Breaking News
Home / Saúde / Angiomiolipoma

Angiomiolipoma

PUBLICIDADE

Definição

Os angiomiolipomas são tumores comuns benignos (não cancerosos) do rim compostos por três tipos de células: células vasculares, células musculares lisas imaturas e células adiposas.

Esses tumores benignos são encontrados principalmente no rim, mas também podem ser encontrados ocasionalmente no fígado e raramente no ovário, trompa de Falópio, cordão espermático, palato e cólon.

O que é um Angiomiolipoma?

Um angiomiolipoma é um tumor gorduroso benigno que pode se formar nos rins. Eles são compostos de músculo e vasos, bem como tecido adiposo.

A taxa de incidência na população geral é de cerca de 0,3%, embora esse número seja muito maior quando associado a uma condição denominada esclerose tuberosa. A maioria desses tumores é inofensiva e são casos isolados que não se repetem, embora, muito raramente, um possa se tornar canceroso ou causar hemorragia.

Cerca de 80% dos angiomiolipomas se desenvolvem espontaneamente na ausência de qualquer outra doença.

Mais da metade dos tumores não causam nenhum sintoma, com sintomas mais prováveis de ocorrer se o tumor se aproximar ou exceder 1,6 cm (4 polegadas) de tamanho. Eles geralmente não são ameaçadores, mas tumores maiores podem causar sintomas potencialmente graves. Por uma razão desconhecida, cerca de 80% se formam no rim direito.

A maioria dos tumores cresce sem qualquer causa subjacente, mas pessoas com uma condição genética chamada esclerose tuberosa estão sob maior risco de desenvolver um angiomiolipoma. Esta doença rara faz com que os tumores cresçam em muitos órgãos, incluindo o cérebro, coração, pulmões e pele, além dos rins. Até 80% das pessoas com esclerose tuberosa desenvolvem um ou mais sobre os rins, que também são chamados de angiomiolipomas renais.

Angiomiolipoma
Angiomiolipomas são tumores gordurosos que se formam nos rins

À medida que o tumor gordo se torna maior, pode causar dor abdominal, febre, náusea e perda de peso. Esses sintomas são muito mais prováveis de ocorrer em pessoas que têm esclerose tuberosa, pois geralmente ocorrem quando os tumores são muito grandes ou quando múltiplos tumores estão presentes. Tumores grandes possuem risco de hemorragia, o que é potencialmente fatal.

É improvável que pequenos tumores isolados causem sintomas e possam permanecer sem diagnóstico por completo. Eles geralmente são diagnosticados apenas quando um paciente é submetido a uma varredura de imagens médicas para uma condição não relacionada. Aqueles que estão associados à esclerose tuberosa são mais propensos a serem diagnosticados, porque pessoas com esta condição são submetidas a exames de imagem médicos regulares para fins de triagem.

Os tumores assintomáticos não precisam ser tratados, desde que permaneçam pequenos, mas um tumor maior pode precisar ser removido para evitar a hemorragia.

Os angiomiolipomas são propensos a hemorragia espontânea quando atingem um certo tamanho, porque as paredes dos vasos sangüíneos nesses tumores são estruturalmente fracas. Raramente, um rim pode precisar ser removido completamente; isso geralmente é realizado apenas em alguém com esclerose tuberosa e quando um rim contém múltiplos tumores.

Um tratamento alternativo, chamado embolização arterial transcateter, pode às vezes ser realizado em detrimento da remoção do rim. Neste procedimento, uma artéria que alimenta o rim é cateterizada, e uma substância que causa a coagulação dos vasos sanguíneos é alimentada no tumor para prevenir a hemorragia. Esta opção é usada somente quando alguém com esclerose tuberosa tem múltiplos tumores renais e não é realizado em casos de casos isolados espontâneos.

Fonte: www.cancer.gov/www.medicinenet.com/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.