Breaking News
Home / Saúde / Aerofagia

Aerofagia

PUBLICIDADE

Definição da Aerofagia

Aerofagia é a deglutição excessiva de ar que ultrapassa os pulmões e fica aprisionada no trato gastrointestinal. Esse ar pode ficar preso no esôfago e no estômago.

Todos nós ingerimos um pouco de ar quando conversamos, comemos ou rimos.

As pessoas com aerofagia engolem muito ar, produzindo sintomas gastrointestinais desconfortáveis. Esses sintomas incluem distensão abdominal, inchaço, arroto e flatulência.

A aerofagia pode ser crônica (longo prazo) ou aguda (curto prazo) e pode estar relacionada a fatores físicos e psicológicos.

Significado da Aerofagia

A palavra “fago” em grego significa “comer”. Aerofagia é, literalmente, comer ar.

O que é Aerofagia?

Aerofagia é uma condição na qual as pessoas engolem o ar.

O ar engolido pode criar uma sensação inchada ou distendida no estômago e resulta em gases ou arrotos, enquanto o corpo tenta expressá-lo.

Existem várias causas de aerofagia, e essa condição pode ser tratada ou gerenciada com alguns ajustes no estilo de vida. Um especialista em respiração poderá ajudá-lo sobre como prevenir a aerofagia.

Uma razão comum para os pacientes experimentarem esse problema é a ventilação não invasiva, como o uso de uma máquina de CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas). Se as configurações não estiverem corretas, o sistema pode forçar o paciente a engolir ar. Como esses sistemas costumam ser usados durante o sono, o paciente pode não estar ciente do problema. Se alguém em uma máquina de CPAP acordar sentindo-se desconfortável, inchado ou gasoso, a aerofagia pode ser o motivo. Um médico pode ajustar as configurações recomendadas para reduzir a incidência de deglutição de ar.

Outra causa de aerofagia pode ser maus hábitos alimentares. As pessoas que engolem a comida ou comem com pressa podem engolir o ar junto com a comida.

Da mesma forma, pessoas sob estresse e ansiedade podem engolir o ar. O desconforto físico associado à aerofagia pode, às vezes, aumentar o estresse, assim como o arroto, que muitas vezes acompanha essa condição. Fazer exercícios de respiração, comer mais devagar e controlar o estresse e a ansiedade podem às vezes resolver a aerofagia.

Aerofagia
As pessoas que usam máquinas CPAP muitas vezes experimentam aerofagia

Aerofagia
As configurações de CPAP podem ser ajustadas para reduzir a incidência de aerofagia

Aerofagia
Uma lesão na medula espinhal pode ser a causa da aerofagia

Outra condição que pode levar à aerofagia é uma lesão na medula espinhal, uma lesão na cabeça ou uma deficiência de desenvolvimento. Nestes casos, as pessoas podem ter dificuldade em engolir e reflexos respiratórios que podem resultar na ingestão de ar.

Às vezes, a fisioterapia pode resolver o problema e ajudar o paciente a se sentir mais confortável.

Terapia regular para recuperação de lesões cerebrais traumáticas e lesões na medula espinhal pode incluir oportunidades para trabalhar com respiração e deglutição, para que as pessoas possam se alimentar e se comunicar com os outros com mais conforto, e isso pode resolver o problema.

Se alguém estiver passando por esse problema, certamente vale a pena visitar um médico para falar sobre a situação. O médico pode confirmar que a aerofagia é realmente o que está ocorrendo, explorar possíveis causas e fazer recomendações de tratamento.

Pode haver algumas medidas simples que podem ser tomadas para resolver o problema e isso poderia aumentar muito a qualidade de vida de alguém.

A aerofagia de baixo nível pode ser intrusiva o suficiente para ser irritante, sem ser óbvia para o diagnóstico, e uma vez identificada e tratada, o paciente pode perceber que ela se sente muito mais confortável.

Causas da Aerofagia

A causa básica da aerofagia é o ar ingerido excessivo que fica preso no trato gastrointestinal. Mas muitos fatores podem causar a deglutição excessiva do ar, e geralmente são o resultado de ocorrências cotidianas comuns.

Por exemplo, a aerofagia pode ser causada por um gole de ar enquanto se come comida, chupa um rebuçado ou goma de mascar. Comer enquanto está deitado também pode fazer com que o ar fique preso, assim como pode falar enquanto você come.

Fumar também pode causar aerofagia devido à sucção consistente de ar necessária para fumar.

Outras causas podem incluir:

Respiração bucal devido a congestão nasal
Comendo ou bebendo muito rápido
Beber líquidos carbonatados como refrigerante (a carbonatação pode adicionar ar em excesso ao seu sistema)
Falar rápido demais ou por longos períodos que fazem você ficar sem ar
Atividades físicas extenuantes que resultam em respiração pesada ou falta de ar (você acaba engolindo o ar em vez de apenas respirar)
Histeria ou ansiedade que levam à hiperventilação
Dentaduras de encaixe incorretas
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Sintomas da aerofagia

Os sintomas de aerofagia, embora desconfortáveis, geralmente não são um problema de saúde.

Os sintomas podem incluir:

Excitação excessiva
Indigestão (dispepsia)
Inchaço ou sensação de plenitude
Ansiedade arrotando
Soluços
Flatulência excessiva
Desconforto abdominal ou dor leve
Sons intestinais altos ou mais ativos

Tratamento da Aerofagia

Enquanto alguns médicos podem prescrever drogas como a simeticona e a dimeticona para reduzir a formação de gases no intestino, não há muita coisa em termos de terapia medicamentosa para tratar aerofagia.

A maioria dos especialistas aconselha a terapia da fala para melhorar a respiração enquanto fala.

Eles também recomendam terapia de modificação de comportamento para:

Tornar-se consciente de engolir ar
Pratique a respiração lenta
Aprender formas eficazes de lidar com o estresse e a ansiedade

Fonte: www.healthguidance.org/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/www.doctorshealthpress.com/en.oxforddictionaries.com/flatulencecures.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.