.

Muitas pessoas com polimiosite têm dor ou sensibilidade nas áreas afetadas. A pessoa pode ter problemas para estender o joelho, descer ou subir escadas.

Levantar as coisas, arrumar o cabelo ou colocar as coisas numa prateleira alta pode ser difícil. Pode ser difícil levantar a cabeça da cama ao deitar-se.

Polimiosite também pode afetar o músculo cardíaco, causando uma condição chamada cardiomiopatia inflamatória.

Os músculos envolvidos na respiração podem ser afetados e algumas pessoas desenvolvem alguma inflamação dos próprios tecidos pulmonares, outra complicação respiratória.

É claro que os problemas cardíacos, respiratórios e de deglutição são os efeitos mais sérios da polimiosite e precisam de monitoramento cuidadoso.

Sintomas da polimiosite

A condição afeta os músculos por todo o corpo e pode afetar a capacidade de correr, andar ou levantar objetos.

Também pode afetar os músculos que permitem que você coma e respire.

Os músculos mais próximos do centro do corpo tendem a ser afetados com mais frequência.

Os sintomas comuns da polimiosite incluem:

Dor muscular e rigidez
Fraqueza muscular, particularmente na barriga (abdômen), ombros, braços e quadris
Dor nas articulações e rigidez
Problemas para recuperar o fôlego
Problemas com a deglutição
Ritmos cardíacos irregulares, se o músculo cardíaco ficar inflamado

A polimiosite pode tornar difícil fazer coisas cotidianas. Você pode notar dificuldade em subir um lance de escadas, levantar os braços ou sair da cadeira. À medida que a inflamação piora ao redor do corpo, a dor e a fraqueza podem afetar os tornozelos, os pulsos e a área do antebraço.

A perda de peso e a má nutrição podem se tornar um problema se a fraqueza muscular causar problemas para comer e engolir.

Tratamento

A polimiosite é um distúrbio autoimune que causa inflamação muscular, levando a dor muscular aguda ou crônica, fraqueza e problemas de amplitude de movimento.

É uma condição grave, mas rara, que não é bem compreendida pelos médicos.

Atualmente não há cura para a polimiosite, mas a maioria dos pacientes pode encontrar alívio para seus problemas seguindo os cuidadosos planos de tratamento da polimiosite.

É essencial trabalhar em estreita colaboração com um médico para determinar o melhor tratamento individualizado.

Na maioria dos casos, o tratamento com polimiosite consiste em vários meses de uso de corticosteróides, repouso e fisioterapia.

Uma pessoa que é diagnosticada com polimiosite deve falar longamente com seus médicos sobre diferentes opções de tratamento e os riscos e benefícios de cada um.

A condição geralmente responde melhor aos esteroides orais tomados diariamente por pelo menos três meses.

Os pacientes geralmente recebem grandes doses iniciais de um medicamento anti-inflamatório a ser tomado duas a quatro vezes por dia durante as primeiras duas semanas.

A quantidade de dosagem é gradualmente diminuída ao longo das próximas dez semanas, desde que os sintomas comecem a melhorar.

Alguns pacientes com dores musculares recorrentes ou persistentes precisam tomar esteroides de baixas doses indefinidamente para encontrar alívio.

Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico pode adicionar outras drogas a um regime de tratamento para a polimiosite.

Os imunossupressores, como o metotrexato e a azatioprina, podem ajudar a impedir que o sistema imunológico desencadeie respostas inflamatórias.

Alguns pacientes também recebem injeções de anticorpos sintéticos chamados imunoglobulinas que combatem a hiperatividade do sistema imunológico.

Descansar bastante e manter-se hidratado são partes importantes de um plano inicial de tratamento da polimiosite.

A maioria dos pacientes que apresentam dores significativas é instruída a evitar atividades extenuantes por vários dias ou semanas, a fim de dar aos músculos tempo para cicatrizar.

A terapia de calor e a massagem suave podem ser eficazes no alívio de dores agudas enquanto o paciente está em repouso.

Além disso, beber muita água e bebidas esportivas que contêm eletrólitos podem ajudar a repor os nutrientes e evitar a desidratação durante o período de descanso.

Enquanto o descanso é essencial para iniciar o processo de cura, um período muito longo de inatividade pode realmente ser prejudicial. Os músculos podem começar a atrofiar se não forem usados.

Quando uma pessoa começa a se sentir melhor, ela pode começar a praticar exercícios leves de alongamento para evitar o desgaste muscular. Muitos pacientes estão agendados para sessões regulares de fisioterapia, onde um profissional licenciado pode ajudá-los a estabelecer rotinas de exercícios seguros e eficazes.

As pessoas que aderem aos seus planos de tratamento da polimiosite geralmente têm bons resultados com menor risco de problemas recorrentes.

Resumo

A polimiosite é um tipo de miopatia inflamatória caracterizada por alterações inflamatórias e degenerativas nos músculos, levando a fraqueza simétrica e algum grau de perda muscular (atrofia).

Os músculos que são principalmente afetados incluem aqueles mais próximos e dentro do tronco do corpo, como quadril, ombros, braços, faringe e pescoço.

Polimiosite ocorre mais frequentemente em mulheres com mais de 20 anos de idade, mas os homens também podem ser afetados.

A fraqueza muscular geralmente ocorre durante dias, semanas ou meses.

Algumas pessoas afetadas têm dores musculares, problemas respiratórios e problemas para engolir.

Fonte: www.hopkinsmedicine.org/rarediseases.info.nih.gov/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.columbianeurology.org/my.clevelandclinic.org/www.southerncross.co.nz

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.