Breaking News
Home / Saúde / Angiologia

Angiologia

PUBLICIDADE

Definição

Angiologia é o estudo dos vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

Um especialista em angiologia trata as condições que afetam as artérias, veias, vasos capilares e vasos linfáticos.

O que é

A angiologia está preocupada com o complexo sistema de vasos sanguíneos do corpo, particularmente as artérias e veias.

O angiologista conhece a estrutura e as características dos vários vasos sanguíneos do corpo.

Ele é especialista em todas as mudanças que podem ocorrer nesses vasos.

Sua área de especialização inclui, portanto, distúrbios como o estreitamento ou fechamento, dilatação e inflamação dos vasos.

A fim de ser capaz de determinar exatamente como um navio mudou, ele é capaz de realizar uma variedade de exames, e. um teste de ultra-som Doppler, oscilografia (medindo as flutuações no volume das extremidades) ou até mesmo um teste em uma máquina de jogging.

O angiologista conhece as várias formas de tratar vasos que sofreram mudanças.

Por exemplo, ele irá remover as varizes usando um método conhecido como “stripping”, lidar com vasinhos ou remover bloqueios nos vasos sanguíneos por meio de uma intervenção cirúrgica. Nesses casos, ele trabalha com um cirurgião vascular, especialista em cirurgia de vasos sanguíneos.

Angiologia – Sistema Linfático, Veias e Artérias

O termo angiologia é outra maneira de dizer a medicina vascular.

Esta é uma especialidade pequena e selecionada na comunidade médica que se preocupa principalmente com o tratamento de distúrbios que afetam o sistema linfático ou as veias e artérias.

Muitas vezes, ela é incluída na cardiologia, já que a cardiologia lida com o sistema circulatório, mas nem todos os angiologistas treinaram primeiro como cardiologista.

Claramente, porém, a compreensão dos efeitos do sistema circulatório nas veias e artérias é muito importante.

Pode ser bastante fácil entender algumas das condições em que a angiologia estaria muito interessada.

A aterosclerose ou o endurecimento das artérias seriam certamente motivo de preocupação para o angiologista.

Coisas como acidente vascular cerebral e qualquer formação de coágulo de sangue nas veias ou artérias são importantes também.

A trombose venosa profunda é outra condição que pode ser tratada por um especialista em angiologia.

Particularmente, quando as condições nas veias/artérias criam um risco maior para coisas como o derrame ou outras formas de êmbolos, a ideia de corrigir essas questões primeiro é de grande valor.

Tem sido sugerido que talvez um dos objetivos mais elevados da angiologia seja prevenir a devastação do corpo que pode ocorrer se os coágulos sanguíneos atingirem o coração, os pulmões ou o cérebro.

Dada a possibilidade muito real de aumento do risco de derrame com coagulação extra do sangue ou vasos sanguíneos estreitados, a necessidade de trabalhar preventivamente não pode ser subestimada.

Apesar dessa necessidade definida, não há muitos especialistas em angiologia, e muitas pessoas com condições que envolvem comprometimento de veias ou artérias são tratadas por cardiologistas que podem encaminhar pacientes a cirurgiões vasculares. Ainda assim, não existem muitos programas de treinamento que existem. Os que atuam nessa área têm defendido mais, esperando que programas de treinamento adicionais se levantem e criem médicos mais habilidosos que possam ajudar a trabalhar não só para tratar doenças ocorrendo, mas também para ajudar pacientes na prevenção de condições devastadoras.

A disponibilidade relativamente baixa de treinamento em angiologia significa que pode ser difícil encontrar esses especialistas.

Muitos trabalham em grandes hospitais e pacientes só podem encontrá-los se moram perto desses hospitais ou se outro médico os encaminhar. Essa especialidade, particularmente no ambiente hospitalar, provavelmente tem uma relação próxima com os cirurgiões vasculares e cardiotorácicos e com os cardiologistas.

O foco na angiologia na prevenção, além de diagnósticos e tratamento, é muitas vezes reivindicado como uma abordagem ligeiramente diferente daqueles em especialidades relacionadas. Observavelmente, cardiologistas e outros querem também a prevenção. No entanto, eles podem não adotar a mesma abordagem holística/completa do paciente que é característica de muitos angiologistas.

Angiologia (medicina vascular)

A angiologia lida com doenças dos vasos em geral. Essas doenças podem afetar os grandes vasos chamados artérias que levam para longe do coração e que fornecem sangue aos órgãos internos.

Um exemplo para as doenças arteriais é a doença oclusiva da artéria periférica, que causa distúrbios circulatórios nas pernas e, como resultado, os pacientes só conseguem caminhar a uma curta distância.

Além disso, vasos sanguíneos ainda menores podem ser afetados, no curso de inflamações crônicas do corpo, por exemplo.

Distúrbios da circulação sanguínea que afetam as mãos são um exemplo disso. Além disso, a angiologia também lida com doenças venosas, como tromboses ou varizes.

Com o objetivo de um diagnóstico preciso, os angiologistas podem recorrer a uma ampla gama de métodos. Além de tratamentos medicinais e físicos, o número de procedimentos assistidos por cateter (intervencional) tem aumentado recentemente.

Nos procedimentos assistidos por cateter, o angiologista intervencionista trabalha em conjunto com o cirurgião vascular para determinar o melhor e mais suave tratamento para cada paciente.

Fonte: www.hirslanden.ch/www.collinsdictionary.com/www.wisegeek.org/www.hopitalfrancobritannique.org/www.hgz-oa.de

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.